A Porsche apresentou no IAA Mobility, em Munique, a nova geração do 911 Turbo S, topo da linha 911 e agora o mais potente da história. O modelo estreia um sistema T-Hybrid biturbo que eleva o patamar de potência, desempenho e eficiência.


O motor boxer de seis cilindros e 3,6 litros recebeu dois turbocarregadores elétricos (eTurbos) projetados especificamente para o modelo. Eles aumentam a resposta e a eficiência em qualquer regime de rotação. O conjunto híbrido leve opera em 400 V, com bateria compacta de 1,9 kW·h e motor elétrico integrado ao câmbio PDK de oito marchas, responsável por acionar também a tração integral Porsche Traction Management. O resultado é uma potência total de 711 cv e torque de 81,6 m·kgf disponível entre 2.300 e 6.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,5 segundos, 0,2 s mais rápida que a geração anterior, e a velocidade máxima chega a 322 km/h. O 0 a 200 km/h cai para 8,4 segundos, meio segundo mais rápido.
![]()
No circuito de Nürburgring Nordschleife, o novo Turbo S baixou em 14 segundos o tempo do antecessor, registrando 7min03s92 sob supervisão notarial. Apesar do sistema híbrido, o peso aumentou apenas 85 kg em relação ao modelo anterior, compensado por ganhos de potência, eficiência e dinâmica. Veja o vídeo da volta completa no final da matéria.
A evolução também aparece nos pneus e freios. O eixo traseiro passou a usar pneus 325/30 ZR 21, 10 mm mais largos, enquanto na dianteira permanecem os 255/35 ZR 20. O sistema de freios Porsche Ceramic Composite Brake é o maior já instalado em um 911 de duas portas, com discos de 420 mm na dianteira e 410 mm na traseira. Novas pastilhas aumentam a resistência e melhoram a sensação no pedal.
O chassi agora conta de série com o Porsche Dynamic Chassis Control eletro-hidráulico (ehPDCC), que reduz a rolagem de carroceria em curvas, aumenta a agilidade e melhora a estabilidade em alta velocidade. A integração ao sistema elétrico de 400 V permite resposta mais rápida e maior previsibilidade. O sistema de elevação do eixo dianteiro também é mais veloz, favorecendo o uso cotidiano.

A aerodinâmica ativa foi aprimorada com difusor dianteiro ajustável, spoiler frontal móvel, asa traseira extensível e novas aletas de refrigeração verticais. O coeficiente de arrasto caiu 10% em relação ao modelo anterior nas condições de máxima eficiência aerodinâmica. Em modo de chuva, os difusores dianteiros fecham para proteger os discos dianteiros contra excesso de água, melhorando o desempenho de frenagem em piso molhado.

O escapamento esportivo em titânio é 6,8 kg mais leve e foi ajustado para um som específico do Turbo S. O motor trabalha com comando assimétrico, o que amplia a sonoridade típica dos boxers.

Visualmente, o novo Turbo S inaugura a estratégia de design Turbo com uso da cor exclusiva Turbonite em detalhes externos e internos, incluindo brasão, emblemas, acabamentos e até cintos de segurança. A carroceria é mais larga que a do Carrera, com entradas de ar adicionais nas laterais e novas aberturas na traseira. Rodas com fixação central também podem receber acabamento Turbonite.
O interior traz acabamento específico, bancos esportivos de 18 ajustes com inscrição Turbo S nos apoios de cabeça e elementos que remetem ao primeiro 911 Turbo 930. O teto pode ser revestido com microfibra perfurada e há a opção de bancos-concha leves derivados do GT3.

Entre os equipamentos de série estão faróis HD Matrix LED, sistema PASM recalibrado, pacote Sport Chrono com medidor de temperatura de pneus, PDCC eletro-hidráulico, escapamentp esportivo de titânio e bancos Adaptive Sports Seats Plus.
O Porsche Exclusive Manufaktur amplia as opções de personalização com rodas específicas, pintura Paint to Sample (pintura com amostra), teto em fibra de carbono aparente, lanternas traseiras exclusivas e até braços dos limpadores em carbono 50% mais leves. O interior pode receber costuras contrastantes, gravações personalizadas, console em couro e chaves pintadas.

O novo 911 Turbo S estará disponível em versões Coupé e Cabriolet, sendo entregue como dois lugares de série no Coupé, mas com a possibilidade de configuração 2+2 sem custo adicional.
PM





