Prestes a completar 35 anos, o Renault Clio continua sendo um dos líderes de vendas na Europa. Para manter o sucesso até a chegada da próxima geração totalmente elétrica, a Renault preparou uma grande atualização para o modelo 2026 que acaba de ter sua sexta geração apresentada no Salão de Munique, o IAA Mobility, na Alemanha.

O novo modelo, que se destaca por um desenho completamente renovado, traz uma abordagem contemporânea que se afasta do estilo retrô de seus antecessores, com linhas angulares e faróis de LED mais estreitos; já a grade do radiador agora exibe um padrão de losangos que lembra o logotipo da marca. A traseira também foi redesenhada, com uma queda de teto que remete a um cupê, e as maçanetas das portas traseiras agora ficam discretamente ocultas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
As mudanças não se limitam à estética. Seu arcabouço foi aprimorado para incorporar um sistema híbrido E-Tech de nova geração. Este sistema, agora combinado a um motor 1,8 a gasolina com dois motores elétricos, entrega uma potência combinada de 160 cv e 17,3 m·kgf, um ganho significativo em relação aos 143 cv do motor 1,6 anterior. Segundo a Renault, a nova configuração possibilita que o carro percorra até 80% do tempo em modo elétrico no trânsito urbano, além de melhorar o desempenho: o Clio 2026 acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 s, um segundo mais rápido que o modelo que o precede.

Além da motorização híbrida, o novo Clio oferece outras opções. O modelo também pode ser equipado com um motor 1,2 turbocarregado de 113 cv ou um 1,2 que funciona com gás natural, de 118 cv. Motores a diesel, por outro lado, não fazem mais parte do catálogo. O hatchback também está maior: o comprimento aumentou em 67 mm (chegando a 4.120 mm) e a distância entre-eixos ganhou 8 mm (passando a 2.590 mm). O porta-malas, apesar de manter o mesmo volume, tem uma borda de carregamento mais baixa, facilitando o acesso.

Por dentro, o painel foi redesenhado e as versões mais equipadas contam com duas telas de 10,1″, uma para o quadro de instrumentos e outra para a multimídia. O sistema multimídia é compatível com Google Maps, Google Assistant e Google Play, além de oferecer conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A versão topo de linha, Esprit Alpine, inclui recarregador de celular sem fio, acabamento em Alcantara e a opção de um sistema de som da marca Harman Kardon de 410 W. Nesta versão topo de gama, o carro se destaca ainda pelas rodas de 18″ e pelo defletor que remete aos antigos modelos R.S..
Bem que a Renault poderia trazer este belo hatchback para o Brasil, mas isso seria sonhar demais…
MF





