A Leapmotor apresentou oficialmente o seu novo hatchback elétrico a bateria B05 (conhecido como Lafa5 na China), no IAA MOBILITY, em Munique, Alemanha (8 a 14 de setembro).
A marca apoiada pela Stellantis, vale recordar, fez a sua estreia em Munique há dois anos, e retornou ao evento, apresentando não apenas uma resposta gradual à sua estratégia de globalização, mas também um modelo totalmente novo e pensado para o mercado europeu, com foco no concorrido segmento C.

A empresa anunciou que as encomendas mediante a sinal do B05 já estão disponíveis na China, sem informar os valores. O fabricante chinês também ressaltou que o modelo terá uma versão esportiva, batizada de Ultra, e que será ofertado na China no início de 2026.
A Leapmotor disse em seu comunicado que lançará oficialmente o B05 na China, durante o quarto trimestre deste ano e iniciará as entregas no primeiro semestre de 2026. As vendas globais do modelo começarão em 2026.
Dois volumes elétrico
Com o B05, a Leapmotor pretende conquistar clientes mais jovens, principalmente os europeus, oferecendo-lhes um modelo de carroceria de dois volumes elétrico com um caráter mais esportivo e dinâmico.
O novo modelo do fabricante chinês se posiciona no segmento C, chega com credenciais para desafiar veículos como o Volkswagen ID.3, o Renault Mégane E-Tech, além dos conterrâneos MG4 EV e Nio Firefly.

Visualmente, o B05 mantém as linhas da Leapmotor, batizado de “estética tecnológica e natural”, que ressaltam a combinação de praticidade e desempenho. Entretanto o novo membro incorpora diversos recursos distintos.
O B05/Lafa 5 é construído no arcabouço LEAP 3.5 da Leapmotor, compartilhado com o suve B10. O modelo mede 4.430 mm, 1.880 mm largura, 1.520 mm altura, com uma distância entre eixos de 2.735 mm.
Na dianteira,, o veículo apresenta a tradicional barra em preto brilhante, com a faixa de luz de LED, porém, os faróis contam com um desenho exclusivo e em seu interior há três feixes de luzes de rodagem diurna. O capô possui um formato de concha, e que se estendem para as laterais dos para-lamas. O para-choque apresenta linhas mais pronunciadas, conferindo à dianteira uma aparência dinâmica.

De lado, o dois volumes oferece um perfil aerodinâmico, com a linha de cintura lta, além de maçanetas rentes à carroceria. Algumas versões terão como opcional o lidar visível no teto para auxiliar o sistema de assistência ao motorista. As linhas da traseira são minimalistas, típicas da marca, com lanterna de faixa contínua. Na versão esportiva Ultra há um defletor fixado na tampa do porta-malas, e extratores de ar no para-choque.
Além disso, B05 oferece portas sem molduras e as rodas esportivas de 19 polegadas de formato aerodinâmico de série em toda a linha. Recursos avançados de aerodinâmica, incluem a grade ativa, cortinas de ar e uma linha de teto inclinada, reduzem o consumo geral de energia do veículo em 7%.

O B05 está disponível em seis cores: amarelo Elétrico, cinza Vento, azul Noite Estrelada, rosa Morgan, prata Galáxia e preto Metálico.
Embora a Leapmotor não tenha fornecido dados técnicos, graças ao MIIT sabemos que o Leapmotor B05 virá de fábrica com um único motor elétricom o TZ180XY005 da Lingsheng Power Technology, subsidiária da Leapmotor. Sua potência máxima é 215 cv e a velocidade máxima será de 170 km/h.

No relatório do órgão regular chinês, o modelo da Leapmotor irá empregar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) fornecidas pela CATL, CALB, Gotion High-tech e Zenergy. As especificações de alcance e conteúdo energético dos pacotes de baterias não estão disponíveis até o momento.
AN





