A Rimac está roubando a cena no Salão de Munique, não com um novo hipercarro, mas com uma inovação que promete mudar o jogo para os veículos elétricos. A fabricante croata apresentou uma nova linha de baterias, incluindo uma que pode recarregar a bateria de um carro de 0% a 80% em menos de sete minutos.
A principal novidade é a bateria Next Gen, desenvolvida em parceria com a ProLogium e o Mitsubishi Chemical Group. Feita de estado sólido, ela tem 100 kW·h de capacidade e uma densidade energética de 260 W·h/kg. O destaque, no entanto, é a sua velocidade de carregamento: apenas 6 minutos e meio para ir de 0% a 80% em um carregador rápido. A Rimac pretende lançar essa tecnologia em 2027, e ela não será exclusiva para seus próprios carros, já que a empresa tem parcerias com fabricantes como Porsche e BMW.
Além da bateria de estado sólido, a Rimac mostrou outros dois modelos:
- Bateria Evo: prevista para 2026, essa bateria de 100 kW·h tem uma densidade energética de 213 W·h/kg e precisa de 16 minutos para carregar de 0% a 80%.
- Baterias para Híbridos: Com capacidades de 1 kW·h a 17 kW·h, essas baterias também chegam em 2026. Elas apresentam uma arquitetura cell-to-pack, que otimiza espaço e segurança, e células intercambiáveis.
Segundo Nurdin Pitarevi, diretor de operações da Rimac, essas não são apenas protótipos. Elas foram projetadas para a produção em massa e devem equipar centenas de milhares de veículos nos próximos anos.
A Rimac também revelou novos eixos ultracompactos, chamados de Sinteg 300 e 550, feitos para veículos elétricos de alta performance. O eixo 550, que será o primeiro a chegar ao mercado em 2026, pode gerar até 489 cv e 637 m·kgf. Tão pequeno que cabe em uma mala de mão, ele é composto por um rotor leve que gira a até 25.000 rpm.
MF





