O lançamento da próxima geração, totalmente elétrica, do Volkswagen Golf, conhecida informalmente como ID.Golf, pode sofrer um atraso significativo. A fabricante alemã enfrenta desafios financeiros para modernizar sua principal fábrica, em Wolfsburg, na Alemanha. De acordo com informações da Bloomberg, a falta de verba para essa grande reforma fará com que o projeto de eletrificação seja postergado em pelo menos nove meses.
Essa mesma situação impacta outro modelo, o T-Roc elétrico, que também seria produzido em Wolfsburg logo após o novo Golf. Com o cronograma comprometido, a versão puramente elétrica do suve teve seu lançamento adiado.
O impasse na fábrica alemã também coloca em dúvida a estratégia de transferir a produção do Golf para a unidade de Puebla, no México, a partir de 2027. O objetivo inicial era liberar espaço em Wolfsburg para a linha de veículos elétricos. Caso o plano de modernização seja adiado, a geração atual, o Golf MK8, pode ter sua produção estendida na Alemanha.

Para o mercado brasileiro, isso significa que a possível chegada do Golf MK8, facilitada pelo acordo de livre-comércio com o México, fica incerta. A Volkswagen teria mais facilidade para importar o hatchback, inclusive em versões como a GTI, mas a incerteza sobre a produção em Puebla pode inviabilizar essa possibilidade.
A nona geração do Golf será um dos primeiros modelos a usar o arcabouço SSP, projetado para carros elétricos. A Volkswagen também investe em tecnologia, com uma recente parceria com a Rivian para fortalecer a parte de software do veículo, na tentativa de manter o modelo competitivo na Europa.
Apesar dos planos para a eletrificação, a fabricante já admite que a geração atual, o MK8, pode permanecer em produção até a próxima década, dependendo da decisão da União Europeia sobre a proibição de carros a combustão a partir de 2035.
MF





