• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias História

MATERIAL COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO GOLF

identicon por Paulo Manzano
26/09/2025
em História, PM, Substance
Fotos e imagens: Volkswagen

Fotos e imagens: Volkswagen







Recentemente eu encontrei um material feito em comemoração dos 50 anos do Golf em 2024. Esse material, publicado em inglês, é riquíssimo em imagens, curiosidades e dados que ajudam a entender por que o Golf se tornou referência mundial.

Tudo começa no fim dos anos 1960, quando a VW já sabia que o Fusca precisava de um sucessor. O material mostra os protótipos EA 276, EA 266 e EA 337, experimentos de motor dianteiro, traseiro e soluções intermediárias que acabaram dando origem à fórmula que se consagraria em 1974: motor dianteiro transversal, tração dianteira, linhas retas de Giorgetto Giugiaro. Estava criada a chamada “classe Golf”, que até hoje define o padrão dos hatchbacks médios.

Aqui um pequeno extrato do material que achei muito interessante.

Os pioneiros

No fim dos anos 1960 buscava-se um sucessor para o Volkswagen mais bem-sucedido até então, o Fusca. As expectativas eram altas: o novo veículo precisava ser dinâmico, mas também confortável e seguro — e espaçoso, mas ainda compacto. Engenheiros e designers da Volkswagen, Porsche e Audi entraram em ação.

Esboços de Giorgetto Giugiaro, quem desenho o Golf da primeira geração

Volkswagen EA 266 (1969–1971) – Desenvolvido pela Porsche KG, tinha motor central de quatro cilindros em linha, arrefecido a água, sob o banco traseiro. Apesar da dificuldade de acesso para manutenção, oferecia desempenho esportivo com velocidade máxima de 187 km/h. Mais de 50 unidades foram construídas até o cancelamento em 1971, poucas sobreviveram.

Volkswagen EA 276 (1969) – Criado em Wolfsburg, incorporava elementos que depois definiriam o Golf: motor dianteiro, tração dianteira, carroceria fastback com grande porta-malas. Usava o motor boxer a ar do Fusca, priorizando confiabilidade e baixo custo. Apenas um protótipo foi feito, sem plena funcionalidade.

Volkswagen EA 337 (1969–1971) – Foi em Ingolstadt, sob Rudolf Leiding, que surgiu o conceito decisivo: motor dianteiro de quatro cilindros em linha, arrefecimento a água, com tração dianteira, derivado dos Audi 80 e 100. Leiding levou a fórmula a Wolfsburg em 1971. Nesse período, Giugiaro já trabalhava no design e, sob Herbert Schäfer, o Golf avançou para a produção em série.

Esse trecho mostra como a trajetória do Golf começou bem antes de 1974 e reforça o peso histórico do modelo dentro da própria Volkswagen.

Cada geração recebeu destaque. O Golf I, com quase 7 milhões de unidades vendidas, inaugurou o segmento e criou o GTI em 1976, um esportivo compacto com 110 cv que se transformou em lenda. O Golf II trouxe tecnologia inédita como a tração integral syncro e versões de rali. O Golf III foi o primeiro com bolsas infláveis de série e apresentou o motor VR6. O Golf IV se consolidou como referência em qualidade de construção e design, ainda hoje lembrado como um dos mais equilibrados. O Golf V apresentou o câmbio DSG (robotizado de dupla embbreagm) e motores TSI (sigla em inglês de turbo com injeção direta estratificada). O Golf VI elevou a segurança e o acabamento e foi eleito “Carro Mundial do Ano” em 2009. O Golf VII apostou no alívio de peso, nas versões híbridas e elétricas, e sozinho vendeu mais de 6 milhões de unidades. A oitava geração, ainda em produção, marcou a digitalização completa do modelo, com telas integradas, assistentes de condução e motores eletrificados.

Três letras maiúsculas

GTI – tecnologia inovadora, som marcante e, acima de tudo, prazer de dirigir desde 1976. Desde o início, inspirou pessoas. Desde 2014, também como o eficiente híbrido plug-in GTE.

Quando a Volkswagen apresentou o Golf GTI no Salão de Frankfurt de 1975, foi surpreendente ver 110 cv num motor 1,6-litro em um pacote tão discreto. O sedã esportivo com injeção de combustível  e peso de apenas 810 kg oferecia desempenho impressionante: velocidade máxima de 182 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos.

A produção não parou na série especial planejada de 5.000 unidades. Apenas na Alemanha, cerca de 22.000 carros já estavam registrados em 1977. O GTI tornou-se de imediato um ícone e estabeleceu a “classe GTI” como referência — o primeiro e mais bem-sucedido modelo de esportivo compacto acessível. Até hoje, o GTI é considerado mágico dentro da sua comunidade de fãs.

O material também recupera momentos pouco lembrados. O Golf no automobilismo, por exemplo: carros de rali desde os anos 1970, vitórias no WRC-2 e até um Golf de Pikes Peak em 1987 com dois motores turbocarregados somando 652 cv.

Outro ponto interessante são os números acumulados. O Golf ultrapassou o Fusca em volume de produção em 2002, alcançou a marca de 30 milhões de unidades em 2013 e, em 2024, ano do seu cinquentenário, já havia superado 37 milhões de carros vendidos em todo o mundo. É um dos automóveis mais produzidos da história, e a sua longevidade se explica pela capacidade de se renovar sem perder a identidade. O documento oficial ainda lembra que mais de 20 milhões de clientes (alguns tiveram mais de um Golf) escolheram Golf ou GTI desde 1974 pela combinação de praticidade e prazer ao dirigir.

As oito gerações


 

O Golf Edition 50 foi lançado em 2024 com visual atualizado, incluindo faróis IQ.LIGHT de matriz de LED de longo alcance, lanternas 3D redesenhadas e o inédito emblema da Volkswagen iluminado na grade. No interior, traz o novo sistema de infotenimento com tela de 12,9 polegadas, comandos iluminados, painel digital de série, volante multifuncional redesenhado e o assistente de voz IDA com integração do ChatGPT.

Golf Edition 50

O material é muito bem produzido, com fotos históricas, desenhos de projeto, fichas técnicasde cada geração e histórias de bastidores. Está em inglês, mas mesmo assim vale a pena ser baixado e guardado pelos autoentusiastas. Eu tenho certeza de que todos os leitores têm alguma pasta dedicada a isso em seus computadores. Eu tenho um HD inteiro!

Baixe aqui o material: 50_Years_of_Golf_Anniversary_brochure

Mais alguns dados sobre o Golf

Item Informação
Comprimento do Golf (1974 a VIII) 3.705 mm a 4.284 mm
Cabos elétricos Golf I: 200 m • Golf VIII: 2.000 m
Produção do Golf I 35 anos (1974–2009; encerrado como Citi Golf na África do Sul)
Marco histórico (26/06/2002) 21.517.415 Golf produzidos — superando o Fusca
Variantes de trem de força 2 (1974) a 9 (2024)
Produção acumulada Mais de 37 milhões de unidades em 50 anos
Geração Produção aproximada
Golf I 6,9 milhões
Golf II 6,3 milhões
Golf III 4,8 milhões
Golf IV 4,9 milhões
Golf V 3,4 milhões
Golf VI 3,6 milhões
Golf VII 6,3 milhões
Golf VIII (até 2023) 1,6 milhão
Ano Marco principal
1976 1 milhão de Golf
1982 5 milhões
1988 10 milhões
1990 1 milhão de GTI
1991 331.848 Golf Cabriolet — conversível mais produzido do mundo
1994 15 milhões
2000 20 milhões
2007 25 milhões
2013 30 milhões
2018 Modelo mais produzido na fábrica de Wolfsburg

PM







Tags: GolfVW
Próximo
Fotos: Changan Automobili

DEEPAL L06 ESTREIA O PRIMEIRO CHIP DE CABINE DE 3 NM EMPREGADO NUM VEÍCULO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17