O Kia Sportage, suve de porte médio, está prestes a desembarcar no Brasil em sua linha 2026 com importantes atualizações. As novidades incluem uma estética redesenhada, um painel interno totalmente reformulado e alterações significativas no conjunto mecânico, incluindo o abandono do câmbio de dupla embreagem.

Exterior
A atualização visual do Sportage 2026 segue o padrão já visto em mercados internacionais como Europa, Coreia do Sul e Estados Unidos. A dianteira recebeu uma reestilização notável, caracterizado por faróis, grade do radiador e para-choque redesenhados.

Na traseira, o para-choque também foi redesenhado, já as lanternas continuam conectadas por uma barra em preto brilhante, mas apresentam novo arranjo interno.
O suve mede 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura (sem espelhos), 1.650 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 562 L e o tanque de combustível, 54 L.
Interior

Por dentro, o Sportage 2026 passou por uma profunda modernização. O volante de três raios foi substituído por um de dois, que incorpora um sensor de detecção de mãos para aprimorar a funcionalidade dos sistemas avançados de assistência ao motorista. Embora ainda não haja confirmação para o mercado brasileiro, o novo volante também possibilita o registro de impressão digital.

O painel foi completamente redesenhado, com destaque para o novo quadro de instrumentos e para a multimídia, ambas com 12,3″.
Motorização
O motor continua sendo o 1,6 turbocarregado a gasolina que entrega 180 cv a 5.500 rpm e 27 m·kgf a 2.000 rpm.

O sistema semi-híbrido (MHEV) de 48 V com baterias de 0,44 kW·h também não teve alterações. O sistema continua sem capacidade de tracionar as rodas de forma puramente elétrica, mas atua como auxiliar do motor a combustão em situações de alta demanda, otimizando o consumo. O recurso de “modo velejar” (coasting), que desliga o motor a combustão em velocidades de cruzeiro, também será mantido.
A novidade está no câmbio, sendo que o automatizado de dupla embreagem sete-marchas foi substituído por um automático epicíclico oito-marchas.
MF





