A Honda anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão em suas operações de motocicletas no Brasil até 2029, como parte da estratégia para fortalecer sua liderança no segmento. O investimento ocorre no mercado em crescimento, impulsionado pela demanda por soluções ágeis, versáteis e econômicas, aquelas que atraem consumidores para as motocicletas.
Com esse aporte, a Honda aumentará a capacidade produtiva da fábrica em Manaus para 1,6 milhão de unidades por ano. O plano inclui o lançamento de novos produtos, tanto inéditos quanto versões atualizadas, e a otimização de processos para melhorar a eficiência da fábrica.

Com a adição de novas linhas de produção, mudanças de layout e introdução de equipamentos de alta tecnologia, a fábrica de Manaus atingirá a capacidade de 1,6 milhão de unidades por ano a partir de 2026. Como parte dessa expansão, cerca de 350 novos empregos serão criados para acompanhar o aumento da produção.
Desde o início de suas operações industriais no Brasil, a Honda contribui para o desenvolvimento da região amazônica. Ao se estabelecer na Zona Franca de Manaus, promoveu o avanço da indústria, a geração de empregos, renda e capacitação da mão de obra. Por meio de empregos diretos e indiretos, a fábrica também contribui para a preservação ambiental ao desestimular atividades baseadas na exploração de recursos naturais.
A Honda se prepara para lançar novas motocicletas no mercado brasileiro, oferecendo modelos mais econômicos e ambientalmente responsáveis, equipados com motores mais eficientes, recursos de segurança aprimorados e maior conectividade. Com isso, a marca ampliará seu portfólio de produtos, que atualmente conta com 20 modelos produzidos localmente e 7 importados.
A Honda mantém sua posição como a marca com o maior portfólio de motocicletas no Brasil, oferecendo modelos que vão de 110 cm3 a 1.800 cm3 — atendendo a uma ampla variedade de perfis de clientes e necessidades, desde o deslocamento diário e trabalho até o lazer.

Inaugurada em 1976, a fábrica da Honda em Manaus, AM, é a unidade de produção de motocicletas mais verticalizada do grupo Honda no mundo. Uma unidade verticalmente integrada é aquela em que a maioria dos componentes do produto final é fabricada internamente. No caso da fábrica de Manaus, isso inclui itens como chassi, rodas, assentos e motores. Para garantir competitividade, qualidade e sustentabilidade em todas as etapas da produção, o investimento também será direcionado à otimização de processos por meio de tecnologia, melhorias no fluxo logístico interno e aprimoramentos no ambiente de trabalho da fábrica.
A Honda é a maior fabricante de veículos motorizados do Brasil. Diariamente, cerca de 6.500 unidades saem das linhas de produção em Manaus, onde são fabricados 20 modelos de motocicletas, com cilindradas entre 110 cm3 e 1.100 cm3. A fábrica de Manaus possui alta capacidade técnica e de engenharia para a produção de motocicletas. Além de atender ao mercado interno, a Moto Honda exporta para 17 países, como Estados Unidos, Austrália e México.
A Honda emprega mais de 9 mil trabalhadores diretos apenas na fábrica de Manaus. Ao longo de seus 49 anos na capital amazonense, a empresa investiu no desenvolvimento de recursos humanos e na valorização da mão de obra local. Hoje, a força de trabalho é altamente qualificada e a fábrica abriga um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. São mais de 1.100 pontos de venda em todas as cinco regiões do país, com mais de 120 fornecedores diretos de peças e matérias-primas, resultando em milhares de empregos.
A segurança no trânsito também é um compromisso da Honda, com tecnologias avançadas nos produtos, iniciativas de conscientização e colaboração com autoridades públicas. A empresa investe em inovações para tornar seus produtos mais seguros, como sistemas de frenagem, iluminação, controle de tração e outras tecnologias. Além disso, promove atividades educativas por meio dos Centros de Educação de Trânsito Honda (CETH), oferecendo treinamentos gratuitos para motociclistas, operadores de frotas e agentes públicos.
Este anúncio marca o início das preparações para a celebração dos 50 anos de produção de motocicletas no Brasil, que será comemorada em 2026. Desde o início das operações em Manaus, a Honda já produziu mais de 31 milhões de unidades.
GM





