A Dongfeng Nissan iniciou a produção de seu novo motor NR15, na China. Trata-se de um motor de 1,5 litro de aspiração atmosférica, desenvolvido especificamente para aplicações híbridas plug-in. O motor equipará o Nissan N6, o primeiro sedã híbrido plug-in produzido pela joint venture na China, com lançamento previsto para o quarto trimestre deste ano.
Com a produção seriada do motor NR15 e o lançamento do N6, a transformação da eletrificação da Dongfeng Nissan evoluirá gradualmente de uma abordagem “paralela entre gasolina e eletricidade” para uma abordagem “dominada por híbridos”, ressaltou a empresa em um comunicado.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), o motor NR15, emprega o ciclo Atkinson para uma melhor eficiência térmica. O motor a combustão oferece potência máxima de 101 cv, enquanto o motor elétrico ent ega 208 cv. O sistema utiliza a propulsão elétrica como mecanismo principal, complementada pela geração de energia assistida pelo motor a combustão.
O sistema híbrido é acoplado a uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 21,1 kW·h fornecida pela Rept Battero Energy Co., Ltd. Com base em dados reportados pelo MIIT, o N6 irá oferecer duas opções de alcance no modo elétrico: 125 km e 130 km (WLTC).
Sobre o N6
O Nissan N6 é construído sobre o novo arcabouço Tianyan, posicionando-se como um sedã híbrido plug-in de médio porte. Esse arcabouço apresenta layouts modulares de propulsão elétrica, compatíveis com modelos elétricos a bateria (BEV), caso do sedã N7 e PHEV.
Nas dimensões, o N6 mede 4.831 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.490 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.815 mm. Para efeitos comparativos, o N7 mede 4.930 mm de comprimento, 1.895 mm de largura, 1.487 mm de altura e tem uma distância entre eixos de 2.915 mm.

O visual externo segue o mesmo estilo do N7, com a dianteira sendo adornada por uma faixa de luzes de LED sob o capô e que percorre todo o perímetro frontal. O conceito estético V-Motion é visto nos faróis alocados nas extremidades do para-choque. O emblema-logotipo iluminado da Nissan reforça a nova identidade da linha de veículos eletrificados da marca.
O perfil lateral adota maçanetas embutidas, e uma nervura côncava sob as portas, que confere uma aparência mais esguia. Outro chamariz é o conceito de seis janelas, que proporciona um aspecto mais elegante a carroceria de três volumes. Na traseira, o Nissan N6 traz um defletor integrado a tampa do porta-malas, complementado pelo vigia ligeiramente inclinada.
A lanterna é do tipo passante e com o nome Nissan iluminado. O para-choque em sua porção inferior traz execução bicolor, que mescla prata acetinado com preto, e o sistema de escapamento é oculto.

O N6 é segundo modelo da linha N e ficará posicionado abaixo do N7, um três-volumes elétrico a bateria. Lançado no início de 2025, o N7, primeiro sedã elétrico da marca na China, tem preço inicial de 119.900 yuans (R$ 91 mil) valor em conversão direta. O modelo é produzido na fábrica da Nissan em Guangzhou, província de Guangdong.

O N7 tem apresentado crescimento contínuo de vendas desde seu lançamento. Em agosto, as entregas ultrapassaram as 10.000 mil unidades, tornando-se o primeiro veículo elétrico a bateria de uma joint venture a atingir esse feito em um único mês.
AN





