A poucos dias do lançamento oficial do Omoda 5 SHS-H, o AUTOentusiastas foi convidado a participar de uma maratona de eficiência para medir o consumo real do novo híbrido autocarregável (HEV) da marca. A prova partiu de São Paulo rumo a Vitória, ES, com pernoite no Rio de Janeiro.
A condução do carro foi dividida com o jornalista Felipe Ribeiro do canal Atlas Auto e editor do AE desde março último.

O modelo avaliado utiliza motor 1,5-L turbo aliado a um sistema híbrido autocarregável — conjunto que chegará em breve ao mercado brasileiro. Para garantir a lisura do teste, os veículos foram abastecidos com gasolina Podium da Petrobrás (com 25% de álcool como toda gasolina premium) e lacrados, evitando qualquer reabastecimento intermediário durante o percurso.

Ao longo dos 964 km rodados até a chegada em Vitória, foi realizadas apenas uma parada para alimentação, banheiro e troca de motorista por dia de viagem. Após completar o trajeto, o computador de bordo indicava alcance remanescente de 267 km no tanque, além de carga disponível na bateria, totalizando até 1.306 km de alcance potencial, resultado notável para um híbrido a gasolina com tanque de 60 litros.

Nos primeiros 300 km, o ar-condicionado foi mantido desligado, a fim de reduzir interferências no consumo. Já após a descida da Serra das Araras, com temperatura ambiente acima de 30 °C, o sistema foi acionado, mantendo conforto e aceitando a menor eficiência. A velocidade de condução foi entre 70 e 90 km/h nas rodovias e 10 km/h abaixo do limite das vias nos trechos urbanos. O aproveitamento do carregamento por regeneração de energia e deixar o carro embalar nas descidas, até o limite das vias, foi fundamental para o resultado alcançado. Nos trechos urbanos, a antecipação da desaceleração a um fechamento de sinal e a uma lombada é crucial para preservar ou recuperar a energia elétrica.

A maratona de economia até Vitória reforça o potencial energético do novo Omoda 5 SHS-H, aproximando-se dos resultados obtidos em desafio anterior realizado pelo AUTOentusiastas com o Jaecoo 7, em percurso até Foz do Iguaçu. Mesmo utilizando gasolina com elevado teor alcoólico (25%), o desempenho do modelo superou resultados de provas similares realizadas em outros países, onde a mistura com etanol é de apenas 10%.
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Ainda não podemos divulgar impressões ao dirigir até o término do embargo de lançamento, previsto para o fim do mês. Entretanto, os dados desta maratona já antecipam que o novo Omoda 5 SHS-H promete grande eficiência e alcance real elevado, credenciais que o colocam entre os híbridos (HEV) mais econômicos do mercado.
GB
Nota: O vídeo abaixo foi gravado por Felipe Ribeiro
https://www.youtube.com/watch?v=_eIaIzzishw




