• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

NOVO JAECOO 7: SÃO PAULO A FOZ DO IGUAÇU COM UM TANQUE E UMA CARGA INICIAL DE BATERIA

MARATONA DE EFICÊNCIA ENERGÉTICA PROMOVIDA PELO IMPORTADOR MOSTROU A CONVENIÊNCIA DOS HÍBRIDOS DE CARREGAMENTO EXTERNO

identicon por Gerson Borini
16/04/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Lançamentos, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A convite da Omoda-Jaecoo, participei de uma maratona de eficiência energética que teve como palco o trajeto São Paulo- Foz do Iguaçu, utilizando exclusivamente o conteúdo energético de um tanque de combustível e uma carga completa da bateria do novo Jaecoo 7, suve híbrido plug-in — carregamento por fonte externa — que estreia no Brasil nesta semana.

O Jaecoo 7 será vendido em duas versões: Luxury (R$ 229.990) e Prestige (R$ 249.990), sendo que ambos têm o mesmo sistema de propulsão. Motor 4-cilindros de 1,5-l turbocarregado com duplo comando de válvulas, 16 válvulas e injeção direta que entrega 135 cv de potência máxima entre 1.750 e 5.200 rpm, e 20,4 m·kgf de torque máximo a 2.500 rpm. Acoplado ao motor elétrico de 204 cv a 5.500 rpm e 31,6 m·kgf, gerando uma potência combinada de duvidosos 339 cv e 52 m·kgf declarados pelo importador. A bateria de 18,3 kW·h permite cerca de 70 quilômetros de alcance (Inmetro) e tem carregamento por fonte externa em corrente alternada (AC) de 7 kW.

O porte do veículo é engrandecido pela grade do radiador e linha de cintura alta

O desafio reuniu quatro veículos iguais, cada um tripulado por um trio de jornalistas especializados. Fui acompanhado do Fabiano Mazzeo do Blogauto e do Benê Gomes do Portal iG. Antes da largada, tanto o bocal de abastecimento quanto a tomada de carga elétrica foram lacrados, e os hodômetros de partida registrados oficialmente — repetindo o procedimento na chegada. A condução foi livre, permitindo que cada equipe adotasse sua própria estratégia de velocidade, modo de tração, uso e regeneração de energia, e rotas dentro do trajeto estabelecido.

A prova de que ninguém violou a principal regra da competição: sem recarregamento e reabastecimento

A jornada de mais de 1.000 quilômetros — com uma parada noturna em Londrina e pausas regulares a cada 2 a 3 horas para revezamento de motoristas e alimentação — revelou não só a eficiência do conjunto motriz, mas também o bom acerto dinâmico e de conforto do Jaecoo 7.

Nossa equipe foi a vencedora da prova, com uma projeção de 1.453 km de alcance combinado (gasolina + energia elétrica), um número bastante expressivo para um suve de porte médio de 1.795 kg de peso em ordem de marcha. O resultado foi atingido graças a uma combinação de condução consciente, aproveitamento máximo do modo elétrico em trechos urbanos e um gerenciamento criterioso dos momentos de regeneração e uso do motor térmico.

O prêmio foi um troféu e um iPad Air 11 polegadas para cada membro do time vencedor; o segundo lugar ganhou uma bela miniatura do Jaecoo 7

Perfil altimétrico e influência no consumo

O trajeto completo partiu da concessionária Omoda-Jaecoo em Alphavile na cidade vizinha de Barueri, situada a cerca de 760 metros de altitude, com destino à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a apenas 192 metros de altitude. No caminho, atravessamos importantes cidades do interior do Paraná, como Londrina, Maringá e Cascavel, traçando um perfil altimétrico que alterna aclives e declives suaves até a descida progressiva rumo à tríplice fronteira.

O perfil altimétrico foi sendo estudado à medida que avançávamos na viagem

Após a descida da Serra de Ourinhos, o trecho até Londrina (610 m de altitude) apresentou bom potencial para regeneração de energia. A segunda etapa da viagem, entre Londrina e Maringá, manteve-se em região de planalto com topografia mais neutra. Já a partir de Cascavel (781 m), a descida até Foz do Iguaçu permitiu uso extensivo da função roda-livre do sistema híbrido, reduzindo o esforço do trem de força e contribuindo diretamente para o consumo reduzido de energia.

Conhecer e monitorar esse perfil altimétrico, combinado com um estilo de condução voltado à eficiência, foi essencial para chegarmos a Foz com alcance remanescente de combustível de 433 km, 16% de carga da bateria, que foi convertido para 16 km para efeito de cálculo, em adição aos 1004,9 km percorridos desde a partida. Tudo sem recarga nem reabastecimento ao longo do trajeto.

Indicação do painel do veículo ao chegar em Foz do Iguaçu; o remanescente elétrico de 16%, mostrado como 6 km na foto, foi convertido em 16 km para efeito comparativo

Avaliação técnica em uso rodoviário prolongado

Durante as mais de 15 horas acumuladas de rodagem, foi possível observar com atenção o comportamento dinâmico e os atributos técnicos do Jaecoo 7. Um dos primeiros destaques foi o baixo nível de ruído a bordo, com bom isolamento acústico tanto do conjunto mecânico quanto do ambiente externo. O ruído de rodagem também se mostrou bem controlado, mesmo em pisos abrasivos típicos das rodovias brasileiras, mérito do trabalho de suspensão e dos pneus sul-coreanos Kumho 235/60 R19, montados em rodas com desenho aerodinâmico.

Silhueta tradicional de um veículo que utiliza a mesma arquitetura do Caoa Chery Tiggo 7

O Sistema Super Híbrido se mostrou particularmente eficiente: em trechos de declive, o carro desacopla completamente o conjunto motriz, permitindo a condução em roda-livre, reduzindo o efeito frenante e otimizando o consumo —  recurso que vem se popularizando entre híbridos modernos.

A direção eletroassistida mostrou boa precisão e progressividade, adequada ao uso em rodovia. A suspensão, McPherson na dianteira e multibraço na traseira, está bem ajustada para o piso brasileiro, oferecendo conforto sem comprometer o controle da carroceria, mesmo com o carro carregado.

Interior minimalista com destaques que agradam, como a definição de imagem das telas LCD

No aspecto prático, o Jaecoo 7 entrega ótimo espaço para bagagens e bom conforto no banco traseiro, com inclinação do encosto e espaço suficiente para adultos em longos trechos. Um ponto negativo, no entanto, é a visibilidade traseira prejudicada pelo fato de o espelho retrovisor interno ser convexo, o que requer adaptação para julgamento de distância de outros veículos, tal como nos espelhos externos atuais.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Outro destaque foi o refinamento da transição entre os modos elétrico e térmico: a comutação entre os dois modos é bem sutil, demonstrando bom acerto eletrônico e calibração mecânica. Mesmo com o foco do evento sendo a eficiência energética, foi possível notar que o carro oferece potência e retomadas suficientes para ultrapassagens rápidas e seguras quando necessário.

Frente impactante que fica amigável depois de algum tempo; iluminação em LED é bem eficiente

A experiência reforça que, quando bem projetado, um sistema híbrido plug-in pode ser muito mais que um artifício para atender legislações de emissões. O Jaecoo 7 mostrou maturidade em seu conjunto mecânico, conforto de rodagem, e sobretudo, eficiência energética em uso real — algo que, para entusiastas de engenharia e mobilidade, vale tanto quanto desempenho.

Capô alto e desenho de roda aerodinâmico

Qual o segredo da condução econômica?

Esse eu não vou contar, pelo menos por agora. O Douglas Mendonça contou recentemente o segredo dele e do seu sobrinho Ricardo Dílser para este ganhar um Fiat Uno 0-km numa gincana semelhante a esta, porém o artificio que ele utilizou não é possível fazer em carros com câmbio automático ou híbrido.

Um dos segredos é ter paciência atrás dos caminhões

Em 2023, ganhei em dupla com o próprio Fabiano Mazzeo uma prova semelhante com o GWM Haval H6 HEV, e posteriormente fiquei entre os três primeiros colocados noutra prova em São Paulo com o Renault Kwid e-Tech em dupla com Rodrigo França, após um empate triplo. São muitos os fatores que determinam essa condução eficiente, e principalmente entender rapidamente o funcionamento do veículo e suas limitações. Quando ganhar um carro, tal como o sobrinho do Douglas conquistou, quiçá eu conte os nossos segredos.

GB

 

FICHA TÉCNICA DO OMODA-JAECOO
Prestige 7 e Luxury 7
MOTOR A COMBUSTÃO
Descrição 4 cil. em linha, dianteiro, transversal duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com interresfriador, injeção direta, ciclo Miller, gasolina
Cilindrada (litros) 1.499
Diâmetro e curso n.d.
Taxa de compressão (:1) 14,5
Potência máxima (cv/rpm) 135 / 1.750~5.200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 20,4 / 2,500
MOTOR ELÉTRICO
Tipo Dianteiro. imã permanente, síncrono
Potência máxima (cv) 204
Torque máximo (m·kgf) 31,6
Bateria (tipo) Íons de lítio, fosfato de ferro
Capacidade (kW·h) 18,3
Potência combinada (cv) 339
Torque combinado (m·kgf) 52
Tração Dianteira
Função veículo para consumo externo Sim
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson
Traseira Multibraço
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
FREIOS
Descrição Dianteiros a disco ventilado, traseiros a tambor
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7,5J x 19
Pneus 235/50 R19
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.795
Capacidade de carga (kg) 415
Peso bruto (kg) 2.210
Peso rebocável (kg) Não pode rebocar
DIMENSÕES
Comprimento/largura/altura 4.500 / 1.865 /  1.672
Distância entre eixos 2.672
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 500
Tanque de combustível 60

 

CONTEÚDO DO OMODA JAECOO 7 Luxury 7 Prestige
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura elétrica da portinhola do bocal de abastecimento • •
Acionamento dos vidros um-toque e por comando remoto • •
Ajusta do volante de direção em altura e distância • •
Alavanca seletora de câmbio na coluna de direção • •
Ar-condicionado com sistema de filtragem N95 • •
Ar-condicionado digital automático duas-zonas com filtro antipólen o ionizador • •
Banco do motorista com ajuste elétrico em 6 direções e memória – •
Banco do motorista com ajuste lombar – •
Banco do motorista com recuo automático ao abrir a porta • •
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico em 4 direções • •
Banco traseiro bipartido 60:40 • •
Banco traseiro com descansa-braço escamoteável • •
Banco traseiro com saída de ar climatizado • •
Banco traseiro rebatível completamente plano • •
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação no assento e no encosto • •
Bancos reestudos de material premium sintético • •
Cobertura dobrável do porta-malas • •
Computador de bordo com comando no volante • •
Console central com descansa-braço, porta-objetos, refrigerado e porta-copos • •
Desembaçador do vidro traseiro temporizado • •
Direção eletroassistida • •
Encostos de cabeça com ajuste de altura • •
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática nas paradas • •
GPS nativo • •
Iluminação ambiente personalizável – •
Iluminação de cortesia nas maçanetas das portas dianteiras • •
Iluminação de projeção externa a partir das portas – •
Luzes de leitura dianteiras e traseiras de LED • •
Para-sóis com espelho e iluminação – •
Porta de carga com sensor de presença inteligente – •
Porta de carga motorizada e limite de altura abertura programável – •
Porta-copos  porta-garrafas no console central e nas laterais das portas • •
Porta-malas com iluminação de LED e tomada 12 V • •
Portas USB C no encosto dos bancos dianteiros para  carregamento de equipamentos eletrônicos • •
Portas USB-B para carregamento de equipamentos eletrônicos • •
Tomada auxiliar de energia de 12 V • •
EXTERIOR E DESIGN • •
Arcos de para-lamas com acabamento preto fosco • •
Carcaças dos espelhos externos em cor preta • •
Defletor traseiro com terceira luz de freio de LED • •
Descansa-pé do motorista metálico – •
Espelho retrovisores externos com aquecimento • •
Espelhos retrovisores externos com memória – •
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de seta de LED • •
Faróis com projetores de LED e ajuste de altura do facho • •
Faróis de neblina de LED • •
Lanternas traseiras de LED • •
Limpador de para-brisa com acionamento intermitente por sensor de chuva • •
Limpador do vidro traseiro intermitente • •
Luz de acompanhamento pelos faróis • •
Luz traseira de neblina • •
Luzes de rodagem diurna • •
Maçanetas externas retráteis na cor do veículo um-toque para o motorista • •
Para-choques na cor do veículo com apliques estilo off-road e acabamento cromo fosco e preto brilhante • •
Rack de teto com barras longitudinais • •
Rodas de liga leve aro 18″ com acabamento diamantado e pneus 215/55R18 • –
Rodas de liga leve aro 19″ com acabamento diamantado e pneus 235/50R19 – •
Saída de escapamento cromadas duplas • •
Teto solar panorâmico com acionamento elétrico • •
TECNOLOGIA E SEGURANÇA • •
Acendimento automático dos faróis • •
Alerta de ocupantes e seres vivos no banco traseiro • •
Bluetooth • •
Bolsa inflável de joelhos para o motorista • •
Bolsas infláveis dianteiras duplas, laterais dianteiros e de cortina • •
Câmera 540° com imagens panorâmicas • •
Câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento • •
Carregador de bateria de telefone celular por indução – •
Chave inteligente para comando das portas, porta de carga, alarme, imobilizador eletrônico • •
Cintos de segurança dianteiros e traseiros com pré-tensionadores e limitadores de força • •
Conectividade Android e Auto CarPlay (USB + wireless) • •
Controle de estabilidade e tração • •
Destravamento automático das portas em caso de colisão • •
Engares Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis • •
Espelho retrovisor interno eletrocrômico • •
Freios a disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente frenagem abrupta e prioridade para o freio em caso de acelerador preso aberto • •
Monitoramento individual da pressão dos pneus • •
Partida do motor por botão assistida • •
Projetor de dados no para-brisa só para o motorista – •
Quadro de instrumentos com tela LCD de 10,25″ programável • •
Seletor de modo de condução com comando no volante com 3 programas: Normal, Eco e Sport • •
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros • •
Sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters • –
Sistema de som Sony, com 6 alto falantes e 2 tweeters – •
Trava para crianças nas portas traseiras, elétrica – •
Trava para crianças nas portas traseiras, mecânica • –
Volante multifuncional com controles de som, telefone, comando por voz, computador de bordo e controle de cruzeiro • •
Volante revestido de couro • •
SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA (ADAS) • •
Alerta de portas mal fechadas • •
Alerta de possibilidade de colisão traseira – •
Alerta de prevenção de colisão dianteira com detecção de veículos, pedestres e ciclistas • •
Alerta de tráfego transversal à retaguarda – •
Alerta do veículo à frente ter iniciado marcha • •
Assistente  de conservação na faixa • •
Assistente de centralização na faixa – •
Assistente de monitoramento de ponto cego – •
Assistente de partida em subidas • •
Assistente de tráfego congestionado • •
Assistente de velocidade em curvas • •
Controle de descida • •
Farol alto automático • •
Monitoramento de cansaço do motorista • •






Tags: GBGerson BoriniJaecoo 7Maratona de EficiênciaOmoda-Jaecoo 7SUV híbridosuve hibrido
Próximo
Arte: gov.br/mdic/pt-br

ESTÍMULOS PARA MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FINALMENTE APROVADOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17