Ontem (6/1,) durante a 8ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), realizada no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai, de 5 a 10/11, a Nissan anunciou a criação da Nissan Import & Export (Guangzhou) Co., Ltd., tornando-se a primeira empresa de importação e exportação de veículos em joint venture estabelecida na China por um fabricante estrangeiro.
A Nissan e a Dongfeng estabeleceram sua joint venture há 22 anos. A criação da nova empresa de importação e exportação estende essa colaboração a um novo território e representa um novo modelo de criação conjunta de valor no âmbito da estratégia global da Nissan.

Com o lema estratégico “Na China, para a China, rumo ao mundo”, a Nissan está acelerando seu programa de exportação de veículos desenvolvidos e produzidos na China para conquistar mercados estrangeiros. Na CIIE, a Nissan apresentou sua mais recente linha de produtos, abrangendo veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e veículos a combustão, a gasolina, inteligentes.
A nova joint venture, financiada conjuntamente com 1 bilhão de yuans (R$ 750 milhões) pela Nissan (China) Investment Co., Ltd. e pela Dongfeng Motor Corporation, que detém cerca de 60% e 40% de participação, respectivamente, representa um marco estratégico para ambas as empresas em diversas frentes.

Em primeiro lugar, torna-se a primeira joint venture de importação e exportação de veículos da China apoiada por um fabricante estrangeiro, sublinhando o compromisso da Nissan em fortalecer a inovação local e aproveitar a China como um pilar fundamental de suas operações globais.
Em segundo lugar, isso representa um passo significativo no plano da Nissan de transformar suas operações na China num centro global de pesquisa, desenvolvimento e exportação de veículos elétricos.

Em terceiro lugar, ao combinar as cadeias de fornecimento de tecnologia de veículos elétricos e inteligentes já consolidadas na China com os pontos fortes de longa data da Nissan em segurança, confiabilidade e conforto, a nova iniciativa visa desenvolver produtos competitivos para clientes em todo o mundo.
O primeiro lote de modelos para exportação será adaptado para atender às regulamentações, normas e preferências dos consumidores de diferentes mercados internacionais, com foco inicial no Sudeste Asiático e no Oriente Médio.

Na exposição, a Nissan apresentou o N7 e a Frontier Pro PHEV, modelos que farão parte do primeiro lote de veículos a serem exportados da China para os mercados internacionais nos próximos meses.
No total, a Nissan exibiu em seu estande quatro modelos: o N7, o N6, o Frontier Pro PHEV e o Teana equipado com painel HarmonyOS Cockpit. Os três últimos modelos devem ser lançados na China nas próximas semanas.
AN





