• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Categorias especiais

NISSAN KAIT: UM FACELIFT PROFUNDO OU REEMPACOTAMENTO DO KICKS PLAY? (COM VÍDEO)

MUDANÇAS VISUAIS MARCANTES, CONJUNTO MECÂNICO CONHECIDO E SUSPENSÃO RECALIBRADA TENTAM MANTER A MARCA COM UM SUVE COMPETITIVO ENTRE OS COMPACTOS

identicon por Gerson Borini
09/12/2025
em Categorias especiais, Front Page, GB, Lançamentos, Matérias, Outros
Foto de abertura: autor / demais fotos: divulgação Nissan

Foto de abertura: autor / demais fotos: divulgação Nissan







Nissan Kait: um novo nome para um produto já bastante conhecido por aqui. Na prática, ele é a evolução do Kicks Play, que passou a conviver com o novo Nissan Kicks, esse sim uma evolução verdadeira que já mostramos no AE, desenvolvido sobre uma nova plataforma e com avanços estruturais.

O desenho da frente do veículo deixa para trás visual já antiquado do antigo Nissan Kicks

O Kait ocupa agora um espaço estratégico: ser a alternativa mais acessível dentro da linha de suves compactos da marca, preservando a mecânica já conhecida e mantendo custos de produção sob controle na fábrica de Resende, RJ.

Design revisto, estrutura nem tanto

À primeira vista, o Kait parece um veículo inédito. A dianteira redesenhada, faróis de LED de série, DRL’s superiores e lanternas que agora avançam sobre a tampa traseira realmente criam uma identidade visual nova. O para-choque traseiro passou a ser mais protuberante para maior proteção à quinta porta, um ponto que era queixa e desgosto para muitos proprietários do Kicks.

Traseira alta com lanternas de LED

Porém, basta observar para-brisa e todas as portas para perceber que a estrutura original do antigo Kicks permanece intocada. As dimensões também são praticamente as mesmas: 4.300 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos e porta-malas de 432 litros, números ainda competitivos na categoria.

Isso, de certa forma, confirma o que se percebe visualmente: trata-se de um facelift profundo, mas não de um novo projeto estrutural.

Inclinação do para-brisa e abertura das portas mostram que o carro não sofreu alterações estruturai (Foto: autor)

Conjunto mecânico conhecido: vantagens e limitações

Aqui não há novidades: motor HR16DE, aspiração atmosférica, 4 cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, entrega 110/113 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 14,9/15,2 m·kgf a 4.000 rpm. Apenas recebe calibração para atender a legislação de emissões em vigor, o Proconve L-8.

Motorização conhecida e de baixo custo de manutenção

Trata-se de um projeto de concepção simples e robusta, com comandos de válvulas variáveis continuamente na admissão e escapamento, corrente, e anunciado pela Nissan como sendo “testado e aprovado”, o que significa, na prática, eficiente e confiável.

Console tem bom espaço, mesmo mantendo a alavanca de freio de estacionamento

Do meu ponto de vista técnico, o câmbio CVT Xtronic, da subsidiária da Nissan Jatco, ainda não entrega a resposta que considero ideal para quem valoriza dinamismo. Evoluiu, sim, especialmente no D-Step, mas continua operando com sensação de “alongamento contínuo” sob forte aceleração, característica que não agrada quem busca condução mais envolvente.

Por outro lado, o acerto prioriza suavidade e economia em uso urbano, auxiliado pelo Active Slip Control, que tenta dar respostas mais rápidas ao acelerador em baixas velocidades.

Porte do veículo mostra que deve ser bom para o uso no dia a dia (Foto: autor)

Suspensão retrabalhada

Segundo os engenheiros da Nissan, o eixo de torção da suspensão traseira recebeu reforço estrutural que aumentou a rigidez torcional para maior efeito antirrolagem, junto com as molas e amortecedores recalibrados para maior conforto.

Rodas e pneus de 17″ em todas as versões (Foto: autor)

Na dianteira, não há mudanças de arquitetura: o tradicional sistema McPherson com barra antirrolagem permanece, porém com calibração nova para preservar o equilíbrio dinâmico.

Esse ponto merece atenção: mesmo sem novidades estruturais, a calibração de suspensão pode melhorar o conforto percebido, especialmente em asfaltos irregulares, algo cada vez mais relevante no ambiente urbano.

Interior traz modificações pontuais

Interior e tecnologia

A cabine repete a boa ergonomia conhecida, agora com painel digital de 7 pol, carregamento sem fio para celular nas versões superiores e multimídia de 9 pol, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Há também a adoção de novos revestimentos conforme a versão, chegando a bancos em dois tons na versão Exclusive, reforçando a estratégia de oferecer crescimento de conteúdo a cada nível.

Mais tecnologia e segurança

O Kait recebe o pacote Nissan Safety Shield (escudo de segurança) com recursos que até pouco tempo só apareciam em modelos mais caros. São 17 sistemas de auxílio ao motorista, distribuídos nas três linhas de defesa, incluindo itens inéditos no preço em que o Kait se situa.

Partindo da versão Active, a de entrada, já há câmera traseira, faróis de LED e bolsas infláveis de cortina. Nas versões superiores surgem detecção de pedestre, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visão 360° e alerta de ponto cego, elevando o conteúdo tecnológico do veículo.

Central multimídia tem câmera com visão 360 graus

Quatro versões — estratégia de mercado

Importante notar que o Kait passa a oferecer quatro versões, com conteúdo crescente, o que permite posicionar o preço e competir com demais suves compactos sem sacrificar margem.

Active — R$ 117.990
Sense Plus — R$ 139.590
Advance Plus — R$ 149.890
Exclusive — R$ 152.990

A estratégia da Nissan é clara: o novo Kicks mira um consumidor mais exigente, com plataforma atualizada, maior porte e mais equipamentos estruturais.

Já o Kait atende quem busca preço mais acessível, manutenção barata e atualização visual, ainda que por baixo da carroceria o projeto siga sendo o mesmo. Dois produtos diferentes para públicos diferentes, dentro da mesma rede de produção.

Não espero ver nada diferente por baixo deste carro quando o colocarmos no elevador

Primeiras impressões — antes do test drive

Ainda não dirigimos o Kait. O primeiro contato em movimento deve ocorrer apenas em janeiro/2026, e aí sim será possível entender o real impacto da nova calibração de suspensão e como o câmbio responde em uso urbano, principalmente considerando a integração com a calibração PL-8, que em outros carros chegou a trazer buracos nas acelerações.

Por ora, o que temos é um facelift bem construído, com visual convincente e um pacote de equipamentos competitivo.

Nova aparência deixou o carro mais moderno

Conclusão

O Nissan Kait acrescenta frescor ao antigo Kicks Play sem prometer ser algo que não é. Diante de um mercado de suves compactos cada vez mais disputado, ele aposta em estilo, segurança e preço inicial competitivo em relação aos concorrentes diretos.

A dúvida que ficará para nosso teste é: o CVT evoluiu o suficiente? A calibração PL-8 não trouxe buracos na aceleração como em outros carros? E a nova suspensão entrega mais conforto real no uso brasileiro?

Em poucas semanas poderemos responder com volante na mão.

GB

Ficha técnica resumida – Nissan Kait 2026

Dados gerais
Modelo Nissan Kait
Ano-modelo 2026
Origem Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, RJ
Segmento Suve compacto (B-SUV)
Motor e transmissão
Motor HR16DE – 1,6 litro, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, flex, bloco e cabeçote de alumínio
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 110/113 cv (G/A) a 5.600 rpm
Torque máximo 14,9/15,2 m·kgf (G/A) a 4.000 rpm
Alimentação e comando Injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas com variação contínua (CVVTCS), corrente
Câmbio Automático XTRONIC CVT com D-Step (escalonado para 6 marchas) e modo Sport
Tração Dianteira
Suspensão, direção e freios
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson, com barra antirrolagem e nova calibração específica para o Kait
Suspensão traseira Eixo de torção com reforço estrutural e molas/amortecedores recalibrados para maior conforto
Direção Pinhão e cremlaheira, assistência elétricaa variável
Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD e assistência de frenagem de emegência
Assistências dinâmicas Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema Active Slip Control
Rodas e pneus
Rodas Liga de alumínio de 17″
Pneus 205/55 R17 (todas as versões)
Dimensões e capacidades
Comprimento 4.304 mm
Largura (sem espelhos) 1.760 mm
Altura 1.611 mm
Distância entre eixos 2.620 mm
Altura livre do solo 200 mm
Porta-malas 432 litros
Peso em ordem de marcha 1.139 a 1.157 kg (conforme versão)
Capacidade do tanque 41 litros
Ocupantes 5 passageiros
Combustível Gasolina e etanol (flex)
Consumo (Inmetro)
Álcool 7,8 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada)
Gasolina 11,3 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)
Segurança estrutural
Estrutura Monobloco com assoalho com conceito “Anti-Submarine” para melhor retenção dos ocupantes em colisões
Bancos dianteiros Bancos Zero Gravity® com apoios de cabeça projetados para reduzir o movimento de cabeça e pescoço em caso de acidente
Bolsas infláveis 6 bolsas infl[aveis (dianteiras, laterais e de cortina) de série desde a versão Active
Fixação de bancos infantis (2) Engates Isofix e fixação superior nos encostos ds bancos traseiros

 

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Nissan Kait Active

  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Acionamento de alarme pela chave
  • Alarme perimétrico antifurto com imobilizador
  • Alerta de cinto de segurança desatado (todos)
  • Alto-falantes (4)
  • Antena estilo barbatana de tubaráo
  • Ar-condicionado
  • Assistente de partida em rampa
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro rebatível e bipartido 30:70
  • Bancos com revestimento em tecido
  • Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity
  • Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina
  • Câmera traseira com linhas dinâmicas
  • Carcaças dos retrovisores externos na cor preto Premium
  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Cintos de segurança de três pontos r et rát eispara motorista e passageiros (5)
  • Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força
  • Console central com porta-copos duplo
  • Controle de estabilidade e tração
  • Controle de velocidade de cruzeiro
  • Direção eletroassistida com assistência indexada à velocidade
  • Faróis com função luz de aproximação e de acompanhamento
  • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
  • Faróis de LED
  • Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagrm e assistência à frenagens de emergência
  • Lanternas traseiras de LED
  • Limpador de para-brisa com controle intermitente variável
  • Limpador e desembaçador do vidro traseiro
  • Luzes de rodagem diurna de LED
  • Maçanetas externas na cor da carroceria
  • Modo de condução (Sport)
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Multimídia Nissan Connect com tela tátil de 8″, portas USB (tipo A + tipo C), Bluetooth e conexão para Android Auto e Apple CarPlay
  • Para-sóis com espelhos
  • Partida por botão assistida
  • Porta USB tipo C traseira
  • Porta-malas com iluminação e duas alças para sacolas
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e repetidoras de setas
  • Rodas de liga de alumínio diamantadas de 17″ com pneus 205/55 R17
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Tag Sem Parar instalada
  • Tapete de borracha
  • Tomada de 12 V no console central
  • Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
  • Vidros elétricos um-toque descida para o motorista
  • Volante com regulagem de altura e distância
  • Volante multifuncional

Nissan Kait Sense Plus

Todos os ítens do Active, mais:

  • Alerta de colisão dianteira com assistente inteligente de frenagem com detecção de pedestres
  • Alerta inteligente e assistemte para prevemção de mudança de faixa
  • Bancos com revestivmento de tecido Plus

Nissan Kait Advance Plus

Todos os itens do Kai Sense Plus, mais:

  • Abetura e fechamento dos vidros pela chave
  • Bancos com revestimento em tecido Signature
  • Carregador de bateria de telefone celuar por indução
  • Console central com descansa-braço e porta-copos
  • Espelho retrovisor interno fotocrômico
  • Maçantas internas de porta cromadas
  • Multimídia Pioneer com mostrador tátil com mostrador em cores de 9”, potas USB tipo A, Bluetooth e conexão para Amfoid Auto e Apple CarPlay
  • Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro
  • Portas USB traseiraa tipo C (duas)
  • Quadro de instrumentos digital de 7”
  • Rack de teto longidinal na cor prata
  • Rodas de liga de alumínio estilo Blades de 17” e pneus 205/55 R17
  • Vidros dianteiros e traseiros de acionamento elétrico um=toque

Nissan Kait Exclusive

Todos os itens do Advance Plus, mais:

  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego transversal à retaguarda
  • Alerta inteligente de atenção do motorists
  • Ar-condicionado digital automático
  • Bancos com revestimento Premium
  • Conttrole de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância
  • Painel e volante com revestimento Premium
  • Tapete de carpete
  • Visão 360º inteligente e detector de objetos em movimento






Tags: Kicks PlayNissanNissan KaitSUV compacto
Próximo
Imagem: Divulgação Bosch

GM QUER CARROS COMO ASSISTENTES PESSOAIS: É ISSO MESMO QUE PRECISAMOS?

Nenhum resultado
View All Result
" "
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

" "

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17