Nissan Kait: um novo nome para um produto já bastante conhecido por aqui. Na prática, ele é a evolução do Kicks Play, que passou a conviver com o novo Nissan Kicks, esse sim uma evolução verdadeira que já mostramos no AE, desenvolvido sobre uma nova plataforma e com avanços estruturais.

O Kait ocupa agora um espaço estratégico: ser a alternativa mais acessível dentro da linha de suves compactos da marca, preservando a mecânica já conhecida e mantendo custos de produção sob controle na fábrica de Resende, RJ.
Design revisto, estrutura nem tanto
À primeira vista, o Kait parece um veículo inédito. A dianteira redesenhada, faróis de LED de série, DRL’s superiores e lanternas que agora avançam sobre a tampa traseira realmente criam uma identidade visual nova. O para-choque traseiro passou a ser mais protuberante para maior proteção à quinta porta, um ponto que era queixa e desgosto para muitos proprietários do Kicks.

Porém, basta observar para-brisa e todas as portas para perceber que a estrutura original do antigo Kicks permanece intocada. As dimensões também são praticamente as mesmas: 4.300 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos e porta-malas de 432 litros, números ainda competitivos na categoria.
Isso, de certa forma, confirma o que se percebe visualmente: trata-se de um facelift profundo, mas não de um novo projeto estrutural.

Conjunto mecânico conhecido: vantagens e limitações
Aqui não há novidades: motor HR16DE, aspiração atmosférica, 4 cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, entrega 110/113 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 14,9/15,2 m·kgf a 4.000 rpm. Apenas recebe calibração para atender a legislação de emissões em vigor, o Proconve L-8.

Trata-se de um projeto de concepção simples e robusta, com comandos de válvulas variáveis continuamente na admissão e escapamento, corrente, e anunciado pela Nissan como sendo “testado e aprovado”, o que significa, na prática, eficiente e confiável.

Do meu ponto de vista técnico, o câmbio CVT Xtronic, da subsidiária da Nissan Jatco, ainda não entrega a resposta que considero ideal para quem valoriza dinamismo. Evoluiu, sim, especialmente no D-Step, mas continua operando com sensação de “alongamento contínuo” sob forte aceleração, característica que não agrada quem busca condução mais envolvente.
Por outro lado, o acerto prioriza suavidade e economia em uso urbano, auxiliado pelo Active Slip Control, que tenta dar respostas mais rápidas ao acelerador em baixas velocidades.

Suspensão retrabalhada
Segundo os engenheiros da Nissan, o eixo de torção da suspensão traseira recebeu reforço estrutural que aumentou a rigidez torcional para maior efeito antirrolagem, junto com as molas e amortecedores recalibrados para maior conforto.

Na dianteira, não há mudanças de arquitetura: o tradicional sistema McPherson com barra antirrolagem permanece, porém com calibração nova para preservar o equilíbrio dinâmico.
Esse ponto merece atenção: mesmo sem novidades estruturais, a calibração de suspensão pode melhorar o conforto percebido, especialmente em asfaltos irregulares, algo cada vez mais relevante no ambiente urbano.

Interior e tecnologia
A cabine repete a boa ergonomia conhecida, agora com painel digital de 7 pol, carregamento sem fio para celular nas versões superiores e multimídia de 9 pol, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Há também a adoção de novos revestimentos conforme a versão, chegando a bancos em dois tons na versão Exclusive, reforçando a estratégia de oferecer crescimento de conteúdo a cada nível.
Mais tecnologia e segurança
O Kait recebe o pacote Nissan Safety Shield (escudo de segurança) com recursos que até pouco tempo só apareciam em modelos mais caros. São 17 sistemas de auxílio ao motorista, distribuídos nas três linhas de defesa, incluindo itens inéditos no preço em que o Kait se situa.
Partindo da versão Active, a de entrada, já há câmera traseira, faróis de LED e bolsas infláveis de cortina. Nas versões superiores surgem detecção de pedestre, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visão 360° e alerta de ponto cego, elevando o conteúdo tecnológico do veículo.

Quatro versões — estratégia de mercado
Importante notar que o Kait passa a oferecer quatro versões, com conteúdo crescente, o que permite posicionar o preço e competir com demais suves compactos sem sacrificar margem.
Active — R$ 117.990
Sense Plus — R$ 139.590
Advance Plus — R$ 149.890
Exclusive — R$ 152.990
A estratégia da Nissan é clara: o novo Kicks mira um consumidor mais exigente, com plataforma atualizada, maior porte e mais equipamentos estruturais.
Já o Kait atende quem busca preço mais acessível, manutenção barata e atualização visual, ainda que por baixo da carroceria o projeto siga sendo o mesmo. Dois produtos diferentes para públicos diferentes, dentro da mesma rede de produção.

Primeiras impressões — antes do test drive
Ainda não dirigimos o Kait. O primeiro contato em movimento deve ocorrer apenas em janeiro/2026, e aí sim será possível entender o real impacto da nova calibração de suspensão e como o câmbio responde em uso urbano, principalmente considerando a integração com a calibração PL-8, que em outros carros chegou a trazer buracos nas acelerações.
Por ora, o que temos é um facelift bem construído, com visual convincente e um pacote de equipamentos competitivo.

Conclusão
O Nissan Kait acrescenta frescor ao antigo Kicks Play sem prometer ser algo que não é. Diante de um mercado de suves compactos cada vez mais disputado, ele aposta em estilo, segurança e preço inicial competitivo em relação aos concorrentes diretos.
A dúvida que ficará para nosso teste é: o CVT evoluiu o suficiente? A calibração PL-8 não trouxe buracos na aceleração como em outros carros? E a nova suspensão entrega mais conforto real no uso brasileiro?
Em poucas semanas poderemos responder com volante na mão.
GB
Ficha técnica resumida – Nissan Kait 2026
| Dados gerais | |
|---|---|
| Modelo | Nissan Kait |
| Ano-modelo | 2026 |
| Origem | Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, RJ |
| Segmento | Suve compacto (B-SUV) |
| Motor e transmissão | |
| Motor | HR16DE – 1,6 litro, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, flex, bloco e cabeçote de alumínio |
| Cilindrada | 1.598 cm³ |
| Potência máxima | 110/113 cv (G/A) a 5.600 rpm |
| Torque máximo | 14,9/15,2 m·kgf (G/A) a 4.000 rpm |
| Alimentação e comando | Injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas com variação contínua (CVVTCS), corrente |
| Câmbio | Automático XTRONIC CVT com D-Step (escalonado para 6 marchas) e modo Sport |
| Tração | Dianteira |
| Suspensão, direção e freios | |
| Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson, com barra antirrolagem e nova calibração específica para o Kait |
| Suspensão traseira | Eixo de torção com reforço estrutural e molas/amortecedores recalibrados para maior conforto |
| Direção | Pinhão e cremlaheira, assistência elétricaa variável |
| Freios | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD e assistência de frenagem de emegência |
| Assistências dinâmicas | Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema Active Slip Control |
| Rodas e pneus | |
| Rodas | Liga de alumínio de 17″ |
| Pneus | 205/55 R17 (todas as versões) |
| Dimensões e capacidades | |
| Comprimento | 4.304 mm |
| Largura (sem espelhos) | 1.760 mm |
| Altura | 1.611 mm |
| Distância entre eixos | 2.620 mm |
| Altura livre do solo | 200 mm |
| Porta-malas | 432 litros |
| Peso em ordem de marcha | 1.139 a 1.157 kg (conforme versão) |
| Capacidade do tanque | 41 litros |
| Ocupantes | 5 passageiros |
| Combustível | Gasolina e etanol (flex) |
| Consumo (Inmetro) | |
| Álcool | 7,8 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada) |
| Gasolina | 11,3 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada) |
| Segurança estrutural | |
| Estrutura | Monobloco com assoalho com conceito “Anti-Submarine” para melhor retenção dos ocupantes em colisões |
| Bancos dianteiros | Bancos Zero Gravity® com apoios de cabeça projetados para reduzir o movimento de cabeça e pescoço em caso de acidente |
| Bolsas infláveis | 6 bolsas infl[aveis (dianteiras, laterais e de cortina) de série desde a versão Active |
| Fixação de bancos infantis (2) | Engates Isofix e fixação superior nos encostos ds bancos traseiros |
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Nissan Kait Active
- Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
- Acionamento de alarme pela chave
- Alarme perimétrico antifurto com imobilizador
- Alerta de cinto de segurança desatado (todos)
- Alto-falantes (4)
- Antena estilo barbatana de tubaráo
- Ar-condicionado
- Assistente de partida em rampa
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro rebatível e bipartido 30:70
- Bancos com revestimento em tecido
- Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity
- Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina
- Câmera traseira com linhas dinâmicas
- Carcaças dos retrovisores externos na cor preto Premium
- Chave inteligente presencial (I-Key)
- Cintos de segurança de três pontos r et rát eispara motorista e passageiros (5)
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Console central com porta-copos duplo
- Controle de estabilidade e tração
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Direção eletroassistida com assistência indexada à velocidade
- Faróis com função luz de aproximação e de acompanhamento
- Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
- Faróis de LED
- Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagrm e assistência à frenagens de emergência
- Lanternas traseiras de LED
- Limpador de para-brisa com controle intermitente variável
- Limpador e desembaçador do vidro traseiro
- Luzes de rodagem diurna de LED
- Maçanetas externas na cor da carroceria
- Modo de condução (Sport)
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Multimídia Nissan Connect com tela tátil de 8″, portas USB (tipo A + tipo C), Bluetooth e conexão para Android Auto e Apple CarPlay
- Para-sóis com espelhos
- Partida por botão assistida
- Porta USB tipo C traseira
- Porta-malas com iluminação e duas alças para sacolas
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e repetidoras de setas
- Rodas de liga de alumínio diamantadas de 17″ com pneus 205/55 R17
- Sensores de estacionamento traseiro
- Tag Sem Parar instalada
- Tapete de borracha
- Tomada de 12 V no console central
- Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Vidros elétricos um-toque descida para o motorista
- Volante com regulagem de altura e distância
- Volante multifuncional
Nissan Kait Sense Plus
Todos os ítens do Active, mais:
- Alerta de colisão dianteira com assistente inteligente de frenagem com detecção de pedestres
- Alerta inteligente e assistemte para prevemção de mudança de faixa
- Bancos com revestivmento de tecido Plus
Nissan Kait Advance Plus
Todos os itens do Kai Sense Plus, mais:
- Abetura e fechamento dos vidros pela chave
- Bancos com revestimento em tecido Signature
- Carregador de bateria de telefone celuar por indução
- Console central com descansa-braço e porta-copos
- Espelho retrovisor interno fotocrômico
- Maçantas internas de porta cromadas
- Multimídia Pioneer com mostrador tátil com mostrador em cores de 9”, potas USB tipo A, Bluetooth e conexão para Amfoid Auto e Apple CarPlay
- Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro
- Portas USB traseiraa tipo C (duas)
- Quadro de instrumentos digital de 7”
- Rack de teto longidinal na cor prata
- Rodas de liga de alumínio estilo Blades de 17” e pneus 205/55 R17
- Vidros dianteiros e traseiros de acionamento elétrico um=toque
Nissan Kait Exclusive
Todos os itens do Advance Plus, mais:
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego transversal à retaguarda
- Alerta inteligente de atenção do motorists
- Ar-condicionado digital automático
- Bancos com revestimento Premium
- Conttrole de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância
- Painel e volante com revestimento Premium
- Tapete de carpete
- Visão 360º inteligente e detector de objetos em movimento




