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Home Categorias especiais Front Page

GWM POER P30: BOM POTENCIAL, MAS PRECISA DE REFINO PARA ACOMPANHAR O SEGMENTO (COM VÍDEO)

PICAPE DIESEL MOSTRA BOA TECNOLOGIA E DESEMPENHO ACEITÁVEL, PORÉM A CALIBRAÇÃO DE AMORTECEDORES E COXINS DE CABINE PRECISA EVOLUIR

identicon por Gerson Borini
18/12/2025
em Front Page, GB, Testes
Imagens: evento GWM / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Imagens: evento GWM / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor







Quando publicamos no AUTOentusiastas a matéria sobre o  lançamento da GWM Poer P30, destacamos a estratégia da marca em entrar no segmento de picapes médias com um pacote robusto de tecnologia, motor turbodiesel moderno e a garantia bem abrangente. Nessa primeira avaliação por estradas do interior gaúcho pudemos avaliar a nova picape em situações de fora de estrada e até um pequeno trecho que nos obrigou a experimentar sua boa capacidade 4×4, conforme podemos relembrar no vídeo abaixo.

Agora, após uma semana de avaliação é possível ir além das promessas técnicas e analisar como esses atributos se traduzem no uso real — e onde ainda há espaço para evolução.

A picape testada está anunciada no site da marca como Poer P30 Exclusive TD 4×4  modelo 25/26 e tem preço de R$ 240 mil.

Quem vê a picape na rua pensa que é uma evolução da Toyota Hilux, dada a similaridade em algumas linhas

Trem de força

O motor 2,4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 m·kgf cumpre o papel de entregar força desde baixas rotações, mérito da curva de torque extremamente atraente — 50% do torque máximo já a 1.000 rpm e o total disponível a 1.500 rpm. Esse comportamento favorece um dirigir relaxado e eficiente, tanto em trechos urbanos quanto rodoviários. Segundo dados do fabricante, a Poer P30 acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s e alcança consumos de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com alcance de 820 km

.

O câmbio automático epicíclico de 9 marchas trabalha com suavidade e inteligência. As borboletas atrás do volante, exclusivas da versão Exclusive, tornam o controle mais fino, sendo especialmente úteis em descidas longas ou para evitar reduções indesejadas em subidas.

Borboletsa atrás do volante é um item que muitos motoristas apreciam

Direção com bom acerto, mas a suspensão…

A direção com assistência elétrica apresenta bom acerto, com definição precisa de centro e esforços coerentes em diferentes velocidades. A sensação ao volante é de previsibilidade, algo essencial numa picape desse porte.

Os pneus Continental CrossContact RX na ,edida 265/55 R19 filtram bem as excitações de alta frequência mas a rigidez da suspensão não ajuda como deveria

A suspensão, porém, é o item que mais pede revisão, e influencia de forma direta a percepção de qualidade dinâmica. Embora utilize arquitetura semelhante à das rivais — triângulos superpostos com mola helicoidal na dianteira e eixo rígido com feixe de mola na traseira — o ajuste final não entrega o nível de conforto esperado. Nas ruas brasileiras, a Poer P30 se mostra dura, transmitindo impactos e vibrações que poderiam ser mais bem filtradas com recalibração de amortecedores, molas e coxins de cabine. A boa notícia é que se trata de uma questão de calibração, e não de concepção estrutural.

O conceito de carroceria sobre chassi traz robustez e é o caminho certo para disputar um lugar no segmento de picapes médias

Adas completos e funcionamento consistente

A picape traz um pacote de assistentes avançados de condução digno de segmentos superiores, destacando-se pela amplitude das funções. O alerta de ponto cego, cuja sinalização fica no interior da cabine, é uma solução inteligente: reduz custo de fabricação e evita fraturas comuns em espelhos com LEDs integrados.

Painel segue a tendência de crescimento da tela multimídia com diminuição do quadro de instrumentos

O controle de cruzeiro adaptativo se mostrou funcional e bem ajustado. No entanto, falta o tradicional botão “Resume”, função frequentemente usada ao retomar a velocidade programada após intervenção do freio.

Alavanca adicional para comando do controle de cruzeiro fica obscurecida pelo volante, o mesmo acontece com o painel complementar no lado esquerdo da coluna de direção

Ergonomia

A cabine da Poer P30 combina bom nível de acabamento, telas amplas e ergonomia competente. A multimídia de 14,6” e o painel digital de 10,25” têm boa legibilidade, enquanto os botões físicos do ar-condicionado preservam a usabilidade em movimento. Falta, contudo, o prático botão físico da temperatura — o comando de voz ajuda, mas ainda não substitui o prazer da operação tátil.

Console alto e comandos à mão

O console central elevado, com a pequena alavanca seletora de câmbio, tipo as de jogos, reforça a sensação de modernidade e boa integração entre ergonomia e estilo.

.

Exterior funcional e caçamba bem resolvida

Com linhas imponentes, faróis em LED e grade volumosa, a Poer P30 segue a estética contemporânea das picapes chinesas, com proporções e presença visual que lembram tendências também vistas nas principais concorrentes do segmento, como a Toyota Hilux. Na caçamba, a capacidade volumétrica de 1.248 litros e a boa carga útil de até 1.018 kg colocam o modelo no nível do segmento. A tampa com mola a gás é um diferenciador prático que melhora bastante o manuseio para abrir e fechar.

 

Experiência ao volante: onde a Poer P30 acerta e onde ainda precisa evoluir

Pontos fortes

  • excelente disponibilidade de torque;
  • direção bem acertada;
  • pacote Adas amplo e funcional;
  • ergonomia competente, com botões físicos essenciais;
  • borboletas úteis para controle fino do câmbio;
  • isolamento acústico de cabine é muito bom;

Pontos a melhorar

  • suspensão rígida e pouco filtrante;
  • ausência do botão “Resume” no controle de cruzeiro;
  • falta de botão físico para temperatura do sr-condicionado;
  • comando de voz poderia ser mais consistente;
Foto AE

Conclusão

A Poer P30 confirma muito do que apontei na matéria de lançamento. Trata-se de uma picape moderna, bem-equipada e construída sobre um conjunto mecânico competitivo, reforçada pela garantia mais extensa do mercado. No uso real, porém, fica claro que o modelo ainda depende de ajustes relevantes no acerto de suspensão e no isolamento de cabines e coxins para alcançar o nível de refinamento dinâmico que hoje diferencia as líderes do segmento.

Uma picape que tem bons atributos, faltando apenas alguns ajustes para decolar no mercado

O potencial está lá, especialmente no trem de força, na direção bem calibrada e no pacote de tecnologia e Adas. Com uma revisão cuidadosa de calibração, a Poer P30 tem condições reais de evoluir rapidamente e se posicionar como uma alternativa consistente entre as picapes médias turbodiesel no Brasil.

GB

Ficha Técnica – GWM Poer P30

MOTORIZAÇÃO E TRANSMISSÃO
Motor 2,4 Turbo Diesel
Potência (cv) 184
Torque (m·kgf) 48,9
Câmbio Automático epicíclico, 9 marchas, com borboletas
Tração 4×4 (modos 2H / 4H / 4L)
DESEMPENHO E CONSUMO
Aceleração 0–100 km/h (s) 11,2
Consumo cidade (km/l) 9,5
Consumo estrada (km/l) 10,6
Alcance cidade/estrada )km) 740 / 820
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.416
Largura 1.947
Altura 1.886
Entre-eixos 3.230
Peso em ordem de marcha (kg) 2.215~2.223
SUSPENSÃO, FREIOS E DIREÇÃO
Suspensão dianteira Triângulos superpostos, mola helicoidsl
Suspensão traseira Eixo rígido com feixe de molas semi-elipticas
Freios Disco nas 4 rodas, ABS + EBD
Direção Assistência elétrica
CAPACIDADES E PESOS
Tanque de combustível (L) 78
Carga útil (kg) 1.018 (Trail) / 1.010 (Exclusive)
Volume da caçamba (L) 1.248
Capacidade de reboque sem/com freio (kg) 750 / 3.100
ÂNGULOS E OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 27
Ângulo de saída (º) 25°
Ângulo de rampa (º_ 21,1°
Distância do solo (mm)) 227
Profundidade de imersão (mm) 500
TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS (EXCLUSIVE)
Painel Tela 10,25” Full HD
Multimídia Tela 14,6”, Android Auto e CarPlay sem fio
Sistema de som 6 alto-falantes + amplificador
Adas Controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego, visão 360°
Climatização Ar-condicionado automático de duas zonas
Bancos Couro, ajustes elétricos, ventilação e aquecimento
Carregador sem fio 50 W
Entrada sem chave Sim, com partida remota
 PNEUS
Trail 265/60 R18 Cooper AT
Exclusive 265/55 R19 Continental HT

Equipamentos — GWM Poer P30

Exterior

  • Carcaça dos retrovisores externos na cor da carroceria
  • Combinação de acabamento externo cromado
  • Emblemas traseiros empreto fosco
  • Estribos fixos rm preto fosco
  • Estepe armazenado sob a caçamba
  • Friso da linha de cintura cromado
  • Grade do radiador com contorno cromado / acabamento cinza escuro
  • Maçaneta da tampa traseira na cor preta
  • Maçanetas externas das portas na cor da carroceria
  • Preparação para capota marírima
  • Protetor de caçamba de material plástico de alta resistência
  • Para-barrpo dianteiros e traseiros
  • Protetor de soleira de material plástico de alta resistência
  • Rack de teto
  • Tampa da caçamba assistida com amortecedor

Rodas e pneus

  • Pneus Cooper AT 265/60 R18
  • Pneus Continental HT 265/55 R19
  • Rodas de liga de alumínio aro 18
  • Rodas de liga de alumínio aro 19

Interior

  • Ajuste manual do volante (altura e distãncia)
  • Alças de teto e colunas dianteiras para motorista e passageiro
  • Aquecimento do banco (motorista/passageiro dianteiro) — Exclusive
  • Ajuste do encosto da 2ª fileira manual
  • Banco traseiro com rebatimento total
  • Banco integrado de peça única
  • Banco do motorista com 6 modos de ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com 4 modos de ajuste elétrico / manual
  • Banco de couro / imitação de couro sintético (conforme versão)
  • Banco traseiro com descansa-braço central
  • Banco traseiro com 2 modos de ajuste de apoio de cabeça
  • Para-sóis com espelho
  • Painel de acabamento de portas de couro
  • Painel com acabamento de torue macio (Exclusive)
  • Vidro traseiro acústico
  • Revestimento do teto em malha

Segurança ativa e passiva

  • 4 sensores de estacionamento traseiro
  • Alarme antifurto com luz piscante e som
  • Alarme de limite de velocidade
  • Alerta de ponto cego nos retrovisores externos
  • Alerta de tráfego transversal na dianteira e traseira
  • Assistente de cruzamento / Frenagem de emergência
  • Assistente de partida em rampa / controle de descida
  • Aviso de colisão traseira
  • Aviso de cinto desatado — 1ª e 2ª fileiras
  • Aviso de porta aberta
  • Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Distribuição eletrônica de frenagem (EBD) + ABS
  • Freio de estacionamento eletromecânico
  • Mitigação de colisão secundária
  • Mitigação de oscilação de reboque
  • Registrador de dados de evento
  • Sensor de pressão dos pneus
  • Sistema de anulação do freio / prioridade do freio
  • Sistema de corte de combustível
  • Sistema de monitoramento de fadiga do motorista

Tecnologia e conectividade

  • Amplificador integrado ao sistema de som
  • Ajuste de volume do som de acordo com a velocidade
  • Antena tipo barbatana de tubarão
  • Bluetooth
  • Carregamento sem fio ianteiro (50 W)
  • Chave inteligente com partida remota
  • Conexão 4G
  • Controle remoto via app / telemática Nível 2 (controle remoto + Wi-Fi)
  • Entrada sem chave para motorista e passageiro
  • Imobilizador eletrônico do motor
  • Painel de instrumentos Full HD de 10,25″
  • Sistema de áudio e vídeo MP5 com 6 alto-falantes
  • Sistema multimídia Full HD de 14,6″ com Android Aoto e Apple CarPlay sem fio
  • Tomada de energia para reboque, USBs traseiros (tipos A e C) e entrada dedicada no retrovisor para alimentação de câmera
  • Travamento automático das portas
  • Desliga/liga motor e sistema de partida por botão

Vidros / Janelas / Espelhos

  • Desembaçador traseiro
  • Janelas: subida com um toque + segurança + fechamento automático
  • Retrovisor externo: rebatimento elétrico + ajuste elétrico + aquecimento + repetidoras de setas
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Vidros das portas traseira esverdeados

Ar-condicionado

  • Ar-condicionado automático de duas zonas
  • Exibição da temperatura externa
  • Saída de ar-condicionado traseira superior

Iluminação

  • Ajuste dos faróis elétrico
  • Acabamento dos faróis preto fumê
  • Assistente de farol alto
  • Desligamento dos farois automático
  • Faróis de LED
  • Faróis de neblina com luz de curva
  • Luz de neblina traseira
  • Lanternas traseiras de LED
  • Luzes de rodagem diurna
  • Luz interna dianteira e traseira
  • Luz para os pés
  • Luz ambiente de cor única

 







Tags: GWM BrasilGWM Poer P30picape diesel GWMpicape média turbodiesel
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