O pequeno DS3 é um dos representantes mundiais do pequeno e divertido grupo dos chamados de hot hatches, que são os carros pequenos de bom desempenho. Já passaram por esta classificação ícones como o Golf GTi, Fiat Abarth, Peugeot 205 GTi e Ford Fiesta ST, todos nome respeitados, então este Citroën não pode fazer feio.
Os requisitos para entrar neste time são simples. Ser pequeno, divertido, relativamente barato e rápido. Também são carros mais notáveis, coloridos, chamativos. Infelizmente aqui no Brasil a parte do “relatativamente barato” falha um pouco, mas o “pequeno” e “divertido” continuam valendo.
A Citroën recriou o nome DS como uma linha de automóveis mais refinados, de maior prestígio dentre sua gama de produtos. O Bob falou do antigo DS 19 nesta matéria e contou de onde vem o prestígio do nome DS. O atual DS3 é o menor modelo na nova linhagem, esta que ainda conta com o DS4 e o DS5, e justamente por ser o menor, é o hot hatch da casa.
Desempenho não falta para este francês, o motor 1,6-litro com turbocompressor entrega bons 165 cv e uma elasticidade impressionante, graças à distribuição da curva de torque (24,5 m·kgf já a 1.400 rpm e 26,5 m·kgf com o overboost, a pressão de superalimentação adicional) e da calibração do motor que não deixa buracos em nenhuma faixa de rotação. É curioso, pois o motor em baixas rotações comporta-se como um motor aspirado comum e só quando mais solicitado ele mostra todo o seu potencial. E isto não quer dizer que exista turbo lag, nem o péssimo comportamento de motor “bipolar”, ou seja, antes do turbo e depois do turbo. No começo estranhei, mas com o passar dos quilômetros esta característica cai bem para andar na cidade, pois o carro comporta-se de forma mais mansa, sem acelerações repentinas e bruscas.
O câmbio é manual, coisa cada vez mais rara hoje em dia nos carros modernos e mais elaborados. As marchas são mais longas, bem escalonadas, seis no total, de fácil engate. Nada de embreagem pesada de carro esporte. O que temos que ter em mente é que o DS3 não é um carro esporte e sim um bom hatch de duas portas.
Muitas semelhanças com o irmão C3 podem ser vistas logo de cara. Literalmente. O visual do DS3 lembra bastante o C3, as linhas características da marca são muito fortes e não deixam dúvida que o DS é um legítimo Citroën. Um detalhe de estilo muito legal é a coluna central invertida e que parece que não vai até o teto. Bem legal. Os logotipos do duplo chevron da marca foram substituídos pelo logo da família DS, para ser evidente que estamos falando de um automóvel distinto. A dianteira do carro lembra bastante o C3, mas logo vemos que o DS3 é de um patamar superior, mais refinado.
Frisos e detalhes cromados chamam a atenção, mas sem exageros. As rodas de 17” destacam-se nas caixas de roda justas, sem muito espaço vazio entre os pneus e o metal. Isto ajuda a dar um ar diferente ao carro. Acho horrível quando “falta” pneu na caixa de roda. Um fator que chama bastante a atenção é a carroceria de duas cores, com o teto branco e o resto do carro vermelho.
O DS3 chama a atenção na rua, provavelmente as duas cores da carroceria, os cromados e as luzes de LED diurnas próximas aos faróis auxiliares ajudam a atrair olhares. É um carro que agrada só de olhar para ele, os designers fizeram um ótimo trabalho. O DS3 tem proporções bem equilibradas, linhas retas casam bem com grandes superfícies curvas sem ficar estranho. O conjunto ótico dos faróis dianteiros bi-xenônio são muito bonitos, com as setas de LED que “correm” pelo farol produzindo um efeito visual diferenciado. Não basta piscar uma luz âmbar, tem que ser uma produção artística, na medida certa, sem ser vulgar.
Rodar com o DS3 na cidade é um pouco diferente do que eu esperava. Por ser um carro com um acerto de suspensão mais esportivo e com pneus de certa forma baixos (205/45R17), o conforto poderia ser prejudicado, mas não foi. O carro roda bem mesmo nas ruas esburacadas da cidade, com um ou outro contato de batente de fim de curso de suspensão, mas nada fora do normal. Um pouco de cuidado resolve.
A direção eletroassistida é leve e rápida, o volante com a parte inferior achatada facilita a passagem das pernas sob ele ao entrar e sair. É um bom compromisso entre o esforço para manobrar e o peso ideal para uma direção mais esportiva. Mudanças de direção são fáceis e precisas, ótimo para o trânsito caótico de São Paulo e para estradas com boas seqüências de curvas.
Um recurso interessante é o Active City Brake que utiliza um um sensor laser de curto alcance localizado no pára-brisa para identificar possíveis obstáculos e até 30 km/h, os freios são acionados automaticamente para evitar um impacto. Também há bancos com aquecimento elétrico para os passageiros da frente, que eu achava uma futilidade no Brasil, mas pela primeira vez achei útil, pois em uma noite fria de São Paulo o recurso veio em boa hora.
Para um carro de uso diário, o DS3 só peca no espaço. O porta-malas de 280 litros não é dos maiores (o C3 tem 300 litros de capacidade), mas os bancos traseiros podem ser rebatidos para aumentar a capacidade. O espaço disponível no banco traseiro para os passageiros é apertado e o acesso só é possível rebatendo os bancos dianteiros, lembrando que o DS3 é duas portas. Na verdade isto só é um ponto negativo dependendo de quem vai usar o carro. Para uma pessoa apenas ou um casal, o DS3 atende muito bem, mas se for uma família maior, já complica.
Quem vai na frente tem muito espaço disponível, o painel é recuado para criar uma sensação melhor de amplitude interna. O entreeixos de 2.464 mm não dá muita margem para espaços grandiosos para os ocupantes do banco de trás. As portas são grandes, se o carro estiver em uma vaga mais apertada, entrar e sair fica um pouco mais difícil, especialmente para pessoas mais altas.
Os bancos são excelentes, com generosos apoios laterais que vestem bem o corpo do motorista e do passageiro. Andando mais forte, os apoios cumprem bem seu papel. A posição de dirigir é boa, mas o curso telescópico do volante poderia ser maior. O pedal do freio também poderia ser um pouco mais próximo ao do acelerador.
Acompanhar os concorrentes do segmento de hot hatches não é problema para o DS3. O conjunto motor e transmissão estão em sintonia com a boa suspensão, que permite que o carro seja firme e ao mesmo tempo dê liberdade para o motorista se divertir. Apenas um pouco de cuidado em saídas de curva um pouco mais arrojadas, pois a frente escorrega sob forte aceleração, mas sem abusar demais o carro vai no trilho. Com 1.240 kg de peso em ordem de marcha, o pequeno Citroën chega em uma relação potência-peso de 133 cv/t, ou peso-potência de 7,5 kg/cv, boa para a categoria.
Podemos dizer que o DS é um carro bem equilibrado entre o compromisso de ser rápido e ser funcional. As expectativas também tem que ser realistas, pois se você espera que este carro ande junto com um Subaru WRX de 300 cv, vai se decepcionar. A velocidade máxima é de 219 km/h e o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. Novamente, o DS3 não é um carro esporte, é um sim bom hatch pequeno para se usar no dia a dia.
O que conta a favor dele é a diferenciação frente a um C3 comum. O acabamento é superior, o desempenho é atraente na medida certa. Até o ronco do escapamento é mais encorpado, mas sem ser deselegante, assim como a quantidade de cromados e brilhos espalhados pela carroceria, que são refinados mas não exagerados. O painel com tela multifuncional conta com GPS e um bom sistema de som, de fácil operação.
O que vai contra é o preço, como sempre. O valor sugerido pela Citroën para o DS3 completo é de R$ 92.870. Para um hatch duas portas é um valor alto, e a comparação com outros carros de preços similares, mesmo que de outras propostas de público alvo é inevitável, e nesta o DS3 pode perder público, além do preconceito — injustificado — que ainda existe com carros franceses, já coisa do passado.
Se o custo não for um impeditivo, o DS3 é uma ótima opção. É prático, dentro de suas limitações físicas de espaço, divertido e bem executado (não é nenhum Rolls-Royce, mas vai bem neste quesito). É o típico carro que você se sente bem ao dirigi-lo, que lhe agrada e torna suas viagens mais empolgantes. Acho que não apenas quem está dentro do DS3 que se alegra, quem o vê passar na rua também esboça sorrisos. Mais carros assim rodando pela cidade ajudariam a acabar com a chatice e monotonia dos carros preto/prata/branco sem personalidade.
Personalidade. Esta é uma característica que poucos automóveis modernos possuem, mas o DS3 foge à regra e isto ele tem de sobra.
MB
Fotos: divulgação
FICHA TÉCNICA CITROËN DS3 2015 | |||
MOTOR | |||
Tipo | 4 cil. em linha, duplo comando por corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e no escapamento, dianteiro, transversal, gasolina | ||
Diâmetro x curso | 77 x 85,8 mm | ||
Cilindrada | 1.598 cm³ | ||
Material do bloco e dos cabeçotes | Alumínio | ||
Taxa de compressão | 11:1 | ||
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm | ||
Torque máximo | 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm | ||
Formação de mistura | Injeção direta | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Transeixo dianteiro manual de 6 marchas à frente e uma à ré | ||
Relações das marchas | 1ª 3,54:1; 2ª 1,92:1; 3ª 1,33:1; 4ª 1,03:1; 5ª 0,82:1; 6ª 0,68:1; ré 3,31:1 | ||
Relação do diferencial | 3,56:1 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior transversal com duas articulações, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
DIREÇÃO | |||
Caixa de direção | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade | ||
Relação de direção | n.d | ||
N° de voltas entre batentes | n.d | ||
Diâmetro mínimo de curva | 10,5 m | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 283 mm | ||
Traseiros | A disco de 247 Ø mm | ||
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Alumínio, 6,0J x 17 | ||
Pneus | 205/45R17 | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Arquitetura | Monobloco em aço, hatchback de duas portas, cinco lugares | ||
Aerodinâmica | 0,31 | ||
Área frontal | 2,36 m² (estimada) | ||
Área frontal corrigida | 0,731 m² | ||
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 3.948 mm | ||
Largura sem/com espelhos | 1.715/1.994 mm | ||
Altura | 1.483 mm | ||
Entreeixos | 2.464 mm | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.465/1.467 mm | ||
CAPACIDADES E PESOS | |||
Porta-malas | 280 litros | ||
Tanque de combustível | 50 litros | ||
Peso em ordem de marcha | 1.240 kg | ||
DESEMPENHO E CONSUMO INMETRO | |||
Velocidade máxima | 219 km/h | ||
Aceleração 0-100 km/h | 7,3 s | ||
Consumo urbano | 11,3 km/l | ||
Consumo rodoviário | 14,4 km/l | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 6ª | 46,6 km/h | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª | 2.575 rpm | ||
Rotação à vel. máxima em 5ª | 5.700 rpm | ||
INFORMAÇÕES ADICIONAIS | |||
Troca de óleo e revisão | 10.000 km | ||
Garantia | 3 anos |
CITROËN DS3, PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS |
CONFORTO |
Apoio de braço entre os bancos dianteiros escamoteável, com porta-objetos |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros reguláveis em altura |
Ar-condicionado digital e automático com filtro de partículas e filtro de carvão ativo |
Bancos dianteiros com regulagem longitudinal, inclinação do encosto e altura |
Bancos traseiros rebatíveis 1/3-2/3 |
Chave Plip com comando de abertura das portas |
Computador de bordo |
Iluminação interna dianteira para o pés e no console |
Indicador de temperatura externa |
Lâmpada de teto com luz individual de leitura |
Luz de acompanhamento externa após travamento das portas |
Pára-brisa laminado acústico |
Perfumador de painel |
Porta-luvas refrigerado e com iluminação |
Rádio CD Player MP3 com comandos satélite na coluna de direção, 6 alto-falantes, entrada USB e Jack |
Revestimento dos bancos em couro Claudia perfurado com sistema de aquecimento (OPC) |
Revestimento dos bancos em tecido 3D Akinen |
Sistema viva-voz – Bluetooth com transmissão dos MP3 para o rádio |
Tapetes dianteiros e traseiros |
Tomada 12 V dianteira |
Volante revestido de couro com detalhes cromados, regulagem de altura e distância |
SEGURANÇA |
Acionamento das luzes de emergência em caso de frenagem brusca |
Acionamento elétrico do condutor um toque com proteção anti-esmagamento |
Alerta de não utilização dos cintos de segurança dianteiros |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de esforço |
Cintos de segurança traseiros de três pontos com limitador de esforço |
Controlador automático de velocidade com controle por satélite na coluna de direção |
Detectores de obstáculos traseiros com informação sonora e gráfica |
Faróis com acendimento automático |
Faróis de neblina |
Fixação Isofix para cadeiras de crianças nos bancos traseiros |
LEDs para iluminação diurna |
Limpador do pára-brisa automático com detector de chuva e indexado a velocidade |
Palhetas de pára-brisa de tipo palheta plana |
Repetidores do pisca sob os retrovisores externos |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Retrovisores externos com regulagem elétrica e rebatíveis eletricamente |
Seis bolsas infláveis (frontal condutor e passageiro, de tórax e cortina) |
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento |
ESTILO |
Alavanca de freio de estacionamento revestido de couro |
Dupla ponteira de escapamento cromada |
Friso lateral cromado |
Maçaneta das portas cromada |
Manopla do câmbio revestida de couro com detalhes cromados |
Mascara de painel tipo Carbotech |
Pára-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo |
Plip personalizado com pastilha colorida (em função da cor da carroceria ou do teto) |
Retrovisores exteriores cromados |
Rodas de alumínio Bellone diamantadas pretas aro 17 polegadas |
Sapatas de pedais e apoio de pé esquerdo de alumínio |
Soleiras cromadas |
Teto preto (independente da cor da carroceria) |
Volante com acabamento em couro e detalhes cromados de 363 mm de diâmetro |