Eu estava começando essa matéria dizendo que o segmento de sedãs médios é disputadíssimo. Na verdade, ele tem muitas opções interessantes, mas a disputa fica entre Toyota e Honda, que juntas correspondem a mais de 50% do volume emplacado. Corolla e Civic são os melhores carros? Isso depende da sua definição de melhor. Nesse segmento muita coisa conta além do produto como status, relacionamento com a marca, tradição e imagem de qualidade. E somando tudo isso, Toyota e Honda são praticamente imbatíveis. E adivinhe quem vem ganhando espaço e está na terceira posição em emplacamentos em 2015? O nipo-mexicano Nissan Sentra! Mas a distância ainda é grande. Em 2015, até maio, a Toyota emplacou 26.153 Corollas, a Honda, a metade disso, com 13.474 unidades (mas mandou bem no HR-V, que de certa forma acaba levando consumidores de Civic), e depois vem o Sentra, com quase a metade do volume do Civic, com 6.014 unidades. Como eu disse, quase não há disputa.
Mas números de vendas ou emplacamentos não contam toda a história. Não é muito justo simplificar o sucesso ou fracasso de um modelo apenas por esse indicador. O que dificilmente nós e os consumidores ficamos sabendo é quais são os objetivos das marcas, que envolve capacidade de produção, posicionamento de marca, prioridade de modelos e outras questões internas. Vou dar um exemplo.
Todo mundo acha que o Etios foi um tiro errado da Toyota. Mas pergunte para um executivo da Toyota e perceba que internamente é considerado um sucesso. Uma nova fábrica foi construída, gerou empregos, os volumes de produção foram vendidos, e inclusive estão aumentando em 2015. E conversando com o pessoal da Nissan, eu percebi que o Sentra está até um pouco melhor do que os planos da marca. Então pense mais amplamente antes de julgar determinado modelo porque o que vemos no mercado não é simplesmente o resultado da aceitação de um produto e sim uma combinação de fatores externos e internos.
Falando do Sentra, durante a viagem de teste que fiz do Rio de Janeiro até Armação do Búzios na última 5ª feira, postei uma foto no meu Facebook. De imediato apareceu o comentário de um leitor: “Bom, bonito e barato!”. Acho que ele acertou em cheio.
Ao rodar com o Sentra é fácil de perceber que ele é bom. É um carro extremamente suave em tudo, desde o toque nas diversas superfícies, passando pelo isolamento acústico e suavidade do motor e da caixa CVT. O motor MR20DE de 2 litros, 16 válvulas, com bloco e cabeçote de alumínio e comando acionado por corrente e variável apenas na admissão, é uma exclusividade para o Brasil, uma vez que o consumidor brasileiro mais conservador ainda acha que tamanho é documento. Mas mesmo sendo 2-litros sua potência de 140 cv é inferior os concorrentes, porém o torque máximo de 20 m·kgf está bem próximo. Mais que os números, o que importa é que na prática o desempenho satisfaz.
O que ajuda no desempenho é a caixa CVT, também de operação suave e com respostas muito rápidas, e quase sem efeito banda elástica, o que aumenta o prazer durante as acelerações. Do que eu realmente senti falta foi um escalonamento simulado, marchas virtuais, principalmente para reduções, como há no irmão maior, o excelente Altima. Não há “modo manual” nem borboletas. O que existe ainda é aquele pequeno botão na alavanca que desativa o overdrive, ou seja, limita as relações mais longas. E ainda uma posição L na alavanca do câmbio. Meio antiquado, mas funciona. De acordo com pesquisas internas da Nissan, apenas 1% dos motoristas que dispõem de borboletas as usam — bem, eu estou nesse grupo. Mas entendo que o Sentra é um carro voltado para o conforto. Na minha opinião valeria a pena usar a caixa, ou a lógica da caixa do Altima no Sentra, incluindo borboletas. Mesmo que a grande maioria não use, seria um bom argumento de vendas. Apenas 5% dos Sentra são da versão S, com caixa manual de seis marchas.
Andando no modo “tiozão”, a 100 km/h constantes, cheguei a fazer 17 km/l, mas foi me dando sono e mudei para o modo PK, aí estraguei tudo. Quase que todas as vezes em que estou com um carro bacana e encontro pessoas, a primeira pergunta, que me desmonta, é sobre o consumo. Com tanta coisa mais entusiasta para se saber… Tanto o Sentra manual quanto o automático têm nota A no Programam Brasileiro de Etiquetagem. E na prática, o consumo é bom; no trecho de 180 km de estrada, com algumas escapadas para trechos urbanos, fiz os 12,9 km/l obtidos pelo Inmetro.
O interior do Sentra também é dos mais comportados, muito bem executado mas sem grandes emoções. Está tudo lá, tudo macio e suave ao toque. Não encanta pelas formas, mas pelo esmero. O quadro de instrumentos é bem legível e todos os comandos são muito intuitivos. O espaço é muito bom com entreeixos de 2.700 mm e porta-malas de 503 litros.
A suspensão, dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, com barras estabilizadoras e 6 mm mais alta que a versão americana, tem reforços e calibração específica par o Brasil. A direção, com assistência elétrica regressiva com o aumento da velocidade, tem relação para 16:1, em um bom compromisso conforto/segurança. Suspensão e direção também estão ajustados para o conforto.
Também durante o teste, em uma paradinha para fotos, um leitor que dirige um Sentra como carro de trabalho comentou que a suspensão “bate muito”. Eu desviei do percurso viagem para pegar vias mal pavimentadas e até um pequeno percurso de estrada de terra. Também passei por lombadas. A suspensão mais ajustada para o conforto tem constante de mola um pouco mais leve e se abusarmos na buraqueira ela pode chegar ao final de curso. Mas eu realmente tive que abusar um pouco para acontecer isso. Acredito que um motorista pacato não vai perceber e vai adorar o conforto. Tenho um amigo que tem um Sentra, que o comprou justamente pelo conforto, e nunca reclamou disso.
Já deu pra ver que é bom. Vamos ao bonito.
Aqui depende também do que cada um vê como beleza. Mesmo que de exista um conceito universal de beleza, alguns ainda tem percepções diferentes. O Sentra tem formas muito suaves também. O destaque para mim são os pára-lamas dianteiros um pouco mais salientes. O carro é o mais longo do segmento, o que ajuda nas suas linhas e na impressão de carro grande. Eu diria que o Sentra tem uma beleza clássica. Imagine uma mulher ou um homem maduros, nos seus 40 anos, e boa forma, bem vestidos, sem exageros e que não precisam chamar muita atenção.
Acho dificílimo alguém não simpatizar com o Sentra. A grade dianteira talvez seja a parte um pouco menos resolvida. Os japoneses, de forma geral, ainda não encontraram uma boa identidade de marca. Nessa foto aí embaixo ele me lembrou um pequeno cação, todo liso, com uma fluidez impecável. O coeficiente de arrasto é 0,287, um pouco maior do que o desenho sugere.
Barato!?
Bem, como por aqui nada é barato, quando falamos em preço o mais importante é a comparação com similares, ou seja, o preço relativo. Mas comparar apenas o preço de lista não é suficiente. Quem freqüenta o supermercado Pão de Açúcar já deve ter notado que alguns produtos trazem na etiqueta de preços o preço relativo a uma fração de peso ou volume. Alguma etiquetas têm escrito: nessa embalagem 100 g R$ XX. Eu uso muito para saber qual garrafa de de refrigerante vale mais a pena. A Coca-Cola de 2 litros sai mas cara que a de 1,5 litro, por exemplo, quando deveria ser ao contrário. E a de 600 ml então é um absurdo. Gosto de comparar também os requeijões. Quando criança só existia o Poços de Caldas. Agora tem umas 10 marcas. Alguns com preço similar, mas com copo de 200 gramas, enquanto o Poços de Caldas tem 220 gramas. A pegadinha é que todos os copos tem o mesmo tamanho externo, mas nos espertos o fundo é elevado por dentro da borda inferior. Deveriam prender os caras que fazem isso.
Em um carro é muito difícil de se estabelecer uma base de comparação. Até porque quando compramos um carro não compramos apenas um produto, e sim uma experiência que envolve todo o período em que ficamos com ele. E também é difícil comparar versões. A mais básica de um fabricante pode ser mais cara que outro, mas ter mais conteúdo. Cada um tem sua estratégia. De todo modo, o pacote do Sentra, que parte de R$ 69.190 na versão S manual, vai até os R$ 87.490 na completíssima e nova versão Unique. A faixa do Civic vai de R$ 70.900 a 88.400 e a do Corolla, de R$ 69.690 a 100.990.
Alguns dos destaques do Sentra desde a versão de entrada, a S, são: chave inteligente presencial (I-Key), faróis de neblina, faróis principais e lanternas traseiras em LED, rodas de liga leve aro 16″, sistema eletrônico de ignição com botão de partida, volante com acabamento em couro, Bluetooth com comandos no volante, banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus) e rádio/CD Player com MP3, função RDS e 4 alto-falantes. Eu particularmente gosto dessa chave de presença com botão de partida. Quando nunca se usou pode parecer desnecessário. Mas quando se acostuma é um item bacana. No Sentra é à prova de se trancar o carro com a chave dentro. Toda vez que testamos carros com esse tipo de chave é uma neura total para não deixar a chave dentro.
Por mais R$ 6.800, com preço R$ de 75.990, se chega à versão SV com caixa automática, ar-condicionado automático digital de duas zonas, acabamento dos bancos de couro na cor preta (com partes e material sintético), controles de estabilidade e tração, controlador automático de velocidade de cruzeiro e rádio CD Player com MP3 e mostrador 4,3″ em cores, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, USB no console central e 6 alto-falantes. O destaque aqui é para o controle de estabilidade e tração, que precisou ser calibrado especificamente para o Brasil devido ao exclusivo motor de 2 litros.
Seguindo nas versões, a SL, por mais R$ 6.500 e preço de R$ 82.490, tem a mais que a SV bolsas infláveis laterais e de cortina, sensor crepuscular, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve aro 17 com pneus 205/50 R17, sensor de estacionamento, sistema de navegação com o Nissan Connect, rádio/CD Player com MP3 e mostrador de 5,8″ em cores, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, USB no console central e 6 alto-falantes, e câmera traseira. Por mais R$ 2.500 adiciona-se o teto solar.
O sistema Connect disponível nessa versão e na próxima, a Unique, faz a conectividade do carro com apps de smartphones. O funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app e é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. Não testei, pois peguei o carro antes de receber a apresentação. Mas pelo que a Nissan apresentou, é possível fazer a consulta de endereços no app e enviar para o navegados do carro. A coisa mais irritante que existe é preencher o endereço nos navegadores. Sem contar que na maioria deles não é possível fazer busca. Então esse sistema é bastante útil e facilita a nossa vida.
O trajeto da viagem de teste foi feito pelo navegador, muito fácil e intuitivo para usar. O Bluetooth foi o que conectou mais rapidamente com meu celular considerando todos os carros que já testei. E entrei e saí do carro várias vezes sendo que em todas elas a conexão se restabeleceu muito rápido e sem complicações.
E a novidade da linha 2016, a versão Unique, que custa mais R$ 2.500, e sai por R$ 87.490, tem a mais que a SL o teto solar, acabamento interno em tons cinza e bege, rodas esportivas exclusivas aro 17, soleiras das portas iluminadas, emblema “UNIQUE” na tampa do porta-malas, frisos laterais na base das portas na cor da carroceria, automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e alarme volumétrico. Esses dois últimos deveriam ser de série em todas as versões. Nessa versão as rodas são realmente mais esportivas e acrescentam um toque especial no Sentra.
Ainda como parte do pacote “barato”, a Nissan diz que o Sentra tem o menor custo de manutenção do segmento, com custo total de todas as revisões de R$ 2.244 até a revisão de 60.000 km, inclusive. No gráfico mostrado o modelo mais caro tem esse custo de R$ 4.604. Mas na lista dos concorrentes faltou o Civic, e o custo do Corolla é pouca coisa maior. Porém o Sentra conta com dois anos de assistência a panes, enquanto a maioria tem apenas 1 ano. É fácil de se comprometer com isso quando se fabrica um carro que quase nunca dá problemas.
O pacote do Sentra me parece atraente e racional com um custo-benefício interessante. Mostra que a Nissan está se empenhando em agradar o consumidor brasileiro. Alguns ajustes como simulação de marchas e modo manual do câmbio, uma integração do sistema multimídia com o mostrador no meio do painel, faixa degradê e luz traseira de nevoeiro (estes dois últimos apontados pelo Bob na época do lançamento) o tornariam ainda mais competitivo.
Já estamos conversando com a Nissan para um Teste de 30 Dias com o Roberto Agresti.
A explicação sobre a caixa CVT durante a apresentação da linha 2016 foi muito boa e fácil de entender. Abaixo segue um vídeo dessa parte da apresentação e mais algumas fotos da própria Nissan. Em seguida às fotos, ficha técnica e lista de equipamentos.
PK
FICHA TÉCNICA MISSAN SENTRA SL E UNIQUE | |
MOTOR | |
Tipo | MR20DE, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente, variador de fase na admissão |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio |
N° de cilindros/configuração | 4 / em linha |
Diâmetro x curso | 84 x 90,1 mm |
Cilindrada | 1.987 cm³ |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão | 9,7:1 |
Potência máxima | 140 cv a 5.100 rpm (álcool/gasolina) |
Torque máximo | 20 m·kgf a 4.800 rpm (álcool/gasolina) |
N° de válvulas por cilindro | 4 |
N° de comando de válvulas/localização | 2 / cabeçote |
Formação de mistura | eletrônica multiponto seqüencial no duto |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Transeixo dianteiro CVT |
Relações das marchas | de 2,631 a 0,378:1 |
Relação de diferencial | 5,097:1 |
FREIOS | |
Dianteiro | A disco ventilado Ø 292,1 mm |
Traseiro | A disco Ø 279,4 mm |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora; subchassi |
Traseira | Eixo de torção. mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Relação | 16:01 |
Nº de voltas entre batentes | 3,3 |
Diâmetro mínimo de curva | 10,6 m |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx17 pol. |
Pneus | 205/50R17 Continental ContiPremium |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.348 kg |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, quatro portas, cinco lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.625 mm |
Largura sem espelhos | 1.761 mm |
Altura | 1.513 mm |
Distância entre eixos | 2.700 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.530/1.535 mm |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal (estimativa calculada) | 2,13 m² |
Área frontal corrigida | 0,617 m² |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 503 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 186 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 10,1 s |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade | 6,9 km/l (A) / 10,2 km/l (G) |
Estrada | 9,1 km/l (A) / 12,9 km/l (G) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em D | 60,5 km/h |
Rotação do motor a 120 km/h em D | 2.000 rpm |
Rotação do motor à vel. máx. em D | 5.100 rpm |
LISTA DE EQUIPAMENTOS SENTRA 2,0 UNIQUE 2016 |
TRANSMISSÃO |
Câmbio automático XTRONIC® CVT com função overdrive |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto |
Acabamento dos bancos em couro cor “Greige” |
Acabamento interno na cor “Greige” |
Acendimento automático dos farois (sensor crepuscular) |
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas |
Ar condicionado automático digital, duas zonas. |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus) |
Chave inteligente presencial (I-Key) |
Computador de bordo com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas |
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado |
Conta-giros |
Controle automático de velocidade com comando no volante |
Controle de áudio no volante |
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Iluminação interna central |
Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro |
Mostrador digital de quilometragem total e parcial e mensagens de alerta |
Pára-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro |
Porta-copos dianteiros (2) |
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa braço |
Porta-óculos |
Relógio integrado ao mostrador do equipamento de áudio |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Retrovisores externos com regulagem elétrica |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente |
Sistema de partida a frio Flex Start |
Sistema eletrônico de ignição (partida por botão) |
Tampa de combustível com abertura interna |
Tapete em carpete |
Teto solar com controle elétrico |
Tomada de 12 V integrada ao console central |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos e com função antiesmagamento |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos sendo função um-toque para o vidro do motorista |
Volante com acabamento em couro |
Volante de três raios com regulagem de altura e distância |
APARÊNCIA |
Faróis e lanternas traseiras em LED |
Friso lateral pintado |
Lanternas traseiras em LED |
Lanternas traseiras em LED |
Maçanetas externas de abertura das portas cromadas |
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas |
Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo com luzes indicadoras integradas |
Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/50 R17 (Continental ContiPremium Contact2) |
Soleiras iluminadas das portas, tapetes e badge exclusivo com logotipo “UNIQUE” |
SEGURANÇA |
Alarme volumétrico |
Alças de teto retráteis (3) para os passageiros |
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) |
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor |
Bolsas infláveis e laterais e de cortina |
Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro |
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura e 3 cintos traseiros de três pontos |
Controles de tração e estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC) |
Faróis de neblina |
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX e LATCH) |
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem(BA) |
Limpador de pára-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável |
Sensor de estacionamento |
Sistema elétrico de travamento central das portas |
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Rádio CD Player com MP3 com mostrador 5,8″ colorido, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB no console central, e 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Câmera traseira com imagem integrada ao mostrador do rádio |
Sistema de navegação integrado ao painel com Nissan Connect® |
Bluetooth com comandos no volante |
*Contém partes em couro legítimo e couro sintético |
CORES |
Sólidas |
Preto Premium (KH3) |
Metálicas |
Prata Classic (K23) |
Branco Diamond – Perolizado (QAC) |