Mirando um segmento abaixo do Sprinter que tem peso bruto total de 3.500 a 5.000 kg, o comercial leve Mercedes-Benz Vito acaba de ser lançado com peso bruto total de 3.050 kg.
O novo Mercedes-Benz Vito pode ser descrito como um cruzamento do Sprinter com um Classe C. Obviamente pelo maior peso do Sprinter, o Vito é mais parecido com ele. Mas mesmo sendo uma van comercial, a Mercedes conseguiu trazer elementos dos carros de passeio na dianteira, como faróis e grade. Nem todas as vans são um tijolo. O Vito tem linhas mais arrojadas e menos retas, proporcionando mais leveza e beleza.
Outro elemento importante dividido com a Classe C (e outros modelos de passageiros também) são os motores, o M274 4-cilindros ciclo Otto turbo (flex no Vito) e o 4-cilindros diesel turbo OM622 (um Renault R9M).
Com um tamanho mais compacto que o Sprinter, a aposta da Mercedes-Benz é na melhor mobilidade do Vito para enfrentar o caos do trânsito nas grandes cidades brasileiras, facilitando inclusive a vida do motorista, já que requer habilitação categoria B apenas, a mesma dos carros de passeio. As dimensões do Vito são: 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores), 1.910 mm de altura e 3.200 mm de distância entre eixos.
O modelo está disponível em três versões que proporcionam uma gama grande de possibilidades de aplicações como turismo, traslados, transporte VIP, ambulância, frigorífico, entregas, oficinas móveis, famílias grandes e assim vai. Todas elas têm porta traseira que abre para cima, e com a altura de quase 2 m é necessário um bom espaço atrás para abri-la. Todas as versões também tem duas portas dianteiras e apenas uma porta lateral, direita, corrediça, sem acionamento elétrico.
A três versões
Furgão: Vito 111 CDI: é equipado apenas com motor diesel turbo, caixa manual de seis marchas, com capacidade de carga de 1.225 kg e 6 m³ de volume de carga; ar-condicionado é opcional. Na frente há o banco do motorista individual, mas colado ao banco dos dois passageiros dianteiros, com encosto fixo e o passageiro do meio bem apertado.
Van: Vito Tourer 119: apenas com motor turbo flex e caixa manual de seis marchas em duas versões. A Comfort 8+1, com capacidade para oito passageiros mais o motorista, a mesma configuração de bancos dianteiros da versão furgão, e mais seis lugares atrás, todos individuais e com cintos de três pontos, e com um nível bem básico de equipamentos. A versão Luxo 7+1 leva sete passageiros e o motorista, com apenas dois lugares na frente e mais seis lugares atrás, todos também individuais e com cintos de três pontos, e um nível de equipamentos um pouco melhor; ambas com um belo porta-malas de 900 litros.
A Mercedes quer vender o Vito como referência em segurança ativa em todas as versões. Ele é equipado com o Programa Eletrônico de Estabilidade, o ESP adaptativo 9.1i. Essa versão, a mais recente, adapta a reação do ESP de acordo com a condição de carga, que em veículos comerciais afeta a localização do centro de gravidade com mais intensidade. Além do ESP o Vito ainda é equipado com ABS, ASR (Controle de Tração), BAS (Assistência a frenagens de emergência) e EBD (Distribuição Eletrônica das Forças de Frenagem). Para mitigar a chance de colisões traseiras as luzes de freio sinalizam uma frenagem de emergência (piscando) para o condutor do veículo que vem atrás. Nas versões de passageiros há engates Isofix para pelo menos 4 bancos infantis — importante para famílias.
Todas as versões do Vito também tem outros destaques: O Attention Assist (assistente de monitoramento de cansaço) e o Crosswind Assist (assistente de vento lateral)
O Attention Assist analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro. Esse sistema faz uma leitura constante de uma miríade de parâmetros com tempo viajado em uma mesma marcha, distância percorrida, acionamento de comandos, acionamento dos freios e muitos outros. A partir da interpretação dessas informações o sistema pode entender que o motorista esteja cansado e assim emitir o alerta sugerindo uma pausa para um descanso ou cafezinho.
O Crosswind Assist ameniza o efeito de ventos laterais, mais acentuado em veículos de grande superfície lateral, por meio do acionamento unilateral dos freios, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória ao ser golpeado por ventos fortes. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.
Também há o Hill Start Assist (assistente de partida em rampa), já comum em muitos carros de passeio e importante em veículos comerciais, que mantém os freios aplicados nas partidas em inclinações de 2 a 3 segundos, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.
Andando com o Vito
A versão Luxo com motor flex de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm e com excelente torque máximo de 30,6 m·kgf entre 1.250 e 4.000 rpm e caixa manual de seis marchas, apenas com motorista e um passageiro, apresentou respostas muito rápidas e um desempenho bem interessante com uma excelente elasticidade. O isolamento do motor é perfeito e sua operação é muito suave. No trecho de estrada fizemos 16 km/l (a Mercedes não informa o consumo). O escalonamento das marchas é muito bom assim como o posicionamento da alavanca.
A versão Furgão com o diesel turbo de 4 cilindros e 1,6 litro, 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 27,5 m·kgf entre 1.500 e 2.500 rpm e caixa manual de seis marchas foi bem melhor que a expectativa gerada pelos dados. Vazio, o desempenho também foi satisfatório. Imagino que carregado esteja bem de acordo com a proposta comercial do modelo. Destaco também a suavidade e silêncio de operação do pequeno diesel. Na estrada obtive a média de 16,5 km/l.
Comum nos dois modelos é a boa posição de dirigir, que embora seja mais elevada e vertical, é confortável, com destaque para o ajuste de altura e distância do volante. A direção com assistência elétrica é bem leve em manobras e mais firme de acordo com a velocidade. Achei a calibração muito boa. A modulação dos freios é excelente. Ambos estavam equipados com pneus 195/65 R16. As suspensões, independentes na frente e atrás, são muito bem calibradas na condição sem carga. A versão Luxo me pareceu um pouco mais seca e a diesel um pouco mais confortável. Andei atrás também na versão Luxo e gostei.
A Mercedes espera vender mais as versões furgão e Comfort, com maior apelo comercial. A Luxo deve servir transportes VIP e famílias grandes. Todas elas têm um excelente acabamento, mas claramente voltado para trabalho. A Luxo poderia ter caixa automática e muitos outros mimos. Do jeito que está pode frustrar os amantes da estrela que têm famílias grandes que já experimentaram minivans derivadas de carros de passeio.
Preços e equipamentos
Furgão Vito 111 CDI R$ 114.990
• Capacidade para dois acompanhantes mais o motorista
• Vidros elétricos na frente
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomada 12 V no console central
• Porta-luvas com chave
• Bancos com cinto de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça
• Piso naval no comportamento de carga
• Parede divisória no compartimento de carga
• Revestimento lateral e luz no comportamento de carga
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador temperatura exterior no painel
• Rodas de aço de 16″
• Ar-condicionado (opcional)
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhantes
• Luzes de freio adaptativas
Van Vito Tourer 119 Comfort 8+1 R$ 129.990
• Capacidade para oito passageiros mais o motorista
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Vidros elétricos na frente
• Janelas fixas atrás
• Saídas de ar-condicionado e aquecimento dianteiras e traseiras
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomada 12 V no console central
• Porta-luvas com chave
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador temperatura exterior no painel
• Alça de acesso ao salão de passageiros
• Apoios de cabeça ajustáveis em todos os bancos
• Cinto de segurança de 3 pontos em todos os bancos
• Engates Isofix para 4 bancos de crianças
• Bancos com sistema de fixação de fácil remoção e engate rápido
• Trava para crianças na porta corrediça lateral
• Rodas de aço de 16″
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhantes
• Luzes de freio adaptativas
Van Vito Tourer 119 Luxo 7+1 R$ 139.990
• Capacidade para sete passageiros mais o motorista
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Vidros elétricos na frente
• Janelas fixas atrás
• Saídas de ar-condicionado e aquecimento dianteiras e traseiras
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Volante multifuncional com computador de bordo
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomadas 12 V no console central e ao lado dos bancos dos passageiros
• Porta-luvas com chave
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador de temperatura exterior no painel
• Luzes internas de LED (frontal e de leitura)
• Alça de acesso ao salão de passageiros
• Bancos rebatíveis individualmente em courino com encosto reclinável e apoio para braços
• Banco do motorista e acompanhante também com regulagem de altura
• Apoios de cabeça ajustáveis em todos os bancos
• Cinto de segurança de 3 pontos em todos os bancos
• Engates Isofix para 4 bancos de crianças
• Bancos com sistema de fixação de fácil remoção e engate rápido
• Trava para crianças na porta corrediça lateral
• Retrovisores externos elétricos com aquecimento
• Rodas de liga leve de 16″ (série) e de 17″ (opcional)
• Pára-choque na cor do veículo e faróis de neblina
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhante
• Luzes de freio adaptativas
PK
Galeria Vito Tourer Luxo
Galeria Vito Furgão