Publieditorial, saiba sobre esta e outras ações do AE
O AUTOentusiastas foi escolhido pela Fundação Toyota do Brasil para divulgação de suas principais ações. Nós ficamos honrados com isso e temos certeza que o assunto é de interesse dos nossos leitores. Mesmo não tratando diretamente sobre carros essas ações como esta nos mostram um outro lado da empresa. As ações da Fundação demonstram como a Toyota investe em sustentabilidade, preservação ambiental e na formação de cidadão. Seus projetos visam trazer objetivos práticos e mensuráveis apoiados na formação de cidadãos mais conscientes apoiados nos Valores e na Missão da Fundação. Por isso apoiamos este ação.
Fundação Toyota
Valores
“A Responsabilidade Social Corporativa da Toyota do Brasil visa a defesa, a preservação e a conservação do meio ambiente brasileiro (incluindo todos os seus biomas) e a promoção do desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação voltada para o aprimoramento integral do cidadão brasileiro, e sua formação para o exercício da cidadania.”
Missão
Promover a Sustentabilidade, por meio de ações de cunho ambiental e educacional que beneficiem a sociedade brasileira e sua riqueza cultural, reafirmando os valores e o compromisso da “Toyota do Brasil” com o desenvolvimento social do Brasil.
A divulgação será feita por quatro vídeos disponíveis no nosso canal do YouTube, sendo o primeiro sobre o projeto Ambientação, agora em dezembro. Os próximos três devem ser postados em janeiro.
Projeto Ambientação
A Fundação Toyota do Brasil em parceria com as Prefeituras de Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), cidades onde há unidades de Toyota, promove o Projeto Ambientação que tem foco na preservação do meio ambiente e é voltado para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade.
A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practice ou Práticas de Negócios Toyota). O objetivo é desenvolver e implantar projetos que promovam a educação em questões ambientais como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades do local.
Nesta parceria, a empresa apresenta aos estudantes as atividades de preservação ambiental que realiza nas suas unidades. Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, reciclagem de lixo, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.
Com base nestas atividades, os temas são sorteados e os alunos desenvolvem um projeto cujo andamento das atividades é acompanhado por colaboradores da empresa e da Fundação Toyota do Brasil, que desenvolvem estratégias junto aos alunos e professores e propõem metas de redução do consumo de água e energia elétrica, além da implementação do gerenciamento de resíduos.
Ao término do programa, os trabalhos vencedores são expostos e os alunos e professores das instituições recebem certificados e premiações. No total, o projeto já envolveu mais de 450 mil pessoas entre estudantes, pais dos alunos, funcionários das escolas e a comunidade.
No vídeo no topo da matéria é possível ver as próprias crianças explicando os projetos. Sem dúvida um legado para a sociedade que pode se propagar além dos resultados práticos obtidos nessa ação.
Principais resultados:
Escolas Municipais de Indaiatuba: 25% de redução no consumo de água;
Escolas Municipais de Guaíba: 15% de redução de energia elétrica e 35% de redução no consumo de água;
Cidade de Sorocaba: 42,8% de redução média de consumo de água e 5% na redução de resíduos.
AE/PK