A Honda Aircraft Company e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos anunciaram mais uma conquista para o HondaJet. O jato mais avançado do mundo recebeu a Certificação de Tipo, documento que atesta a sua aeronavegabilidade.
A FAA apresentou a certificação para o presidente da Honda Aircraft, Michimasa Fujino, perante mais de 2 mil convidados presentes na sede da empresa, em Greensboro (Carolina do Norte), dentre os quais o responsável pela entidade, Michael Huerta, representantes do governo, líderes da sociedade civil, colaboradores, fornecedores e parceiros da fabricante de aeronaves.
“Conquistar a Certificação de Tipo da FAA é um marco monumental para o HondaJet”, disse Fujino. “Consolidamos a Honda Aircraft como uma nova empresa aeroespacial e colocamos no mercado o nosso primeiro produto: um avançado jato leve com tecnologias desenvolvidas a partir de um aprofundado trabalho de pesquisas. Projetamos, testamos, e agora certificamos esta aeronave de projeto inovador, o que representa um desafio sem precedentes para a empresa”.
A Honda Aircraft Company validou o desempenho, segurança, operação e confiabilidade do HondaJet por meio de rigorosos testes em solo e de vôo, em parceria com a FAA. O jato já acumula mais de 3 mil horas voadas, com testes conduzidos em mais de 70 localidades ao redor dos Estados Unidos.
Com a conquista da certificação, a Honda acelera a sua produção com 25 aeronaves na fase final da linha de montagem. A empresa já conta com 1.700 colaboradores e se prepara para iniciar as entregas do jato até o final do ano.
No Brasil, a Líder Aviação é a representante exclusiva para serviços, vendas e suporte do HondaJet. A empresa, líder no segmento de aviação executiva na América Latina, conta com 23 bases operacionais, nos principais aeroportos brasileiros.
AE/BS