Vinte anos após a estreia do primeiro Boxster, a Porsche está reestruturando sua linha de roadsters com motor central-traseiro de cilindros horizontais opostos (boxer) — de onde vem o nome do carro,boxer + roadster. A designação desta nova geração de modelos é 718 Boxster e 718 Boxster S. O número 718 reverencia o carro de competição Porsche 718 com motor central, fabricado entre 1957 e 1962, vencedor em sua classe de numerosas corridas durante a década de 1950 e 1960. Entre elas estão a Targa Florio e a 24 Horas de Le Mans, onde em 1958 venceu na sua classe e chegou em terceiro na classificação geral pilotado pelo francês Jean Behra e o alemão Hans Hermann. Foi feita, inclusive, uma versão monoposto com motor 1,5-litro e rodas descobertas, que competiu no campeonato de Fórmula 1 de 1961.
A peça central desta nova série de modelos é o totalmente novo motor de quatro cilindros horizontais opostos com turbocompressor. O motor 2-litros do 718 Boxster 2-desenvolve 300 cv, enquanto o do 718 Boxster S, de 2,5 litros, produz 350 cv. O primeiro tem torque máximo de 38,8 m·kgf entre 1.950 e 4.500 rpm. Já o 2,5-litros chega a 42,8 m·kgf entre 1.900 e 4.500 rpm.
É a primeira vez que o Boxster tem motor de quatro cilindros— sempre foi de seis — seguindo a tendência mundial de motores menores e mais eficientes com uso de superalimentação. É por isso que os novos modelos do 718 aceleram da imobilidade ainda mais rápido. O 718 Boxster — com câmbio robotizado PDK e o pacote opcional Sport Chrono — vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (0,8 segundo mais rápido que o modelo anterior de seis cilindros). Com os mesmos equipamentos, o 718 Boxster S acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 segundo mais rápido que antes). A velocidade máxima do 718 Boxster é de 275 km/h, enquanto o 718 Boxster S atinge 285 km/h — antes, 264 e 279 km/h, respectivamente.
Os modelos 718 vêm de série com câmbio manual de seis marchas; a caixa robotizada PDK de dupla embreagem e sete marchas é opcional.
Na versão S a turbina do turbocompressor é de geometria variável (VGT), que dispensa a válvula de alívio. Aliás, a Porsche é a única fabricante que oferece essa tecnologia em carros de produção com motor ciclo Otto, no 911 Turbo desde 2005 e agora no 718 Boxster S. Com os novos 4-cilindros há aumento de potência e diminuição de consumo de até 13%.
Excetuando-se tampa do porta-malas dianteiro, o para-brisa e a capota dobrável, todos os painéis externos da carroceria são novos, incluindo faróis e lanternas. Não há como confundir o 718 com os Boxsters anteriores. No interior, o painel traz desenho inteiramente novo. Além disso, a última geração do Porsche Communication Management (PCM – Gerenciamento Porsche de Comunicações), com tela tátil, é equipamento de série, mas o módulo de navegação é opcional.
É opcional também para os roadsters o Porsche Active Suspension Management (PASM – sistema de gerenciamento ativo da suspensão Porsche). O chassi ativo, que também ganhou nova calibração, oferece uma interação ainda maior entre o conforto para percursos de longa distância e o dinamismo da firmeza esportiva. No 718 Boxster S as rodas de série são de 19″, sendo opcionais as de 20″.
Como no Porsche 911, o pacote opcional Sport Chrono inclui agora o programa Individual, juntamente com as três opções Normal, Sport e Sport Plus. Com câmbio PDK, há também o botão Sport Response, localizado no meio do seletor dos programas de condução. Inspirado no automobilismo de competição, ele permite que o motorista configure as respostas do motor e do câmbio PDK de acordo com o gosto pessoal.
O lançamento ocorrerá na Europa no dia 30 de abril. O modelo está previsto para chegar ao Brasil no final do primeiro semestre de 2016. Preços e pacotes de equipamentos para o país ainda não estão definidos.
JJ