A Volkswagen apresentou hoje (16/3) a Saveiro 2017 e traz como principal alteração a desvinculação da resto da família em termos de estilo, pela primeira vez desde que a Saveiro foi lançada em 1982. Foram feitas alterações visuais que conferem personalidade própria à picape derivada de automóvel da marca e, como não poderia deixar de ser nesses tempos de alta conectividade, a Saveiro pode vir com o sistema App-Connect para espelhamento de smartphone em tela tátil para plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Há também o suporte para telefone celular no centro do painel que deixa o aparelho no nível dos olhos. Mensagens SMS podem ser “lidas” pelos alto-falantes e podem ser enviadas por comando de voz, e o App-Connect permite o pareamento de dois telefones celulares simultaneamente.
O painel está inteiramente mudado, como ocorreu recentemente com o Gol e o Voyage, ficando mais moderno e agradável aos olhos.
No campo da gama de modelos, sai a básica Starline e entra a Robust, sempre em cabine simples, como veículo de trabalho, e por isso o painel permanece o antigo. Continuam as versões Trendline cabines simples, estendida e dupla, a Highline cabine dupla somente e a Cross, de cabines estendida e dupla.
Preços
Os preços são (entre parênteses, para referência, os preços vigentes até então, sendo que a Robust entra no lugar da Starline):
Robust: R$ 43.530 (R$ 42.390)
Trendline CS: R$ 47.970 (R$ 46.090)
Trendline CE: R$ 52.730 (R$ 50.490)
Trendline CD: R$ 56.270 (R$ 55.990)
Highline: R$ 63.070 (R$ 62.190)
Cross CE: R$ 66.110 (R$ 65.690)
Cross CD: R$ 69.250 (R$ 70.390)
As vendas começam em abril.
Nas cabines duplas o banco traseiro vem com cintos retráteis de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Em todas as versões a abertura da tampa da caçamba passa a ser pelo emblema VW.
As alterações mecânicas são a altura de rodagem da Saveiro Cross 15 mm maior, que combinada com novo desenho do para-choque dianteiro aumentou o ângulo de entrada de 16º54′ 20º06′, e a adoção do controle de descida.
Só a Cross vem com o moderno motor duplo-comando de 16-válvulas EA-211 1,6-litro de 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16, m·kgf a 4.000 rpm; as demais versões continuam o EA-111 1,6-L de 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 m·kgf a 2.500 rpm. Nem a Highline recebeu o motor mais potente. E só o EA-211 não tem injeção de gasolina para as partidas a frio quando abastecido só com álcool por contar com o sistema E-Flex de pré-aquecimento desse combustível.
Como andam
A Saveiro mantém seu padrão de comportamento irrepreensível, agradável de dirigir e andar, com suspensões de calibração impecável. As molas traseiras do eixo de torção são de geometria variável. Tudo está na medida certa, bancos, volante, painel, quadro de instrumentos que nem preciso dizer o padrão, nível de ruído interno, comando de câmbio referência, modulação do freio (a disco nas quatro rodas), assistência de direção mesmo sendo hidráulica.
Com o motor MSI de 110/120 cv o desempenho informado é 0-100 km/h em 10,5/10 segundos e 178/181 km/h de velocidade máxima. Com o “fraco”, o outro MSI, 10,9/11,2 s e 170/172 km/h, respectivamente.
A Saveiro Cross é dotada de controle de estabilidade desligável e o ABS dos freios tem função off-road acionável por tecla no painel. Conta também com bloqueio do diferencial via freio da roda que está patinando, controle de tração que intervém na potência do motor, e auxilio à frenagem.
A Saveiro parte para mais um capítulo na sua longa história e as atualizações foram bem-vindas. Em breve faremos os testes “no uso”.
BS
(Atualizado em 16/3/16 às 17h15, correção de informação a respeito dos freios traseiros a disco, dado como estendido agora à linha toda, porém existente em todas já no ano-modelo 2015).
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