A Jaguar Land Rover inaugura hoje (14/6) em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido. No local, também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz.
Autoridades dos governos federal, estadual e municipal estiveram na cerimônia de abertura da nova fábrica, a primeira de uma fabricante britânica de automóveis na América Latina. A unidade recebeu um investimento total de R$ 750 milhões.
A data marca uma nova fase da empresa em sua estratégia de expansão global. Operações a partir de fábricas internacionais permite à Jaguar Land Rover oferecer aos seus clientes modelos ainda mais desejados, além de proteger-se contra flutuações cambiais nos componentes nacionalizados e criar negócios globalmente competitivos.
A unidade brasileira fabricará os dois modelos da Land Rover mais vendidos no Brasil: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, com produção voltada para a demanda de consumidores brasileiros, em que um-terço desse segmento é da marca britânica. Os primeiros veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa, presente nas cinco regiões do País.
Durante o evento de inauguração da fábrica, Wolfgang Stadler, diretor-executivo de Manufatura Global, disse: “A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global. A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos premium, respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”.
O EBPC irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Este modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.
Wolfgang Stadler complementa: “Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas de todas as nossas fábricas existentes – e o mesmo acontece aqui no Brasil. Nosso EBPC é apenas um passo que estamos dando para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automobilística no futuro”.
A fábrica foi concebida para apoiar os planos futuros da empresa, portanto é totalmente flexível na sua produção. Assim, ela representa o quanto a Jaguar Land Rover acredita no potencial do mercado brasileiro, especialmente no segmento premium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço para a Jaguar Land Rover continuar crescendo no País.
A fábrica inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover almeja alcançar o mundialmente reconhecido ouro no Certificado LEED de Sustentabilidade — tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo. A fábrica possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul.
Como parte do comprometimento com a indústria automobilística brasileira, a Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC. Além disso, a Jaguar Land Rover tem investido em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.
“Gostaria de parabenizar a Jaguar Land Rover pelo lançamento da fábrica em Itatiaia. A Jaguar Land Rover diz muito sobre o Reino Unido. Seus carros se destacam pelo desempenho, robustez e estilo. Um investimento deste porte no Brasil evidencia um momento especial para a expansão global da empresa. É também um voto de confiança no país. O Reino Unido e o Brasil são parceiros de longa data, nos negócios e além, e um lançamento como este deixam a parceria ainda mais forte”, disse o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.
Trabalho com as comunidades locais
Como parte de seu compromisso em gerar oportunidades de trabalho, a Jaguar Land Rover atua em estreita colaboração com as comunidades próximas às suas instalações de produção em todo o mundo. Nos últimos 18 meses, a Jaguar Land Rover criou vínculos fortes com as pessoas de Itatiaia e das proximidades de Resende, oferecendo novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automobilísticos.
O EBPC é coordenado em conjunto com o Senai e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 a 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automobilístico.
A Jaguar Land Rover lançou o programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã” em 2015. Hoje, dos mais de 100 alunos que completaram o curso, 12 estão trabalhando na fábrica da empresa e muitos outros estão também empregados na indústria automobilística da região.
Débora Esteves, que terminou o programa no ano passado, agora é coach de produto na fábrica. Sobre o “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, ela afirma:”Eu gostei do programa e ele me deu a oportunidade de aprender habilidades. Creio que sem ele eu não estaria trabalhando na Jaguar Land Rover hoje”.
O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de prepará-los para oportunidades na indústria automobilística. É o primeiro projeto de formação desta natureza que a Jaguar Land Rover tem implantado fora de sua matriz no Reino Unido.
Centenas de crianças locais participaram das iniciativas do “A Música Venceu” e “Try Rugby”, projetos sociais apoiados pela Jaguar Land Rover. Ambos são desenhados para incentivar as crianças a desenvolver habilidades e criar novas oportunidades em suas vidas.
Ainda este ano, duas escolas do Brasil vão competir nas finais globais do Land Rover 4×4 nas Escolas de Desafio de Tecnologia. Esta é uma competição educacional inovadora que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem.
“MY LAND”
Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil em uma jornada que vai mostrar o que os dois veículos têm em comum com os brasileiros: força, confiança e um futuro brilhante.
A ação será amplamente divulgada pelos canais da Land Rover nas redes sociais. Ela mostrará a grande diversidade, não apenas de paisagens, praias e montanhas, mas principalmente de povos e culturas que existem no Brasil. A ideia é mostrar os primeiros modelos que saíram da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, mais do que serem feitos no Brasil, são produzidos por brasileiros, e para brasileiros.
JJ