O VW Jetta Highline TSI passou pelas mãos do Roberto Agresti no Teste de 30 Dias iniciado em 20/04/2015 e praticamente tudo dele se falou. Mas é sempre bom revisitar carros, acaba-se aprofundando a análise. É como ver um filme de novo. Este sedã é daqueles que “estão na medida” em todos os aspectos. Tudo nele parece casado, harmônico, feito por quem realmente gosta e entende de automóvel. Os “plataformeiros” de plantão torcem o nariz para ele porque a plataforma “é velha”, a PQ35, não a cantada em prosa e verso MQB. E daí? O monobloco é rígido, as suspensões (McPherson/multibraço) funcionam como devem, o carro é ágil e preciso, uma rocha em linha reta, mesmo sem recorrer a ângulos de cáster absurdos.
A direção com assistência elétrica tem perfeita indexação à velocidade e centro definido. A suspensão absorve bem pisos longe da perfeição como o da cidade de São Paulo e nas curvas parece estar sempre num hipotético modo Sport. O conjunto motor-câmbio é primoroso e pelo números de fábrica o Jetta Highline alcança 241 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Portanto é um sedã-canhão. O Cx 0,296 e área frontal corrigida de 0,648 m² contribuem para tal desempenho.
Os pneus são 225/45R17W (Bridgestone Turanza ER300) com rodas de alumínio de 7″ de tala, mas o estepe é temporário, de aço, com pneu Hankook Ventus Prime² 205/55R16V, embora sem recomendação de 80 km/h de velocidade máxima. Grande parte do excelente comportamento é creditado aos pneus. Aliás, surpreendi-me com a resistência desses Bridgestone, pois caí em dois buracos duas vezes em que esperei pelo esvaziamento do pneu dianteiro direito, mas nada aconteceu.
Esse Jetta é feito no México, na fábrica VW em Puebla, mas é como se viesse de Wolfsburg. Esse que andei é da cor metálica azul Silk, que requer pagamento adicional de R$ 1.278 ao preço básico de R$ 109.050. O teto solar de vidro, inclinante/deslizante, é um opcional isolado e custa R$ 4.681, mas retribui com o prazer de dirigir e o bem-estar a bordo.
Há dois pacotes de opcionais, o Exclusive e o Premium (ver os itens no final após a ficha técnica), de R$ 5.121 e R$ 11.424, respectivamente, o que pode elevar o preço máximo a R$ 122.359 se for a pintura perolizada preto Mystic.
O motor 2-litros turbo de 211 cv a 5.500 rpm com torque de 28,6 m·kgf a 2.000 rpm é a gasolina somente — mais um para a recomendação “compre antes que vire flex — e nas saídas de semáforos faz o Jetta “limpar a rua à frente”, tal sua disposição para acelerar. O controle de tração nesses momentos atua mas sem exagero, não atrapalha, embora não possa ser desligado; o mesmo com o controle de estabilidade. Essa disposição para um carro de 1.376 kg é notável.
O câmbio robotizado de duas embreagens em banho de óleo, de seis marchas, funciona à perfeição e trocas manuais podem ser feitas pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Mesmo em drive há indicação da marcha em uso no painel. A 6ª é de 50,4 km/h por 1.000 rpm, para 120 km/h a 2.380 rpm, perfeito e sossegado. O consumo rodoviário é 12,5 km/l pelo padrão do Inmetro, mas cheguei a 13 km/h numa autoestrada com ar-condicionado ligado. Na cidade, pelo mesmo órgão, roda 9,4 km/l, mas por vezes consumiu um pouco mais, 9 km/l, por conta do trânsito muito denso esses dias. O tanque de gasolina poderia ser um pouco maior, 55 litros é pouco para o porte do Jetta. Cinco litros mais seria o ideal.
O ponto alto deste sedã é mesmo espaço para ocupantes e bagagem. Dois sentam-se com total conforto no banco traseiro, o espaço para pernas é amplo, mas o passageiro do meio tem diante de si o prolongamento do console de túnel (com saída de ar-condicionado), o que incomoda um pouco. O porta-malas é de 510 litros, excelente, e na tampa há maçaneta para abertura por dentro, útil para crianças arteiras ou para quem foi ali foi colocado contra a vontade. Infelizmente as dobradiças são normais, “pescoço-de-ganso”, não mais pantográficas como era até 2011. Há engates Isofix e pontos de fixação superior para a colocação de bancos infantis.
Para a segurança passiva, seis bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais e duas de cortina para as duas fileiras de bancos). Os cintos dianteiros contam com pré-tensionador, limitador de carga e ajuste de altura na coluna. O modelo recebeu cinco estrelas do Latin NCAP na proteção de adultos em testes de impacto frontal e lateral. Para crianças de 18 meses a três anos, quatro estrelas.
O Jetta Highline traz inúmeros detalhes que agradam. Por exemplo, pode-se soltar os encostos do banco traseiro por botões na parte superior da “boca” do porta-malas; no console de teto há porta-óculos; são quatro alças de teto e não as habituais três; há DRL (opcional) que mantém luzes traseiras desligadas; há luzes de leitura traseiras, portanto individuais; descansa-braço central escamoteável no banco traseiro; o porta-luvas tem dois “andares”; o espelho interno eletrocrômico (opcional) pode ser desligado; os espelhos externos são “antimotoboy”, podem ser dobrados eletricamente (opcional). Mas, adivinhe, não tem faixa degradê no para-brisa, mas em compensação há o cada vez mais raro e de que faço questão bate-pé para o motorista. Viva o México!
Não tem câmera de ré, mas os sensores de obstáculos atrás e à frente ajudam muito bem nas manobras. Não tem também o sistema desliga-liga que o mercado está pedindo hoje — sem problema para mim, até prefiro.
Conectividade
O Jetta Highline básico vem com o Composition Media, central multimídia com tela tátil de 6,3″, em cores e de alta resolução. Dentro do pacote Premium há o sistema de infotenimento Discover Media, que traz rádio e leitor de CD, tela tátil, duas entradas para SD-Card, Aux-in, porta USB, Bluetooth, App-Connect e navegação.
O App-Connect permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirroLink (Android) e Carplay (Apple) e também com o Sistema Android Auto, preparado para os futuros lançamentos de smartphones da Google. Esses sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, como se fosse um espelho, e sem comprometer a segurança ao dirigir.
É possível parear dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). Permite ainda escutar as mensagens de texto (SMS) do celular por meio meio dos alto-falantes e também respondê-las com o mesmo formato por comando de voz. O navegador traz o MapCare, que permite atualização periódica por toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são mídias que podem ser lidas.
Essa revisita serviu, enfim, para comprovar mais uma vez que Jetta Highline 2,0 TSI é mesmo daqueles carros que dão dó de serem estacionados.
BS
Mais fotos, depois tem a ficha técnica e a lista de equipamentos de série e opcionais.
FICHA TÉCNICA VW JETTA HIGHLINE 2,0 TSI 2016 | |||
MOTOR | |||
Tipo | EA888, quatro cilindros em linha, turbo com interrestriador, duplo comando, corrente, quatro válvulas por cilindro, variador de fase na admissão, gasolina | ||
Diâmetro x curso | 82,5 x 92,8 mm | ||
Cilindrada | 1.984 cm³ | ||
Material do bloco e do cabeçote | Ferro fundido e alumínio | ||
Taxa de compressão | 9,8:1 | ||
Potência máxima | 211 cv a 5.500 rpm | ||
Torque máximo | 28,6 m·kgf a 2.000 rpm | ||
Formação de mistura | Injeção direta | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Câmbio robotizado VW de duas embreagens, 6 marchas à frente e uma à ré, tração dianteira | ||
Relações das marchas | 1ª 3,462:1; 2ª 2,050:1; 3ª 1,300:1; 4ª 0,902:1; 5ª 0,914:1; 6ª 0,756:1; ré 3,989:1 | ||
Relações de diferencial | 4,059:1 e 3,136:1 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
DIREÇÃO | |||
Caixa de direção | Pinhão e cremalheira com assistência elétrica indexada à velocidade | ||
Relação de direção | 15:1 | ||
Voltas entre batentes | 3 | ||
Diâmetro mínimo de curva | 11,1 m | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 312 mm | ||
Traseiros | A disco de Ø 272 mm | ||
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Alumínio, 7Jx17, estepe aço 6,5Jx16 | ||
Pneus | 225/45R17W, estepe 205/55R16V | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Arquitetura | Monobloco em aço, sedã 4-portas, cinco lugares, subchassi dianteiro e traseiro | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,296 | ||
Área frontal | 2,19 m² | ||
Área frontal corrigida | 0,648 m² | ||
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 4.659 mm | ||
Largura com espelhos/sem espelhos | 2.020 mm/1.778 mm | ||
Altura | 1.473 mm | ||
Entre-eixos | 2.651 mm | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.535/1.538 mm | ||
CAPACIDADES E PESOS | |||
Porta-malas | 510 litros | ||
Tanque de combustível | 55 litros | ||
Peso em ordem de marcha | 1.376 kg | ||
Carga útil | 574 kg | ||
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 241 km/h | ||
Aceleração 0-100 km/h | 7,2 s | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |||
Cidade | 9,4 km/l | ||
Estrada | 12,5 km/l | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 6ª | 50,4 km/h | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª | 2.380 rpm | ||
Rotação à vel. máxima em 5ª | 5.800 rpm |
JETTA HIGHLINE 2.0 TSI 2016 – EQUIPAMENTOS DE SÉRIE |
CONFORTO E COMODIDADE |
Acendedor de cigarros e cinzeiro |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros |
Ajuste elétrico dos espelhos externos |
Ar-condicionado digital automático de duas zonas |
Assistente de partida em rampa (2″) |
Banco do motorista com ajuste lombar manual |
Banco traseiro com 3 apoios de cabeça |
Banco traseiro com encosto bipartido 1/3-2/3 |
Bancos dianteiros com ajuste de altura |
Controle automático de velocidade |
Descansa-braço entre os bancos dianteiros com porta-objetos, ajuste longitudinal e de altura |
Espelhos externos com aquecimento e repetidoras de setas |
Faróis e luz traseira de neblina |
Gaveta sob o banco do motorista |
Iluminação ambiente interna |
Iluminação da placa de licença com LED |
Iluminação no porta-luvas com refrigeração |
Keyless – sistema de alarme com comando remoto |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras |
Mostrador multifuncional em cores com computador de bordo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Rede porta-objetos no porta-malas |
Revestimento dos bancos em material sintético imitando couro |
Rodas de alumínio de 17″ Lancaster com pneus 225/45R17 |
Sensor de obstáculo traseiro e dianteiro |
Sobretapetes dianteiros e traseiros |
Tomada 12 V no console central, dianteira e traseira |
Travamento central elétrico com controle remoto |
Volante multifuncional de 3 raios em couro com comandos de rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade e borboletas |
SEGURANÇA |
Alerta de perda de pressão dos pneus |
Aviso sonoro e luz de advertência para cintos dianteiros não atados |
Bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS (vetoração) |
Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e ajuste de altura na coluna |
Cintos traseiros de retráteis de 3 pontos (3) |
Controle de estabilidade |
Controle de tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior (top tether) |
Seis bolsas infláveis (2 frontais com desativação no lado do passageiro), 2 laterais e 2 de cortina |
ÁUDIO |
Oito alto-falantes |
Sistema de infotenimento Composition Media com App-Connect, toca-CD, tela tátil de 6,3″, sensor de aproximação, Bluetooth, MP3, SD-Card e Aux-in |
EQUIPAMENTOS OPCIONAIS |
Pacote Exclusive: bancos esportivos com revestimento em couro Vienna e aquecimento; espelhos externos rebatíveis com repetidores de setas e com aquecimento; retrovisor interno eletrocrômico; porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; sensores de chuva e crepuscular com função de aproximação e afastamento do veículo |
Pacote Premium: pacote Exclusive, mais: banco do motorista com ajustes elétricos (perde a gaveta sob o banco); faróis bixenônio com DRL em LED, ajuste dinâmico da altura do facho e luz de conversão dinâmica; sistema de infotenimento Discover Media com rádio e toca-CD, tela tátil de 6,3″, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para dois SD-Cards, cabo de interface para iPod/iPhone e navegador; sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão de partida do motor) |
Teto solar elétrico |