A partir deste ano, o Salão do Automóvel realiza-se no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, mais novo e moderno local para eventos deste porte na cidade. O antigo Centro de Exposições Imigrantes foi completamente reformado, dando lugar para uma área de 90 mil m² de pavilhão totalmente climatizado — o antigo local, o Palácio de Exposições do Anhembi, tem área total de 74.500 m² sem climatização —, 10 mil m² de espaço para congressos e convenções, com 32 salas modulares (2º piso) e 20 mil m² de área externa, com uma estrutura que proporcionará conforto e uma experiência diferenciada para o visitante. O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo (SP), a 850 metros da estação de metrô e terminal rodoviário Jabaquara.
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.
Há um serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha Norte-Sul) para o Centro de Exposições São Paulo Expo. Os ônibus começam a circular uma hora antes da abertura do Salão do Automóvel até uma hora após o fechamento do evento, e poderão ser encontrados na saída do Metrô Jabaquara, na Rua Nelson Fernandes. Haverá ainda traslados da estação Santos-Imigrantes (Linha Verde) aos sábados, domingos, feriado de 15 de Novembro e ponte.
Haverá test-drives oferecidos pela Citroën, GM, Land Rover, Nissan, Peugeot e Volkswagen cobrindo 35 modelos num total de 80 a 100 carros.
Veículos exibidos (por ordem de apresentação à imprensa)
1º dia (8/11)
A Chevrolet, marca da General Motors, apresenta 12 veículos totalmente renovados, como Onix, S10 e a nova geração do superesportivo Camaro; destaque também para a tecnologia OnStar, sistema de diagnóstico no painel com conexão ao smartphone.
A GM brasileira ressaltou que esse é o resultado da primeira metade do investimento de R$ 13 bilhões, o maior da história da empresa no país. A renovação da linha Chevrolet tem foco em design, performance e tecnologia.
Além dos modelos e suas novas versões, a marca apresentou a tecnologia OnStar, um sistema de diagnóstico com visor no painel, que possibilita ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo pelo aplicativo no smartphone ou pelo portal na internet. São mais de 20 serviços de emergência em segurança, navegação, concierge (auxílio geral), diagnóstico e conectividade, que estão disponíveis em todos os modelos da marca.
Entre os 12 novos produtos apresentados no Salão estão a nova geração do superesportivo Camaro (conversível e cupê), Cruze Sport6 e Tracker, que faz sua estreia no Salão. A Chevrolet também deu destaque para o novo Onix, o modelo mais vendido da montadora, Prisma, Spin, Cobalt, a nova picape S10, o Novo Cruze, Montana e Trailblazer.
A Fiat exibe no Salão do Automóvel o Novo Uno e o esportivo 124 spider com motor 1,4 turbo de 162 cv, fabricado na Itália e trazido especialmente para o Salão. Além dessas novidades, a fábrica de Betim mostra os novos Mobi, Punto, Palio e Grand Siena. O Novo Uno, com suas duas versões de motorização, a 1,0, de três cilindros, e a 1,3, de quatro.
Apresenta também a nova picape Toro, líder de vendas da marca no Brasil, e a nova versão do Mobi, denominada Drive, dotada do novo motor Firefly, que em recente prova de consumo de combustível realizada por jornalistas chegou a fazer 27,1 km por litro. No estande da marca estão expostos ainda o novos Punto, Palio, Grand Siena, além de um setor especialmente reservado para os novos acessórios Mopar, com várias opções de personalização.
A Kia Motors chega ao Salão 2016 mostrando, entre outros lançamentos, a terceira geração do sedã compacto Cerato. De acordo com o diretor de vendas Ary Jorge, o novo modelo recebeu um facelift, e deve começar as vendas ainda neste mês de novembro, pelo preço de R$ 76.990, com pacote único de itens de série. Niro (suve híbrido), Cadenza GDI e Optima GT (ambos sedãs) também estão entre as novidades da Kia Motors. O estande mostra ainda aos visitantes os modelos Grand Carnival, Mohave, Picanto (manual e automático), Quoris (premium de luxo), Soul, Soul EV (elétrico) e o Sorento.
A Jeep, líder de suves no Brasil com o Renegade, destaca no seu estande o Grande Cherokee Overland, que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2017, e o Grand Cherokee SRT. O Renegade aparece na nova versão Limited 2017 ao lado das outras versões, e o Jeep Compass, lançamento recente, também é exibido.
A Toyota exibe uma série de atividades que vão além da exposição dos carros Etios e Corolla, da picape Hilux e do suve SW4. Um dos destaques é o Simulador Crash Test, no qual os visitantes embarcam em um Corolla Altis e, com óculos de realidade virtual, têm a sensação de uma colisão frontal e toda experiência de segurança que o carro proporciona. Traz ao Salão, também, o C-HR, carro-conceito compacto e o novo modelo RAV4, que deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2017. No estande há também um Mirai, carro elétrico com energia gerada a bordo a partir de pilha a hidrogênio, com toda sua estrutura “cortada ao meio”, para que os visitantes possam entender todo funcionamento do veículo, de dentro para fora.
Na ocasião a fabricante destacou a nova garantia para componentes de carros híbridos da marca: oito anos para todas as peças, sem limite de quilometragem, e estendida para carros já adquiridos pelos clientes.
A Ford lança no Salão do Automóvel o Ka Trail e o Mustang. Os novos lançamentos têm previsão de vendas apenas em 2017; a fabricante também reservou espaço no Salão para as novas versões do Fusion, Ranger, Edge, Focus, New Fiesta, entre outras.
Com previsão de lançamento no mercado brasileiro para o início de 2017, a Ford apresentou hoje em primeira mão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Ka Trail, uma versão especial do modelo com visual “aventureiro” e proposta de esportividade. O Ka Trail vem com um kit exclusivo que inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, moldura de teto, capas dos retrovisores e molduras dos faróis de neblina exclusivos, além de adesivos nas laterais e na traseira com grafismo em cinza e laranja. Internamente, traz bancos parcialmente em couro, pedais esportivos e soleira com o logotipo Trail.
Outro lançamento previsto para 2017 no Brasil é o do Mustang, com previsão de vendas no último trimestre de 2017. Na verdade, o esportivo da Ford retorna ao mercado brasileiro, já que era vendido em meados da década de 1990. Na versão GT, o Mustang vem com motor V-8 de 441 cv. Também estará no Salão a versão Shelby GT 350R com 533 cv, um dos veículos mais rápidos do mundo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
A Ford também expõe no Salão os novos Fusion 2017, nas versões EcoBoost e Hybrid, além do novo Ford GT, a off-road F-150 Raptor e a picape Ranger 2017, o suve de luxo Edge, o Focus, e o New Fiesta com o motor EcoBoost 1,0 a gasolina de 125 cv. Além desses, estarão ainda o Focus Hatch e Focus Fastback (ex-sedã), além do Ka, Ka+ e EcoSport, modelos mais populares da marca.
A Volkswagen anunciou o lançamento de várias novidades, nos mercados brasileiro e internacional. As mais festejadas foram os carros-conceito totalmente elétricos I.D., previstos para circular nas ruas da Europa em 2020, e o Budd-e, uma espécie de releitura da Kombi.
Para o mercado brasileiro, a VW anunciou o inédito T-Cross Breeze, com design de um novo suve e conversível da marca, dotado do motor 1,0 TSI a gasolina de 110 cv. Além do T-Cross Breeze, a fabricante anunciou em primeira mão o Gol GT Concept, totalmente elaborado pela equipe de Design da Volkswagen do Brasil. “O conceito vai à essência, ao início da lenda GT, com uma linguagem atual e moderna que traduz toda a esportividade da marca Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design para a Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
Ao todo, a Volkswagen apresentou 12 novidades, entre elas a nova Amarok, o Gol Track e o up! Track, o Cross Fox Urban White, o Tiguan 1,4 TSI, o Golf e Golf Variant 1,4 TSI, e o esportivo Golf GTE Sport. Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar no estande da VW alguns ambientes em realidade virtual, como a sensação de estar suspenso em pleno Grand Canyon americano, ou de ser reduzido ao tamanho de uma molécula e presenciar o funcionamento interno de um motor.
A Audi deve se tornar em 2017 a primeira fabricante de automóveis a levar sua marca para a Lua. Uma das atrações da empresa neste Salão do Automóvel é, justamente, a sonda Lunar quattro, que deve alçar voo espacial a bordo de um foguete e transmitir vídeos e imagens em alta resolução para a Terra. O projeto é parte do programa Google Lunar XPrize, e a Audi foi responsável pelo desenvolvimento de componentes leves, tração integral e tecnologia de condução pilotada.
Entre os destaques da apresentação esteve o programa Audi Share de compartilhamento de carros premium, e o h-tron quattro, que combina a tecnologia de pilha a combustível de 150 cv a uma bateria adicional de 136 kW·h — seu tanque de combustível pode ser reabastecido com hidrogênio em somente quatro minutos. No estande estão expostos, também, os novos RS6 Avant e RS7 Sportback, e o superesportivo S8 Plus, este último com motor 4-L V-8 biturbo de 605 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro.
A Nissan anunciou duas novidades , o lançamento da nova picape Frontier, com reforço no pacote de equipamentos da versão SV Attack 4×4, e a produção do crossover Kicks na fábrica de Resende (RJ), já pronta para a produção.
A Nissan Frontier, picape da linha 2017, chega nas opções com câmbio manual de seis marchas e automática de cinco. A versão, que ganhou a opção automática no ano-modelo anterior, passa a contar agora com uma central multimídia integrada com o sistema de navegação e câmera de ré. Tem motor turbodiesel 2,5-L, 16V, de 190 cv.
O Nissan Kicks, comercializado no mercado nacional na versão SL, vem equipado com avançados equipamentos como a câmera 360º e o detector de objetos em movimento, sistemas que utilizam quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e ajudar a alertar sobre perigos que não tenham sido notados.
A marca japonesa também mostrou seu protótipo GT para a próxima geração: o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, com design futurista e alta tecnologia.
A Honda aproveitou o Salão para fazer a estreia mundial do suve compacto WR-V. A produção do novo modelo está prevista para a fábrica em Sumaré (SP) na primeira metade de 2017. O carro deve apresentar motor 1,5 e 116 cv de potência. O WR-V é o primeiro projeto Honda liderado pela equipe brasileira, segundo a fabricante.
A apresentação teve também a presença do piloto inglês de F-1 Jenson Button. Entre outros destaques do estande estão os novos Civic, Honda City, Honda Fit, HR-V e o Civic Touring.
A francesa Renault elegeu os suves como destaque desta edição do Salão do Automóvel, lançando três modelos: a Captur, suve com itens como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro bolsas infláveis, assistente de partida em rampas, chave-cartão mãos-livres, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série; o Koleos, suve premium de grande porte, e o suve urbano compacto Kwid. A Captur tem pré-venda a partir do evento e vendas efetivas começando em fevereiro de 2017 como motor 1,6 e caixa CVT ou 2,0 com caixa automática. A marca mostrou ainda dois novos motores: 1,0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 1,6 SCe, que têm como destaque o baixo consumo de combustível.
Com presença na F-1, a Renault trouxe ao seu estande, também, uma gama de carros esportivos para os visitantes. Entre os destaques, o RS 16 da atual temporada de F-1; o superesportivo Renault Sport R.S. 01 (com motor biturbo 3,6 V-8 de 550 cv) e o show car Sandero R.S. Grand Prix Concept.
A Mercedes-Benz apresentou seis novidades no Salão. Entre os lançamentos inéditos no Brasil está o novo Classe C Maybach S 500 e o carro-conceito Concept IAA, de linhas aerodinâmicas arrojadas e alta tecnologia.
A fabricante da estrela de três pontas reservou para este Salão cinco lançamentos, além de um carro-conceito com o qual a marca demonstra o que considera a tendência para os automóveis no futuro. Ao todo, a Mercedes-Benz mostra 30 veículos no Salão.
Um dos destaques da marca é o novo Classe E, considerado o “sedã mais inteligente do mundo”. O modelo será apresentado na versão Mercedes-AMG E 43 4MATIC. Na versão AMG, o modelo conta com o motor V-6 biturbo gerando 401 cv. Outros dois lançamentos considerados “Dream Cars” (carros dos sonhos) pela marca são os AMG S 63 4MATIC Cabriolet e o C 300 Cabriolet. O AMG S 63 acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, graças ao motor V-8 biturbo de 585 cv.
Na família Classe C a novidade é a inédita versão conversível C 300 Cabriolet, além do Mercedes-Maybach S 500, que faz sua estreia no Brasil. Na categoria suve, a marca alemã apresentou o novo GLC 250 4MATIC Coupé, com design que combina o universo 4×4 com a esportividade dos veículos de desempenho dessa categoria.
Completa a lista de novidades da Mercedes-Benz no Salão o Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile), carro-conceito que aponta para o futuro, através das suas linhas aerodinâmicas superarrojadas e da alta tecnologia de bordo. A curiosidade do IAA é o fato de ao atingir a velocidade de 80 km/h, sua carroceria adapta-se para um modo que prioriza eficiência e baixa resistência do ar, alterando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para 0,19 – um recorde para um cupê de quatro portas.
A Peugeot mostra novo cockpit, linha 3008 e expansão de serviços pós-venda. Com destaque para o Fractal, protótipo elétrico esportivo com autonomia de 450 km e interior 80% produzido por impressão 3D, a Peugeot trouxe ao Salão uma série de novidades para o público brasileiro. Entre elas, o novo suve 3008 de 165 cv, a ser lançado no país em 2017, e o novo i-Cockpit da marca, aumentando a interação com o usuário. Padrão de painel dos seus carros, esse é inspirado nas cabines de carros de corrida, deixando todos os comandos da condução próximos ao volante.
A fabricante apresentou também a nova política pós-venda da marca, o Peugeot Total Care, que passa a valer para todos os carros a partir de 2009, garantindo oito anos de assistência 24h gratuita em caso de pane ou colisão.
Chamam atenção, ainda, o utilitário Peugeot Traveller i-Lab, voltado para viagens de negócios e os show cars Pyrit e Kyanit, baseados nos Peugeot 208 GT e Peugeot 2008 Griffe THP, ambos com motor 1,6 Turbo de 173 cv (com álcool) e tecnologia i-Cockpit, desenvolvidos pelo Centro de Estilo da fabricante no Brasil.
A Jaguar Land Rover mostra o novo Land Rover Discovery e também o novo Range Rover Evoque; a Jaguar trouxe pela primeira vez à América Latina o superesportivo F-TYPE SVR, atual veículo da marca mais rápido graças ao motor V-8 de 5 litros que gera 574 cv e o leva a acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. O novo Discovery só havia sido mostrado no Salão de Paris, há pouco mais de um mês. O novo veículo é feito em alumínio, para menos peso e e mais desempenho. Sua motorização, nas opções diesel e gasolina, vem com o atual 3-L V-6 de 258 cv completamente reformulado, e o V-6 com compressor de 340 cv.
A marca britânica também mostrou pela primeira vez o Range Rover Evoque e o Discovery Sport produzidos na recém-inaugurada fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ).
A Hyundai, depois de meses de mistério, finalmente revelou as novas linhas do novo suve Creta, cujo design é exclusivo para o Brasil. Produzido na fábrica de Piracicaba (SP), e com vendas previstas para o início de 2017, o modelo tem design exclusivo para o Brasil, com visual mais robusto. A marca coreana apresentou também o New Tucson, o suve produzido na fábrica de Anápolis (GO), com novos designs externo e interno.
A Hyundai reservou ainda para o Salão de São Paulo o novo Elantra, o sedã médio totalmente renovado, com linhas exteriores diferentes, sobretudo no conjunto ótico, na entrada de ar e nos vincos das laterais. Seu motor Flex NU 2-L DOHC desenvolve 157/167 cv (G/A).
Outra novidade da marca foi a apresentação do IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica. O IONIQ Híbrido é equipado com motor Kappa 1.6 GDI 4-cilindros a gasolina, de 105 cv, em conjunto com um motor elétrico de 43 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio. Juntos, os dois motores totalizam uma potência combinada de 141 cv, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO2 abaixo de 79 g/km.
Já o IONIQ Híbrido Plug-in traz o mesmo motor 1,6 da versão híbrida aliado a um motor elétrico de 61 cv) e uma bateria de íons de lítio de alto desempenho que permite rodar até 50 quilômetros no modo exclusivamente elétrico. O IONIQ Elétrico, por sua vez, oferece uma condução elétrica pura por meio de uma bateria de íons de lítio de 28 kW·h, garantindo uma autonomia estimada de mais de 250 quilômetros.
A Subaru se apresenta no Salão com o novo suve Forester, o veículo do tipo da marca mais vendido no país e sua linha 2017, que inclui o reestilizado Subaru XV e o novo Outback. O Forester apresenta novidades em seu design externo e novos itens de série, como os novos faróis dianteiros bixenônio e sistema de luz direcional para curvas.
O reestilizado crossover Subaru XV recebeu linhas mais modernas e novos equipamentos de série, como a nova central multimídia, possibilitando a execução de músicas de dispositivos externos como celulares e aparelhos de MP3 (via USB ou tecnologia Bluetooth).
Completando a gama de novidades, o Outback também passou a contar com novos equipamentos que ampliam ainda mais os já consagrados padrões de segurança, conforto e comodidade. Os demais modelos que integram a linha comercializada pela Subaru também estão no Salão: Impreza Sedan, Legacy 3.6R, Outback 3.6R, WRX e WRX STI.
2º dia (9/11)
A Lexus, divisão de automóveis de luxo da japonesa Toyota, mais uma vez colocou em evidência sua aposta nos veículos de propulsão híbrida, visualizando uma tendência cada vez mais forte do mercado, que exige tecnologia e qualidade em favor do meio ambiente.
Dentro dessa lógica, a Lexus mostra no Salão o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, considerado pela marca o futuro do design e do que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
O LC 500h é equipado com um motor 3,5-L V-6 e outro elétrico que juntos geram potência combinada de 359 cv. Além disso, tem câmbio automático de 10 marchas. Quanto ao design, o modelo possui um visual aerodinâmico robusto, curvas expressivas e teto de compósito de fibra de carbono, conferindo uma postura baixa, ampla e imponente.
Outro modelo que segue as características da tecnologia híbrida é o conceito LF-FC, o primeiro estudo da marca movido a pilha a combustível de alta potência. Com alta tecnologia, seu console central, por exemplo, pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.
Para completar as apresentações de alta tecnologia e design da Lexus, foi apresentado pela primeira vez no Brasil o Hoverboard, um skate voador que utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido e ímãs permanentes é o que faz o skate flutuar. O Hoverboard está à mostra, em funcionamento, dentro de uma vitrine.
A Mitsubishi L200 Triton é o destaque da marca japonesa no Salão. A picape mais vendida da Mitsubishi chega à quinta geração com novo motor todo em alumínio e transmissão mais moderna. A especialidade da marca japonesa na tecnologia em tração 4×4 é conhecida e levou ao lançamento de nova versão da L200 Triton, a Sport. A recorrente citação desse recurso tinha o objetivo de evidenciar o lançamento da nova versão da L200 Triton: a Sport. A versão All New L200 Triton Sport é produzida na fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO) e está disponível em três versões: L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS, todas com visual renovado. A nova picape vem equipada com o moderno motor 2,4-L turbo diesel de 190 cv, permitindo a redução de seu peso em 30kg . O câmbio automático é de cinco marchas e o sistema de tração é o Super Select II, que segundo a Mitsubishi é o mais completo do mercado: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. Ao todo, a L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha.
Outro destaque do estande é o Mitsubishi PX-33 fabricado como protótipo pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935. O PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão a ter tração nas quatro rodas. Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo transportava membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso.
Os outros modelos da linha 2017 da Mitsubishi também estão à mostra para o público do Salão, como o Mitsubishi ASX, que chega de cara nova, o crossover New Outlander, o sedã Lancer e os jipes Pajero e Pajero Full.
A BMW não economizou em veículos potentes neste Salão. Trouxe modelos esportivos como o 430i Cabrio e o M140i com 350 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro deste ano. Quem visitar o estande da fabricante poderá ver de perto o carro-conceito X2, que deve ser comercializado a partir de 2018. A ideia da BMWé oferecer, dentro de seus carros, tecnologia de bordo que possa conectar os veículos a tarefas do cotidiano, facilitando-as, tornando a vida mais prazerosa.
No estande da marca há modelos das três marcas do BMW Group Brasil: BMW, MINI e BMW Motorrad, ao todo 21 veículos estão expostos, como a inédita BMW F 700 GS, nova motocicleta da BMW Motorrad. Entre as atrações, a MINI traz o MINI Cabrio e o familiar Clubman.
A Suzuki exibe o conceito Jimny Canvas, atualização do S-Cross e novo Vitara. O novo S-Cross tem motor 1,4-L turbo, sistema desliga/liga motor nas paradas e a conhecida tração AllGrip.
Já o Jimny Canvas, carro-conceito da marca, possui capota removível, ideal para viagens de lazer e atividades off-road. As linhas do veículo no mercado, fabricados no Brasil são Jimny 4All, Jimny 4Sport, Jimny 4Work e o Jimny 4Work Off Road.O Vitara, tradicional modelo da Suzuki chega ao Salão repaginado com novo conjunto de motor e transmissão. A versão 2017 comercializada desde outubro tem dois modelos e seis versões: 4Sport (1.4T AT e 1.4T All Grip), 4You (1.6 AT e 1.6 AT All Grip) e 4All (1.6 MT/AT).
A Porsche mostra seu carro híbrido, o Cayenne E-Hybrid, que oferece três opções de motorização, e o sedã Panamera Turbo, com motor V-8 turbo de 550 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
Seguindo a tendência da tecnologia de propulsão híbridas, o Cayenne S E-Hybrid conta com um motor V-6 superalimentado e uma unidade elétrica que, combinados produzem potência de 416 cv.
O novo Panamera traz fortes características de um autêntico esportivo com as linhas de um sedã de luxo. Tem transmissões e motores completamente novos, chassi aperfeiçoado e design ainda mais próximo do icônico 911. Além da versão Turbo, o modelo está disponível no mercado brasileiro na versão Panamera 4S. O esportivo de quatro portas vem com motor V-8 de 440 cv, na versão 4S, e 550 cv, na versão Turbo.
Primeiro híbrido no segmento de suves de luxo do mundo, o Cayenne S E-Hybrid pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou com o motor a combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido. No modo a combustão, possui um motor V-6 superalimentado de 333 cv. Já no elétrico, seu motor é de 95 cv. Para carregar a bateria do veículo basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110 volts ou 220 volts. O tempo para carga poderá variar entre 5 ou 10 horas, dependendo da potência selecionada. O carregador também possui um plug industrial, que conjugado com um carregador de 7,2 kW, opcional, reduz o tempo de recarga para 1,1 hora.
Ao todo são 12 modelos Porsche em exposição no Salão, como o 718 Cayman, o 718 Boxster, o 919 Hybrid — carro campeão do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) em 2015 e em Le Mans, em 2015 e 2016, além do Cayman GT4 Clubsport. O Porsche 911 também estará exposto nas versões Carrera, Targa 4S e Turbo S, juntamente com a Macan e Macan GTS.
A Citroën mostra o Novo C4 Picasso e ainda lançou um novo serviço de E-commerce, além de montar um estande “conceitual” que servirá de padrão para todas as revendas da marca no Brasil.
O Novo C4 Picasso, que passou por uma atualização de estilo, será lançado no mercado brasileiro no início de 2017, nas versões com cinco e sete lugares. A nova minivan tem um conjunto mecânico baseado na motorização THP Turbo 165, que gera 165 cv de potência, e câmbio automático de seis marchas com borboletas para trocas manuais sequenciais.
O estande “La Maison Citroën” (A Casa Citroën) tem a intenção de criar um confortável espaço para o público em meio ao Salão e, ao mesmo tempo, servir de interação com os carros expostos, com as ativações relacionadas aos serviços de pós-venda e à história da marca. Segundo a Citroën, a sensação de “estar em casa” só foi possível graças a um minucioso trabalho de arquitetura e decoração, tudo pensado para mostrar que o automóvel pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, assim como todos os serviços que o cercam. Cada ambiente permite que o visitante se instale para configurar um veículo, ouvir músicas da playlist Citroën, recarregar o smartphone, ou mesmo apenas relaxar nos diversos ambientes.
Exclusivo no mercado brasileiro, o Citroën St@rt, é a nova versão “E-commerce” do compacto premium C3 e do suve Aircross, que têm venda exclusiva pela internet. Os consumidores poderão comprar seu C3 St@rt ou Aircross St@rt por meio de um site específico (www.citroenstart.com.br), 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma simples que, com apenas três etapas, poderá concluir a negociação da compra do modelo. O serviço conta ainda com o plano ST@RT PLUS, que engloba financiamento, seguro e plano de manutenção.
A marca francesa mostra também o Concept Aircross, um carro-conceito de motorização híbrida que combina um motor a gasolina e outro elétrico implantado no eixo traseiro do veículo, desenvolvendo uma potência de 95 cv. O motor elétrico é alimentado por baterias de íons de lítio, recarregáveis em apenas 3,5 horas, e o a gasolina 1,6 THP tem potência de 218 cv.
A marca francesa presentou ainda o E-Mehari, um carro 100% elétrico com baterias secas LMP® (polímero de lítio metálico) que permitem andar a uma velocidade máxima de 110 km/h e autonomia de 200 km em ciclo urbano. São recarregadas em 8 ou 10 horas, dependendo da intensidade da fonte (16 A ou 10 A).
A chinesa Chery apresenta a nova geração de veículos que chegam ao Brasil. A partir do próximo ano a marca passa a comercializar no Brasil o Tiggo 2 (suve urbano, planejado para o primeiro semestre), o Tiggo 7 (anteriormente conhecido como o carro-conceito TX) e o Arrizo 5 (segundo semestre).
Em 20 anos de existência da Chery, sua trajetória de crescimento a transformou na maior fabricante independente da China.
A Maserati exibe o Levante, primeiro suve da marca italiana, já à venda com exclusividade na Via Itália, de São Paulo.
Chega em duas configurações de motor V-8, 350 cv e 430 cv, e em duas opções de acabamento, Luxury e Sport. O preço no mercado brasileiro vai de R$ 640 mil a R$ 740 mil, dependendo das configurações desejadas.
AE
SERVIÇO
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 a 20 de novembro
Horários: 10/11 – 14h às 22; 11 a 19/11- 13h às 22h; 20/11 – 11h às 19h.
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 (a 850 m da estação Jabaquara do metrô)
www.salaodoautomovel.com.br
Preços de ingressos
Primeiro dia, 10/11 – R$ 40
Outros dias da semana – R$ 70
Sábado, domingo, feriados e segunda-feira 14/11 – R$ 95
Último domingo, 20/11 – R$ 70
Meia-entrada para estudantes
Acesso ao local
Entre outras facilidades está também o acesso ao Salão do Automóvel com auxílio do aplicativo Waze. Basta digitar “Salão do Automóvel – principal” ou “Salão do Automóvel – alternativo”. O caminho principal levará o motorista para o estacionamento do São Paulo Expo, com mais 4.500 vagas cobertas e 1.000 vagas em espaço aberto. O caminho alternativo leva ao estacionamento conveniado na Av. Miguel Estéfano, nº 2.659 com mais de 10 mil vagas e transfer gratuito até o pavilhão.
O São Paulo Expo dispõe de 5.500 mil vagas de estacionamento, sendo 4.500 cobertas, e acesso direto ao pavilhão por uma passarela. Os preços praticados são: carro: R$ 40 período de 12h, vans: R$ 70 período de 12h; motocicletas: R$ 25 período de 12h; micro-ônibus: R$ 120 período de 12h; ônibus: R$ 160 período de 12h. No estacionamento da Av. Miguel Estéfano, o preço praticado será o de R$ 30 o período de 12h.
É possível, também, chegar ao São Paulo Expo também através do heliponto disponibilizado pelo local. Há duas vagas de parqueamento, disponíveis até às 17h. É necessário pré-agendamento, que pode ser feito pelo telefone (11) 5067-1717 ou pelo e-mail operacoessp@glbr.com.br
Para aqueles que preferirem chegar ao evento de bicicleta haverá à disposição um bicicletário com capacidade para 200 bicicletas. O serviço é gratuito, mas o usuário precisa levar cadeado e corrente.
Transporte gratuito
Há um serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha Norte-Sul) para o Centro de Exposições São Paulo Expo, em frente às portas de entrada/saída. Os ônibus começam a circular uma hora antes da abertura do Salão do Automóvel até uma hora após o fechamento do evento, e poderão ser encontrados na saída do Metrô Jabaquara, na Rua Nelson Fernandes. Haverá ainda traslados da estação Santos-Imigrantes (Linha Verde) aos sábados, domingos, feriado e ponte.
Alimentação
Na praça de alimentação, o visitante terá várias opções de lanchonetes e food trucks. Um restaurante fixo com 600 lugares também funcionará durante o evento. Entre as marcas que estarão disponíveis, Spoleto, Domino’s Pizza, Casa do Pão de Queijo, Vivenda do Camarão, Grão Espresso, Black Dog, HotnTender, Confraria Paulistânia, Sí Señor!.
(Atualizada em 10/11/16 às 17h15, informação de test-drives e inclusão de uma foto)