O Porsche 917 em suas várias versões é um dos carros de corrida mais vitoriosos de todos os tempos, e o primeiro da marca a vencer a 24 Horas de Le Mans na classificação geral, em 1970. Um carro similar, usado por David Piper, de 86 anos, que o piloto inglês tem desde novo, foi utilizado como referência para o projeto da réplica da Icon Engineering, da Inglaterra.
São cinco anos de trabalho de engenharia reversa, mas com alterações importantes para que possa ser usado nas ruas. O primeiro exemplar está quase pronto, e mais deverão se seguir. Claro que se o cliente quiser um carro apenas para as pistas, o trabalho da Icon será mais fácil, e eles terão prazer em fazer.
Para não fugir do original, a carroceria é em compósito de fibra de vidro, mas se houver um pedido de algum cliente, poderá ser feita também em compósito de fibra de carbono. O motor também pode ser escolhido, mas a Icon recomenda um motor Porsche, e a maioria deverá ser feita com os seis-cilindros boxer, os mais populares e difundidos. Há espaço para o 12 cilindros, caso alguém consiga algum motor original do 917 ou algo parecido.
Para um chassis rolante recoberto pela carroceria, com vidros, rodas, suspensões, freios, painel e sistema elétrico, o preço é de 95 mil libras esterlinas (400 mil reais aproximadamente), mas sem motor e transmissão. Isso dá uma boa base de preço.
Sem dúvida uma réplica que vai valer a pena ter na garagem, já que um carro original, quando aparece à venda, vale dezenas de milhões de dólares.
Veja o site da empresa para muitos detalhes desse belo trabalho.
JJ