Na matéria Missão quase impossível contei como começou a reforma de uma Kombi Corujinha. As “Velhas Senhoras” têm o seu fã clube cativo aqui neste meu trabalho no AE e a complicada tarefa do Antônio Carlos Carlini Pereira, o Tonho, chamou a atenção de todos.
Nos Comentários vieram pedidos como:
Cássio: bacana a matéria, adoro ver estas restaurações e uma Kombi é sempre prazeroso ficarei aguardando o andamento desta restauração .
Fat Jack: Ele vai reformar ambas? Por favor, AG, quando tiver umas brechas e puder atualize seus leitores das evoluções dessas maravilhas!
Sou um dos que adoraria corujar…
Então vamos lá. Antes a resposta ao Fat Jack: a Kombi cinza já está com a documentação regularizada e será vendida.
Quanto ao update da reforma, o Tonho me enviou algumas fotos e comentou: “Estou encaminhando algumas fotos da restauração da corujinha feitas no mês de janeiro. Agora na fase de preparação para a pintura, como pode ser visto, as partes por baixo da carroceria já foram pintadas, apliquei o famoso Bate Pedras à base d’água. O que está dando trabalho é a aplicação de massa poliéster, talvez por falta de experiência. É um trabalho braçal, pesado, e que fez ressuscitar uma velha bursite que estava inativa há muito tempo, mas acredito que a pior parte já foi executada. ”
No meu tempo o pessoal conhecia um produto chamado Underseal, da 3M, era uma massa asfáltica que tinha que ser aplicada por espátula (que quando secava grudava firme e era difícil de tirar), e que podia deixar vazios entre esta massa e a chapa que acumulavam água e resultavam em uma ferrugem “oculta”. Mas, depois, a própria 3M lançou uma massa de emborrachar que pode ser aplicada por pistola específica numa camada fina e que, depois de seca, aceita pintura.
O produto Bate Pedra, da Maxi Rubber, que o Tonho está usando, é de base aquosa e também pode ser aplicado com uma pistola dedicada e também pode ser pintado na cor de acabamento do trabalho. Este já é um grau de sofisticação no que se refere a materiais aplicados à restauração de carros antigos.
Produtos como o Bate Pedra oferecem um emborrachamento das superfícies e são indicados para a proteção das partes externas e inferiores dos veículos (chassi, para-lamas, caixas de ar, painéis dianteiros e traseiros) contra a ação da chuva, maresia, batida de pedra e terra. A aplicação diminui os efeitos de vibrações e dá proteção adicional no interior das portas, porta-malas, assoalhos e outras partes contra ruídos e corrosão.
A aplicação de massa poliéster visa, principalmente, a correção de ondulações e, assim, tem que ser depositada em camadas e lixadas, de forma a se conseguir uma superfície mais plana possível. É bem capaz que a metade da massa aplicada vire pó de lixa, e com isto se pode ter uma noção do trabalho de lixamento.
A próxima etapa será a aplicação do fundo PU (poliuretano) e aplicação de KPO (adesivo selante) visando eliminar todas as frestas.
Ainda há um longo caminho adiante antes da Kombi Corujinha ficar pronta, está dando bastante trabalho, mas é uma Kombi que está sendo resgatada e que fará parte de um acervo que irá conservá-la por muitos anos.
AG