O Renault Sandero se firmou no mercado como descomplicado e prático, alcançando uma imagem de carro agradável e robusto nos seus 10 anos vida aqui. Testei vários carros aqui no AE, mas nunca o Sandero. O que conheço dele é um ano-modelo 2012 automático que meu pai teve, que dirigi bastante e sempre me agradou.
O Sandero testado é um Dynamique 1,6 com o novo motor SCe, duplo comando acionado por corrente e 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, câmbio manual de cinco marchas. Esta passou a ter comando a cabo e resultou em grande facilidade de uso, com curso preciso da alavanca nos dois planos e peso de engate na medida certa. Era uma alteração reclamada por muitos, especialmente por nós do AE. O sistema anterior a varão estava mesmo em dissonância com os atributos do Sandero.
A versão custa R$ 54.300 e pode vir com o kit Tech Pack Plus, por R$ 1.700, que inclui o Media Nav e sensor de estacionamento, entre outros itens (ver no final a lista de equipamentos de série e opcionais).
Passei alguns dias com a versão Dynamique e seu novo motor SCe 1,6-litro, designado H4M, de 115/118 cv a 5.500 rpm e 16 m·kgf a 4.000 rpm com qualquer dos combustíveis. O anterior K7M de duas válvulas por cilindro de desenvolvia 98/106 cv, portanto o ganho com o novo é apreciável. As potências específicas do 1,6 SCe são 72/73,9 cv/litro. A taxa de compressão é modesta, 10,7:1.
O Sandero 1,6 anda com facilidade e tem desempenho bem de acordo com as necessidades. A relativamente contida rotação de rotação de potência máxima, rapidamente atingida ao acelerar tudo, colabora tanto para o silêncio quanto para excelente resposta em baixos giros, ajudado pelo variador de fase do comando de admissão.
Mais detalhes desse motor podem ser vistos no texto do Bob Sharp quando do lançamento no começo de dezembro.
A aceleração 0-100 km/h informada é feita em 10,3/9,9 s e para isso o peso de 1.053 kg ajuda. A velocidade máxima é 182/185 km/h. Durante todo o teste o veículo rodou com álcool.
Os valores de consumos observados foram de 5 km/l em congestionamentos longos em vias travadas e cheias de semáforos, passando para 9 km/l em ruas de cidade vazia de um domingo bem cedo, até cerca de 11 km/l em avenidas expressas. Na estrada, com muitas subidas e descidas e acelerando à vontade para andar mais rápido que o lerdo fluxo, 9,5 km/l, mas até 14 km/l em rodovias de trânsito livre e com poucas subidas.
Para referência, o consumo oficial Inmetro/PBVE é 12,8/8,6 km/l na cidade e 13,4/9,2 km/l, na estrada.
É bom o compromisso entre conforto de rodagem e estabilidade. Não há incômodo em pisos ruins por excesso de vibrações, e nem saídas de frente ou de traseira mesmo abusando bastante em curvas. Os pneus, Continental 185/65R15, aderem ao piso com muita vontade e, passando um pouco do limite, cantam discretamente, sem escândalo. Cabe ao motorista esticar um pouco a emoção ou levantar o pé do acelerador e voltar a ser politicamente correto.
O espaço interno é ótimo na frente e justo atrás, mas nada que impossibilite levar três pessoas no banco traseiro com bom conforto. Sentei “atrás de mim” e os joelhos não tocaram o banco dianteiro, com ótimo espaço para cabeça. O porta-malas de 320 litros é maior que a média dos hatches.
Interessante notar as proporções do volume do cofre do motor e da cabine. A base do para-brisas está onde termina a caixa de roda, o que evita a sua inclinação excessiva e um capô muito curto. Dizem os estilistas que isso é antimoderno, mas o visual de proporção é muito mais agradável assim, e não há elementos do cofre do motor escondidos debaixo do para-brisa, o que é bom para manutenção. Veja num das fotos acima o espaço entre motor e parede de fogo e o acesso fácil, destacando-se o isolante metalizado.
Curiosamente, o travamento automático portas vem desligado de fábrica, podendo ser ativado conforme a instrução do manual. Ativa-se pela primeira vez segurando o botão por cerca de 5 segundos. Depois de um sinal sonoro, está ativado. Aí passa a trancar automaticamente ao se atingir 6 km/h.
A acomodação a bordo começa pelos bancos com tecido embossado (relevos) sem costura, uma tecnologia chamada de CCT (carved cover technology, tecnologia de capa esculpida) do fornecedor Faurecia, que mostrei nesse texto aqui.
Pena que essa tecnologia só foi aplicada nos bancos dianteiros, já que traseiro é muito simplório e deveria seguir a dianteira. Não há cinto de três pontos nem encosto de cabeça para quem viaja no meio. O encosto do banco traseiro é inteiriço, mas é bipartido caso o veículo venha com o opcional Tech Pack Plus. Deveria ser de série sempre, em qualquer veículo, seja sedã, perua ou hatch.
O tecido dessa versão Dynamique é ótimo. Tem cor cinza e azul, sendo essa cor mais ou menos visível de acordo com a posição que se olhe os bancos, pois o tecido em contato com o corpo é perfurado, e a camada inferior é na cor azul. Um toque muito especial e agradável para quem gosta de coisas diferentes no interior dos carros.
Apesar de haver regulagem de altura no banco do motorista, a posição mais baixa ainda é alta demais. Seria ótimo mais uns 5 cm de curso para baixo.
Os materiais do interior são de boa qualidade, sem nada de aparência pobre. Há bons puxadores, apoios de braço e espaço nos porta-objetos das portas, que também existem nas traseiras. O forro de teto tem cor clara e ajuda muito na sensação de mais espaço e menos calor. Para-sóis têm espelhos para motorista e acompanhantes motorista e há quatro alças de teto, também para o motorista, o que ajuda bastante pessoas com alguma dificuldade de locomoção.
O porta-luvas é básico, com bom espaço e iluminação e há um recesso na tampa para pequenos objetos. Bem no fundo está tampa de proteção para o conector do scanner de diagnóstico. A porta de carga e a portinhola do tanque têm comando interno mecânico e as alavancas estão na soleira esquerda, junto ao banco do motorista, facilmente visíveis.
No porta-malas há forração de carpete em toda superfície, incluindo a parte traseira do encosto do banco. Mas falta uma proteção plástica na parte inferior do vão da porta de carga, onde se costuma apoiar uma carga mais pesada ao colocá-la ou retirá-la.
O estepe agora está dentro do porta-malas dificultando seu furto, não mais sendo tão fácil de ser roubado (aconteceu com meu pai, claro). Apesar da roda ser de aço estampado, tem pneu da mesma medida e especificação de carga e velocidade dos que rodam, mas há o aviso de só poder ser usado até 80 km/h. A explicação é técnica e visa segurança: a Renault quer prevenir o uso deste pneu para formar jogo com três novos comprados no momento de substituir os quatro. Ocorre que o estepe envelhecerá por tempo e deixará de ser seguro. Muito interessante.
Portas e tampas fecham facilmente, sem som de peças ocas ou flexíveis. O capô foi uma surpresa, já que possui mola a gás em vez de vareta para sustentá-lo aberto e até mesmo revestimento fonoabsorvente, dois itens que estão rareando mesmo em carros mais caros.
O elemento do filtro de ar do motor é de fácil acesso e não requer ferramenta para ser removido. Há uma cobertura na área da parede de fogo, que antigamente era chamada de “churrasqueira” – cujo nome correto para os americanos é cowl grille – pois é onde há sempre uma grade na tomada de ar para a cabine. O Sandero antigo não tinha essa peça. As dobradiças do capô, porém, permanecem visíveis de fora, desagradável de ver.
Outra coisa que gostei muito e que faz uma diferença visual sutil e importante. A flange inferior das soleiras, região de união da lateral e do assoalho é pintada de preto entre as caixas de roda, além de essa área ter pintura antipedrisco, rugosa, um capricho que poucos notam.
Dentro do cofre do motor, o acesso à maioria dos itens é fácil, com apenas um item um pouco menos fácil, a tampa do reservatório de fluido do sistema de assistência direção eletro-hidráulico. Ele fica localizado bem baixo e há mangueiras no caminho. Já fluido de freio e líquido de arrefecimento do motor são de fácil acesso e verificação, como também são a vareta de nível de óleo do motor e a água do lavador do para-brisa.
Não há termômetro do líquido de arrefecimento, instrumento que faz falta para motoristas mais cuidadosos, só há luz-espia, mas tem controlador de velocidade de cruzeiro, ótimo equipamento para quem não gosta de dirigir com atenção permanente ao velocímetro, além de evitar que um descuido do pé direito leve a ultrapassar o limite de velocidade. Há também o limitador de velocidade, muito útil na cidade, bem como o desliga/liga motor (stop/start), que é desligável.
O computador de bordo é bem completo, informa temperatura externa, hora, hodômetro parcial, hodômetro total, litros de combustível consumido, distância percorrida, velocidade média, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia do tanque.
O conta-giros fica à esquerda, com velocímetro no centro e computador à direita, minha preferência e do Bob Sharp. Foi corrigido o problema de má visibilidade dos instrumento durante o dia obrigava ligar lanternas. Interessante a luz de aviso do freio de estacionamento acionado, que aparece acesa assim que se abre a porta, sem ser preciso colocar a chave no contato.
Para entretenimento, há rádio CD-Player com MP3, entrada USB, entrada auxiliar para iPod, e Bluetooth. Existe um comando de satélite na coluna de direção, localizado por trás do raio direito do volante para o sistema de entretenimento Opcionalmente pode ser equipado com sistema multimídia com GPS, parte do kit Tech Pack Plus.
A direção é ótima, com importante aviso no manual de não forçar batente com carro parado para não aumentar a pressão e aquecer a ponto de danificar a bomba e/ou mangueiras e conexões, um alerta que todo carro deveria ter em etiqueta visível ao menos quando o carro é novo.
A posição de dirigir muito boa, apenas com a ressalva do banco alto. Os pedais são de bom tamanho e espaçamento, sendo fácil o punta-tacco. Veja vídeo explicativo sobre essa técnica.
Com o novo motor 1,6 SCe e outras mudanças, o Sandero deu um passo adiante, sem nenhuma dúvida, e pode atrair quem procura um bom hatchback ou simplesmente quer atualizar o seu.
JJ
FICHA TÉCNICA RENAULT SANDERO 1,6 SCe | ||
MOTOR | 4 cilindros em linha, transversal, duplo comando de válvulas, corrente, atuação direta por tucho-copo sem compensação hidráulica de folga, variador de fase na admissão por 40º, 4 válvulas por cilindro, bloco, cabeçote e cárter de alumínio, flex | |
Cilindrada (cm³) | 1.597 | |
Diâmetro x curso (mm) | 78 x 83,6 | |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 | |
Potência (cv/rpm) (G/A) | 115/5.500 //118/5.500 | |
Torque (m·kgf/rpm) (G/A) | 16,0/4.000 // 16,0/4.000 | |
Formação de mistura | Injeção no duto | |
Corte de rotação limpo (rpm) | 6.500 | |
Veloc. média do pistão no corte (m/s) | 17,6 | |
Comprimento da biela (mm) | 129,9 | |
Relação r/l | 0,32 | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |
Sistema de partida a frio | Injeção de gasolina no duto de admissão | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais à frente 1 à ré, comando por cabo | |
Relações das marchas (:1) | 3,73; 2,05; 1,39; 1,03; 0,76; ré 3,55 | |
Relação do diferencial (:1) | 4,07 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | 15,0 | |
Voltas entre batentes | 3,4 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 258 | |
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 203 | |
Circuito hidráulico | Duplo em “X” | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 5Jx15 | |
Pneus | 185/65R15 | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento (mm) | 4.060 | |
Largura sem/com espelhos (mm) | 1.733/1.994 | |
Altura (mm) | 1.536 | |
Distância entre eixos (mm) | 2.590 | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo e material | Monobloco, aço, subchassi dianteiro | |
Nº de portas/nº de lugares | cinco | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,35 | |
Área frontal (m², calculada) | 2,13 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,74 | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.053 | |
Carga útil (kg) | 450 | |
Porta-malas (L) | 320 | |
Tanque de combustível (L) | 50 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) (G/A) | 10,3/9,8 | |
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 182/185 | |
CONSUMO DE GASOLINA (INMETRO/PBVE) | ||
Cidade/estrada (km/l) | 12,8/13,4 | |
CONSUMO DE ÁLCOOL (INMETRO/PBVE) | ||
Cidade/estrada (km/l) | 8,6/9,2 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 5ª (km/h) | 36,8 | |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.260 | |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.000 | |
MANUTENÇÃO | ||
Revisões, intervalo (km/tempo) | 10.000/anual | |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/anual | |
Óleo, viscosidade | 0W30 | |
GARANTIA | ||
Termo (tempo) | 3 anos | |
PREÇO DA VERSÃO AVALIADA (R$) | 54.300 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE RENAULT SANDERO 1,6 DYNAMIQUE 2017 | |
ÁUDIO E MULTIMÍDIA | |
Ar-condicionado | |
Ar-condicionado automático (OPCIONAL) | |
Banco do motorista com regulagem em altura | |
Bancos CCT (Carved Cover Technology) | |
Bancos parcialmente revestidos em couro | |
Comando de abertura das portas por radiofrequência | |
Direção eletro-hidráulica com regulagem em altura | |
Rádio CD-Player MP3, 2DIN, USB, entrada auxiliar / IPOD e Bluetooth + comando de satélite no volante | |
Retrovisores com regulagem elétrica | |
Sistema multimídia MEDIA Nav Evolution com tela touchscreen 7”, navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth, USB com Eco Coaching e Eco Scoring (OPCIONAL) | |
Travas elétricas das portas | |
Vidros dianteiros elétricos um-toque | |
Vidros esverdeados | |
Vidros traseiros elétricos um-toque | |
COMODIDADE | |
Abertura interna do porta-malas | |
Abertura interna do reservatório do combustível | |
Acelerador eletrônico | |
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas | |
Banco traseiro com encosto rebatível | |
Bolsas integradas na parte traseira dos bancos dianteiros | |
Computador de bordo multifunções | |
Conta-giros | |
Controle automático de velocidade e limitador de velocidade | |
Iluminação do porta-luvas | |
Iluminação do porta-malas | |
Indicador de temperatura externa (OPCIONAL) | |
Indicador de troca de marcha | |
Indicador do reservatório de combustível da partida a frio | |
Limpador do vidro traseiro | |
Luz interna na dianteira do teto | |
Para-sol do motorista com espelho de cortesia oculto | |
Para-sol do passageiro com espelho de cortesia | |
Porta-copos / objetos no console central dianteiro | |
Porta-copos / objetos no console central traseiro | |
Porta-objeto nas portas dianteiras | |
Porta-objetos no painel | |
Relógio | |
Sensor de estacionamento (OPCIONAL) | |
Temporizador do limpador do pára-brisa | |
Tomada de energia (12 volts) | |
ESTILO | |
Aro dos medidores do painel de instrumentos com moldura cromada | |
Coluna central com acabamento na cor preta (exceto veículo na cor preto) | |
Difusores de ar laterais na cor cromo | |
Frisos cromados na grade dianteira | |
Maçanetas externas na cor da carroceria | |
Maçanetas internas na cor cromo brilhante | |
|
|
Molduras cromadas dos faróis de neblina | |
Para-choque dianteiro e traseiro na cor da carroceria | |
Puxadores internos das portas cromo fosco | |
Repetidor nos espelhos retrovisores | |
Retrovisores na cor da carroceria | |
Revestimento completo do porta-malas | |
Revestimento da alavanca do freio de estacionamento | |
Volante revestido em couro | |
PNEUS E RODAS | |
Rodas em alumínio de 15″ Nepta | |
SEGURANÇA | |
Alarme perimétrico | |
Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras) | |
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura | |
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura | |
Barras laterais de proteção nas portas | |
Bloqueio de ignição por transponder | |
Cinto de segurança central traseiro subabdominal | |
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de 3 pontos | |
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura | |
Desembaçador do vidro traseiro | |
Faróis de neblina | |
Fechamento dos vidros e travamentos das portas acionados pela chave | |
Start&Stop | |
Terceira luz de freio | |
Trava para crianças nas portas traseiras | |
Travamento automático a 6 km/h |