Em 2013, a Volkswagen do Brasil promoveu no domingo 10 de novembro uma megavisita para seus colaboradores e familiares em sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), em comemoração aos 60 anos da empresa no País. Mais de 25 mil pessoas, basicamente funcionários e seus dependentes puderam conferir a alta tecnologia e qualidade do processo produtivo da unidade, além de atrações preparadas para o evento. Certamente bem poucos dos leitores aqui da coluna “Falando de Fusca & Afins” tiveram a oportunidade de participar deste evento histórico e relatar como ele foi certamente será uma oportunidade de conferir este grandioso acontecimento.
Graças a um convite recebido do pessoal do Fusca Clube do ABC, a quem eu parabenizo pela participação proativa no evento com a organização de uma interessante exposição de veículos VW antigos, eu e minha família pudemos participar deste incrível evento. Mesmo para mim, que já tinha tido a oportunidade de visitar a fábrica algumas vezes nestes mais de 30 anos dedicados à marca VW de maneira voluntária, o evento foi contagiante e muito diferente. Divididos em horários e entrando por diversas das portarias da fábrica, milhares de funcionários e suas famílias (e alguns convidados especiais) foram conduzidos por uma sinalização muito bem-feita a um percurso que constava de um mapa distribuído a todos:
As capas deste mapa também fazem parte desta história e mostram o cuidado com o qual o evento foi preparado:
De todos os estacionamentos os caminhos levaram à primeira ala a ser visitada, que foi a Estamparia, número 1 – verde-folha no mapa, onde a linha de estamparia direita tinha cartazes e bandeiras do Brasil e da Alemanha animados pelos robôs numa simpática saudação aos funcionários da fabricante.
Seguindo pelos corredores passamos pelo “estoque dia” que garante a continuidade nas linhas de armação da fábrica.
Em cada passo se via o cuidado de tornar a empresa simpática a todos e que ela, a empresa, estava orgulhosamente em festa pelos seus 60 anos de Brasil. Em todo o percurso esta situação se repetiu, por exemplo, com as trupes de artistas circenses, com suas atividades, roupas coloridas e animação talvez contrastando com a seriedade daquelas máquinas, peças e paredes que sustentam o progresso da empresa.
A próxima ala visitada foi a Armação, número 2 — área roxa do mapa, onde as peças da carroceria e do chassi dos veículos são soldadas por robôs compondo as partes que formarão a estrutura dos veículos. Nesta área vários robôs foram reprogramados para fazer um show para os visitantes, como alguns que de um modo sincronizado “dançavam” ao som da música ‘Thriller” de Michael Jackson. Aliás, música é que não faltou em todas as alas.
Em corredores de ligação e distribuídos por todo o percurso, painéis com dados históricos apresentavam informações sobre as décadas passadas.
Um dos aspectos que encantou a todos que participaram da Megavisita foi o comportamento do pessoal de apoio que estava nos corredores demarcados para a passagem dos visitantes. Vestidos com uma camiseta com a palavra ‘Staff’ (Organização) nas costas, eles acabaram vestindo, na verdade, a camisa do evento, acenando para o público e desejando uma boa visita a todos — era um espírito de festa geral. Outro grupo de suporte aos visitantes foram as diversas equipes de bombeiros e de pessoal de saúde, médicos e enfermeiros, com suas roupas de trabalho, que, ao lado de suas Kombis interagiam com todos com muita simpatia e alegria; todos atendiam de maneira muito simpática às solicitações de posarem para uma fotografia.
Passamos por um Showroom Volkswagen, número 3 -cor laranja no mapa, pela área Think Blue, número 4 – cor roxa no mapa, e por uma mostra das motos Ducati, número 5 – cor amarela no mapa, empresa que faz parte do Grupo Volkswagen mundial.
Seguiu-se uma interessante área que foi a Exposição 60 Anos, número 6 – cor marrom no mapa, onde foram enfileirados carros de todas as décadas com cartazes dispostos na parede oposta ao local (no outro lado da rua) no qual os carros estavam, destacando acontecimentos da década correspondente. Para cada década casais vestidos com a roupa de época completavam o quadro.
A próxima área visitada foi a Pintura, número 7 – área vermelha no mapa do passeio, que foi demonstrada por vídeos, apresentação dos subfornecedores de tintas e vernizes, que davam esclarecimentos sobre materiais e processos usados para pintar os carros.
A área de pintura é onde o amigo Edi – Edivaldo Fernandes, presidente do Fusca Club ABC, trabalha e sua especialidade é a instalação e manutenção dos robôs que desempenham as mais diferentes funções necessárias à vedação e pintura dos carros. A questão de pintura é muito crítica e demanda cuidados especiais, tanto que os carros são pintados com suas portas, para evitar diferenças de tonalidade, depois as portas seguem um caminho paralelo ao da carroceria para se juntarem na montagem final.
Saindo da exposição na ala da Pintura veio uma das partes do evento que mais chamou a atenção do público que foi a Exposição de Fuscas e Bombeiros, número 8 – verde escuro no mapa, organizada pelo Edi e que apresentou lindos exemplares de Fuscas, Kombis e derivados.
Deixando esta exposição o caminho seguiu, passando por duas rampas longas, com destino à área de Montagem, número 9 – em verde no mapa, local onde o milagre se concretiza e todas as partes cuidadosamente preparadas nas áreas anteriores surgem como um automóvel pronto. Alguns detalhes das linhas de montagem de carros na área de Montagem Final:
Praticamente todos os carros do acervo de veículos históricos da Volkswagen no Brasil (todos torcem por um museu da marca aqui, um projeto de muitos anos que espero logo se torne realidade) saíram de seus “esconderijos” e foram expostos em várias áreas do percurso. Também nas áreas de montagem foram dispostos alguns carros deste interessante acervo.
Saindo da Montagem chegamos a uma área que emocionou a todos. Marcada em azul claro no mapa estava a área de homenagem aos 56 anos de fabricação da Kombi no Brasil, chamada de Estação Kombi 56, número 10 — em azul claro no mapa. O termo ‘estação’ referia-se a dois trenzinhos carinhosamente feitos com componentes de Kombi que levavam o público a dar uma volta num percurso marcado no chão e que tinha como pano de fundo uma fileira de 17 Kombis de várias cores, e no centro, abaixo de uma tenda estava uma Last Edition, no que foi a “estação de embarque” nos trenzinhos.
As homenagens à Kombi podiam ser vistas durante todo o percurso onde Kombis eram dispostas, mas faltou a emblemática visita à linha de montagem da Kombi, que estava montando os últimos exemplares. Todos os amantes de carros antigos teriam gostado muito de poder se despedir da Kombi na sua linha de montagem. As visitas à linha da Kombi estavam sendo franqueadas somente para a imprensa, infelizmente. Já na capa do mapa desta Megavisita havia um desenho que não deixou de marcar a presença da Kombi, aliás este grafismo foi usado em banners gigantescos que decoraram a área onde os Trenzinhos-Kombi estavam andando.
As duas últimas paradas deste evento foram a distribuição dos Kit-lanche e do brinde, número 11 – cor vermelho claro no mapa. Em vários pontos do percurso havia farta distribuição de água mineral em copos. Uma grande quantidade de banheiros químicos foi estrategicamente disposta ao longo do caminho; e para os pequenos havia fraldários. Sim tudo preparado para uma festa em família.
Fechando as atividades o estande A Chance to Pay, o direito (de uma criança) brincar, número 12 – em cor ocre no mapa, onde o Comitê de Trabalhadores da Volkswagen, um grupo de funcionários voluntários, colabora com uma organização internacional, Terre des Hommes. Esta organização auxilia comunidades carentes dando às suas crianças uma chance para brincar, e oferecia aos participantes do evento a possibilidade de colaborar através da aquisição de brindes.
Saímos do evento cansados depois dos cinco quilômetros de caminhada, mas muito felizes de ter podido participar deste incrível e inesquecível evento. Registro aqui os meus parabéns à Volkswagen do Brasil pela realização deste gigantesco “dia das portas abertas” com um alto grau de organização e cuidado logístico e muita emoção. Estes parabéns se estendem também a todos que participaram do lado da empresa na organização e realização do evento.
Fiz um vídeo com algumas passagens desta Megavisita:
[vimeo 79621996]
Certamente o evento mereceu uma boa quantidade de fotos, que foram tiradas com dois equipamentos e aí vão os respectivos links:
– 37 fotos com uma câmera SONY W300
– 37 fotos com um Samsung Galaxy SII .
AG
Nota do Autor: este material foi originalmente publicado na minha coluna “Volkswagen World”, do Portal Maxicar (www.maxicar.com.br), e esta publicação ocorre de comum acordo com o meu amigo Fernando Barenco, gestor do MAXICAR, companheiro de muitos anos de trabalho em prol da preservação dos veículos VW históricos e de sua interessante história.
Todas as fotografias desta matéria por Alexander Gromow. Mapa do evento pela Volkswagen do Brasil.
REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 05/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.