![Um belo e bom 911 (auto.howstuffworks.com)](https://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/08/auto.howstuffworks.jpg)
Um amigo, o “Z”, volta e meia vinha criticando um ou outro carro. Críticas infundadas, a meu ver, e toca a discutir com ele, explicar que as coisas não eram bem assim como ele dizia. Era cisma do cara. Ele cismava com um carro e pronto; e se tem uma coisa que me irrita é discutir com um cara cismado. Parece uma mula que empaca.
Mas eu levava na boa, porque esse meu amigo é muito legal e era só nessa questão que ele me enchia a paciência.
![Um robusto Volvo (trialx.com)](https://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/08/trialx.jpg)
Bom, eu levava na boa, até que um dia ele encasquetou com o Porsche 911 de 1997 dizendo que “era uma porcaria”. Aí foi demais e perdi a paciência.
— Escute aqui, “Z”, acho que você está a fim de bancar o tonto mesmo. Você pode falar uma asneira dessas para mim, que sou seu amigo, conheço você e lhe dou um desconto, mas não vá saindo por aí repetindo essa besteira, que vão achá-lo um otário. Porsche, Ferrari, Lamborghini, esse tipo de carro, não é para você julgar assim. Ninguém precisa da sua aprovação ou desaprovação. É como dizer que acha Rolls-Royce uma droga porque ele é pesado. Ora bolas, ele é assim e o que ele oferece é o que se espera dele. Um Ferrari é algo duro de suspensão e é assim que é para ser. Faltava você descer de um Ferrari e sair reclamando que é duro. O máximo que você pode dizer é que não se adapta bem ao 911 e ponto final. E tem mais, esse 911 de que você fala é o último arrefecido a ar, e como tal terá sempre um grande valor, tipo o último dos moicanos. Acho esse carro incrível.
E assim ia o “Z”. A cisma dele então era, além do 911, um modelo Volvo que não me lembro exatamente qual. Segundo ele, os dois eram lixo. Antes, que me lembre, tinha sido Opala Diplomata e Santana automático, fora outros que não lembro quais. Mas desses dois eu lembro.
![Uma cumpridora perua Quantum (quatrorodas.abril.com.br)](https://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/08/quatrorodas.abril_.jpg)
Foi então que por acaso passamos na casa de sua irmã, uma gata que eu conhecia desde pequena e que por ser irmã de amigo era intocável. Ela estava casada há anos e vivia num belo apartamento. Desde o seu casamento que eu nunca mais a vira. Ele tinha que passar lá para pegar algo e, como estávamos por perto, lá paramos.
O cunhado do “Z” veio nos atender, um sujeito meio esquisito, mas que tentava ser simpático comigo. Tentava. E como ele sabia que eu gostava de carro, acabou por me arrastar à sua garagem lá embaixo. O “Z” não foi e ficou tomando um café com a irmã.
E na garagem havia o quê? Ora, um Volvo e um Porsche 911.
![Um Opala Diplomata (fredcunhanews.com.br)](https://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/08/www.fredcunhanews-500x201.jpg)
E foi batata. Logo saquei de onde vinham as cismas do “Z”, e para confirmar a teoria tratei de ir soltando “uns verdes” na conversa com o cunhado do “Z”, para ver se eu colhia “uns maduros”. Puxei assunto para o lado dos Opalas, ao que o cunhado logo veio falando de um Diplomata que ele teve. Falei de Santana, e toca ele a contar histórias de um Santana automático que tivera. Ele falava muito e só besteira, e simplesmente não escutava nada do que eu argumentava. Enquanto eu falava, notava que ele não prestava a mínima atenção ao que eu dizia e ele estava era bolando lá o que ia me falar.
Conclusão: o cunhado do “Z” é um cara muito chato, mesmo. Nem o “Z”, nem o 911, nem o Volvo, nem o Diplomata, nem o Santana automático têm culpa. Nenhum deles tem culpa. É o cunhado do “Z” que é chato demais. Chato mesmo. Superchato, opa se é chato! Vai ser chato assim lá na ….!
AK