• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Clássicos

MONARCH AEROCAR, CRIAÇÃO LIVRE

identicon por Juvenal Jorge
03/07/2018
em Clássicos, JJ, Tecnologia






Motor de avião e quase nada a mais (Flickr)
Motor de avião e quase nada a mais (Flickr)

Usar a potência de aviões para fazer carros andarem mais rápido é uma idéia antiga.

Desde que surgiram os aviões, muitos olham aquela força que eleva uma máquina e imaginam que poderiam tê-la num carro. Mas motores muito potentes de aviões são pesados demais para carros, e carros com motores enormes pesam demais, com tudo ficando ruim com muito peso, agilidade, frenagem, estabilidade em curvas. Basta lembrar das diferenças de comportamento de Opalas quatro e seis cilindros, Omegas idem, e tantos outros.

Mas a idéia não morreu por isso. Há cerca de um século ou pouco menos, os motores aeronáuticos atraíam demais a atenção dos entusiastas de automóveis. O avião era novidade, estava evoluindo rapidamente, e a Primeira Guerra Mundial fez aviões serem notícia, tornando-os mais conhecidos no mundo informado.

O movimento de instalar motores de avião em carros se dividiu em dois tipos. Os que buscavam potências-monstro tiveram que colocá-los em carros idem, ou na possibilidade, fazer carros especiais e únicos, que acomodassem maquinários como um Rolls-Royce Merlin, por exemplo, de 744 kg a seco.

Já aqueles interessados em adaptações mais fáceis, sem construções extensas, escolhiam motores menores, que não fossem loucuras de potência, mas que davam a seus carros uma melhora grande.

O carro que mostramos aqui pertence a essa categoria, e na verdade é uma construção que utiliza componentes de outros carros.

Até algum tempo, algumas fontes citavam esse Monarch Special Aerocar como sendo antigo, e tendo sido usado na subida de montanha de Pikes Peak em 1916, o primeiro ano em que ela ocorreu.  Outros afirmavam que ele foi construído nos anos 1990, com peças antigas e usadas de diversos carros, compradas na feira do museu Beaulieu, o Autojumble, o maior evento desse tipo na Europa,  usando um motor Curtiss OX-5 de avião. Seu construtor seria Mark Walker, um colecionador de carros da época pré-guerra. Essa é a versão correta, agora amplamente divulgada. Hoje a obra pertence  a Duncan Pittaway.

Começando por onde se começa a fazer um carro antigo, o chassis, esse vem de um Monarch de 1913, simples e padrão, com duas longarinas e travessas convencionais normais. Essa empresa durou pouco, era localizada em Detroit, e fez carros durante apenas pouco mais de três anos. O radiador usado nessa criação livre veio de um Napier.

O motor é um Curtiss OX-5, o mais produzido e usado motor aeronáutico americano da Primeira Guerra Mundial. A fábrica fundada por Glenn Curtiss começou produzindo motores para motos, e passou para motores de aviões e depois os próprios, sendo o mais famoso deles o  JN-4, apelidado de “Jenny”, que usava exatamente esse motor. Outras aeronaves também o usaram.  Foram cerca de 12.600 unidades, tendo sido produzido também na Inglaterra, no esforço de guerra contra a Alemanha, mas já sendo considerado obsoleto nessa fase.

A origem é de antes da guerra, 1913, mas foi produzido de 1917 a 1919. Desenvolve 93 cv a 1.400 rpm de seus 8 cilindros em V a 90°, 8,2 litros (503 polegadas cúbicas), 4 polegadas de diâmetro do cilindro, 5 de curso (101,6 x 127 mm), com taxa de compressão de 4,5:1, baixíssima, mas explicável pela gasolina de baixa octanagem da época, além da necessária confiabilidade. Pode chegar a cerca de 108 cv a 1.800 rpm, sendo essa a potência de decolagem, que não pode nunca ser usada todo tempo em um avião.

 

Vista superior. à frente está o carburador, note os cilindros desalinhados de um lado a outro (Motor Torque)
Vista superior do OX-5 (Motor Torque)

Pesando 177 kg, não tinha nada de avançado tecnologicamente, mas pela produção alta e disponibilidade de peças de reposição faz a manutenção não ser muito difícil comparativamente e outros motores antigos.

Tem bloco de liga de alumínio, com cilindros em ferro fundido fixados individualmente no bloco por parafusos. Comando de válvulas no bloco, e válvulas comandadas por varetas e balancins, externos, sem coberturas, o que por si só já mostra que emissões de óleo e seus vapores eram comuns todo o tempo de funcionamento.

 

OX-5 de Glenn Curtiss, que começou fazendo motores para motos (Motor Torque)
OX-5 de Glenn Curtiss, que começou fazendo motores para motos (Motor Torque)

 

Vista em corte (Motor Torque)
Vista em corte (Motor Torque)

 

Bloco mostra distancia enorme entre cilindros, comando de válvulas está logo ao lado (Motor Torque)
Bloco mostra distância enorme entre cilindros; comando de válvulas está logo ao lado (Motor Torque)

 

flickr
Escapamento é apenas um tubo curto, saída direta, como em aviões; trem de válvulas é externo (Flickr)

Atuando como escapamentos, só uns tubinhos curtos, garantindo a emoção sonora e visual, pois sai fogo fácil deles, é só acelerar.

O câmbio é de um Panhard de 1910, tem padrão de trocas seqüencial e inclui o diferencial, sendo um transeixo, portanto. É por isso que há a corrente, pois o câmbio está longe da roda e não há árvore de transmissão. Como não tem diferencial no eixo, não há aquela massa enorme na traseira, não suspensa, que idealmente deve ser a menor possível para a agilidade.

Carroceria? Nada, só uma cobertura no motor.

 

dream car ch frt
Molhado, sujo e divertido! (Dream Car. ch)

 

dream-car ch
Botão no topo da alavanca de câmbio para desacoplar a coroa (Dream Car.ch)

 

mrufer ch
Em uma subida de montanha (mrufer.ch)

 

roger moss dot com france_motor_edwardian
Linda foto deixa claro a presença do motor; não há quase mais nada no carro (rogermoss.com)

 

telegraph co uk Pittaway-Monarch-1_1737716i
Momento de troca de marcha e um piloto se divertindo (telegraph.co.uk)

O motor funciona muito bem, apesar do uso bem diferente do que o inicialmente previsto. Aviões funcionam a maior parte do tempo em rotação constante, o oposto de um carro.  Outro problema sério é a ventilação num avião e num carro. Tudo diferente, tanto temperatura ambiente quanto vento.

Pittaway diz que seu carro faz por volta de 8 km/l, anda mais rápido que a grande maioria dos carros numa estrada, tem tanque grande para chegar tranqüilo a vários encontros e corridas de subida de montanha,  como podemos ver nos vídeos encontrados.

O mais bacana nesse tipo de carro aberto é a absoluta liberdade que havia e a neura zero com segurança. O motorista anda literalmente seguro apenas pelas laterais dos bancos de vime com revestimento, e pela pega no volante. De resto, nada para protegê-lo

Mais emoção?  Corrente da transmissão final perto dos ocupantes, coluna de direção apontando para seu peito, sem cintos de segurança, sem proteção para cabeça, e sentado alto, o que acentua os balanços do carro.

Freios só atrás, e é necessário derrapar para fazer as curvas rápidas. Para trocar de marcha, botão no topo da alavanca de câmbio, fora do carro, do lado direito, para desengatar a engrenagem grande  (coroa), e depois trocar de marcha. O processo é incrível: para curvas, freia-se, aperta o botão, pisa na embreagem,  troca de marcha, solta o botão, solta o pedal de embreagem e depois acelera.

O processo de derrapagem de potência —  powerslide —  é facilmente atingido, pela pouca aderência dos pneus estreitos, e os 41,7 m·kgf de torque. Quem o dirigiu disse que se pega o jeito rápido, desde que haja uma certa habilidade do motorista  e nada de receio de cair do carro nas curvas.

 

Peso baixo, potência alta, pneus estreitos resultam em powerslides fáceis (
Peso baixo, potência alta, pneus estreitos resultam em powerslides fáceis (Alan Cox)

Pittaway usa o carro normalmente, mostrando vigor em corridas de subida de montanha na Grã-Bretanha. Pequenos morros que eles chamam de montanhas, na verdade, quando comparado  às pirambeiras que conhecemos no Brasil.

O uso do carro é facilmente verificado pelo estado em que ele se encontra. Nada de condição de show, apenas uso e mais uso, nessa criação livre.

Um carro bacana e estusiástico demais.   Abaixo um vídeo curto onde podemos escutar o motor e apreciar um powerslide na saída da segunda curva.

   

https://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Duncan-Pittaway-Monarch-GP-Curtis-Aero-Engine-Prescott-Hillclimb-2011-YouTube.mp4

    

JJ





Tags: AerocarJuvenal JorgeMonarchmotor de aviãoPittawaypré-guerraV-8
Anterior

NO USO, JAC J3 TURIN S

Próximo

AUTOENTUSIASTAS ANO 6

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

AUTOENTUSIASTAS ANO 6

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In