O câmbio automático, que somente vinha na versão Exclusive do Citroën C3, passou a ser um opcional da versão Tendance, associado ao motor de 1,6 litro duplo-comando de 16 válvulas. O Exclusive tem alguns itens mais que o Tendance: controlador automático de velocidade, rodas aro 16 (no Tendance é aro 15), volante revestido em couro, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva. Ambos têm o pára-brisa panorâmico Zenith, que, felizmente, já não tem mais o friso interno que ia do topo do pára-brisa ao retrovisor. Esse friso tinha alguns focos de luz — lâmpadas LED — que se mantinham acesas à noite e atrapalhavam nas viagens noturnas, o que motivou nossa crítica quando avaliamos o C3 Exclusive no começo do ano. Tiraram do Tendance.
Não resolveram ainda o incômodo da tela do GPS sobre o painel. Ela é fixa e grande, o que interfere na visão adiante. À noite, principalmente, incomoda.
O Exclusive testado tinha rodas de liga leve com aro 16 (195/55R16). O Tendance também tem rodas de liga leve, de mesmo desenho, porém de aro 15 (195/60R15), o que implica em pneus de perfil mais alto. Com isso o C3 Tendance se mostra mais macio de suspensão, o que o deixou mais condizente com a proposta do carro, que é ser um compacto premium. Não é um esportivo e, portanto, não há razão para se sujeitar a asperezas. Mas é ágil e bem disposto. E é chique, sim, oferece um algo a mais, pois nota-se esmero no design, requinte no acabamento e bom isolamento acústico.
O câmbio automático tem quatro longas marchas, que são passadas quando o motor atinge 6.200 rpm, 400 rpm acima da rotação de potência máxima. A 1ª atinge 54 km/h, a 2ª, 100 km/h e a 3ª, 150 km/h. A 4ª atinge a máxima de respeitáveis 195 km/h e a 120 km/h o motor está a 3.550 rpm. O modo S o deixa mais expedito nas reduções de marcha e mais rígido nas seguradas de marcha ao levantar o pé do acelerador de forma rápida. Pouco o usei. Não encontrei condições que justificassem usá-lo no modo S. Achei que essa programação das marchas não condizia com as que eu usaria no momento.
Ele também realiza trocas manuais, seja por meio da alavanca de câmbio ou por meio de borboletas fixadas à coluna de direção, porém ele só aceita reduções quando a marcha inferior entrar em giro mais baixo, e creio que isso acontece por não haver aceleração intermediária, ele não sobe o giro do motor para equalizar rotação e velocidade. Em não havendo essa aceleração intermediária, se ele aceitar a marcha mais curta virá, no mínimo, um desconforto, um pequeno tranco. Então, para que isso não ocorra, ele só vai aceitá-la quando a velocidade na marcha em uso baixar bem. Um câmbio com sistema Tiptronic deve aceitar reduções mais fortes, desde, claro, que o limite de rotação do motor não seja excedido, o que não é o caso deste.
Para dar um exemplo, vindo a 150 km/h em quarta, o câmbio deveria aceitar a redução para terceira, uma vez que o motor não ultrapassaria a rotação de potência máxima (6.000 rpm), portanto não seria danificado.
Resumindo: é um câmbio que é bom para uns, aqueles que “colocam no Drive e esquecem”, pois é macio nas trocas e razoavelmente rápido em baixar marchas quando se acelera, mas deixa a desejar para outros, os que pedem maior controle sobre o carro.
Os freios são bons. Dianteiros são a disco ventilados e traseiros, a tambor. Suspensão muito boa, que combina maciez no rodar com firmeza de movimentação.
Ergonomia correta; bancos anatômicos e de boa espuma; direção com assistência elétrica variável e volante ampla margem de posicionamento, tanto em distância quanto em altura. Bom espaço para quem vai na frente e razoável para quem vai atrás. Bom porta-malas para a categoria: 300 litros; tanque de combustível de 55 litros.
Motor moderno, potente e elástico, porém, associado ao câmbio automático se torna um tanto gastador: com álcool, faz 9 km/l na estrada 7,5 km/l na cidade, ambos em guiada calma.
Preço: R$ 50.990. Cor metálica, mais R$ 1.390, ou perolizada blanc Nacré, mais R$ 1.470. Sistema de navegação por GPS, mais R$ 2.400.
AK
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA NOVO CITROËN C3 TENDANCE AUTOMÁTICO | ||
MOTOR | ||
Denominação do motor | EC5M Flex Start | |
Tpo de motor | Otto, arrefecido a líquido | |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio | |
Nº de cilindros/disposição/posição | Quatro/em linha/transversal | |
Diâmetro x curso/cilindrada | 78,5 x 82 mm/1.587 cm³ | |
Taxa de compressão | 12,5:1 | |
Nº de com. de válvulas/localização | Dois, no cabeçote; de fase variável o de admissão | |
Acionamento do comando de válvulas | Correia dentada | |
Nº de válvulas por cilindro | Quatro | |
Potência máxima | 115 cv (G) a 6.000 rpm e 122 cv (A) a 5.800 rpm | |
Torque máximo | 15,5 m·kgf (G) e 16,4 m·kgf (A) a 4.000 rpm | |
Formação de mistura | Injeção eletrônica seqüencial no duto | |
SISTEMA ELÉTRICO | ||
Tensão/alternador | 12 volts/55 ampères | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Transeixo dianteiro automático de quatro marchas | |
Relações das marchas | 1ª 2,73:1; 2ª 1,50:1; 3ª 1,00:1; 4ª 0,71:1; ré 2,46:1 | |
Relação do diferencial | 4,70:1 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |
Diâmetro do volante de direção | 375 mm | |
Diâmetro mínimo de curva | 10,3 m | |
FREIOS | ||
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 266 mm | |
Traseiros | Tambor de 229 Ø mm | |
Operação | Servoassistência a vácuo, ABS e EBD | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 5,5J x 15 | |
Pneus | 195/60r15H | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 3.944 mm | |
Largura | 1.708 mm | |
Altura | 1.521 mm | |
Entreeixos | 2.459 mm | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,31 | |
Área frontal | 2,225 m² | |
Área frontal corrigida | 0,69 m² | |
CAPACIDADES E PESO | ||
Compartimento de bagagem | 300 litros (1.000 litros com banco traseiro rebatido) | |
Tanque de combustível | 55 litros | |
Peso em ordem de marcha | 1.220 kg | |
DESEMPENHO E CONSUMO | ||
Aceleração 0-100 km/h | N.D. | |
Velocidade máxima | 195 km/h (estimado) | |
Consumo urbano (km/l) | 7,5 km/l (computador de bordo) | |
Consumo rodoviário (km/l) | 9 km/l (computador de bordo) | |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS | ||
Intervalo de revisões/troca de óleo | 1 ano ou 10.000 km | |
Garantia | Três anos |