Política e economia estão sempre juntas, em qualquer lugar. Na área de automóveis os modelos que compramos mostram bem isso. Se não tem carros novos para vender, fica como em Cuba. Se a gasolina fica bastante barata, vamos comprar carros enormes e gastadores, como suves e picapes nos EUA. Se o carro a diesel fica com imposto mais barato de que os a gasolina, compramos muitos carros a diesel como numa grande parte da Europa. No caso de carros elétricos poderem ter energia de graça do Estado, vamos comprar carros elétricos.
Cada parte do mundo tem suas prioridades, e ali cada político tem as dele e as dos lobistas “ajudando” para as decisões chegarem para o lado bom para eles.
Num pais muito rico (renda per capita é o dobro dos Estados Unidos) exportando muito petróleo, pode-se pensar que a gasolina deve ser bem barata e que rodam por lá muitas picapes grandes com cabine dupla e motor V-8, que fazem uns 5 km/l de gasolina. Aqui perto da Suécia há um país assim, a Noruega. Um país pequeno, com uns 5 milhões de habitantes, que exporta muito petróleo e que no caixa do governo agora tem 1,5 trilhões de reais sobrando.
Com certeza na Noruega poderiam fazer como na Venezuela, colocar um preço bem baixo e todo mundo poderia andar de carro quase de graça. Só que na Noruega não pensam assim. Por causa das preocupações com o meio ambiente, o imposto da gasolina é alto, um litro custa uns R$ 5,50. Os impostos de carros importados — só tem carro importado — é ainda maior do que no Brasil, uns 100% mais ou menos. Na capital, Oslo, há pedágio urbano, que custa uns R$ 12,00 para entrar na cidade e outros tantos para sair.
Só que tem uma diferença, uma diferença muito grande, na Noruega. Se por acaso você for comprar um carro elétrico é uma outra história, totalmente diferente. Imposto para importar um, não tem. Pedágio para carro elétrico também não. Com carro elétrico pode-se trafegar nas faixas de ônibus e passar ao lado de todos os carros normais parados.
A cidade de Oslo também tem estacionamentos só para carro elétrico e neles há energia de graça durante 16 horas, sem pagar nada. O fabricante de carros elétricos Tesla tam também uns 10 “superchargers”, onde os seus clientes podem recarregar suas baterias de graça. Diz a Tesla:
“Os supercarregadores da Tesla permitem que os proprietários do modelo S rodem gratuitamente entre cidades da América do Norte, Europa e Ásia. Os carregadores provêm metade da carga em 20 minutos e são estrategicamente localizados para permitir que os donos dirijam de estação a estação com um mínimo de paradas. Os supercarregadores estão localizados em pontos como restaurantes, cafés e shopping centers. Os viajantes podem parar para uma refeição e ter o seu Tesla Model S carregado quando tiverem terminado a atividade.”
Abaixo, cada ponto é um lugar com supercarregador da Tesla:
Previsto para 2015:
Mas, quem quer ter um carro elétrico? Carrocerias pequenas, carros que só rodam uns 100 km por carga… Só que um Tesla S não tem nada a ver com uma “latinha” e anda uns 400 quilômetros com uma carga. Eu tive a oportunidade de dirigir dois Tesla S P85+ nos últimos meses e daqui a algumas semanas vai um post para vocês aí no Ae.
O Tesla S é um carro elétrico quase como um carro “normal”. É mesmo. Então, vou dizer para vocês quais são os três carros mais vendidos na Noruega atualmente.
Em terceiro lugar:
Nissan Leaf. Um carro elétrico do tamanho de um VW Polo, com autonomia de uns cento e poucos quilômetros por “tanque”.
Em segundo lugar:
VW Golf. Sim, um carro todo normal, motor a combustão, e assim vamos para o
Primeiro lugar:
Tesla S
Não estou brincando, o carro americano elétrico Tesla S é o carro mais vendido na Noruega! A primeira vez que ouvi isso foi em novembro do ano passado e pensei: será? Deve ser vendas acumuladas, pois o começo das vendas foi muito bom na Noruega. Mas seis meses depois ouvi isso de novo, e o fato é que o Tesla S é mesmo o carro mais vendido no país. As vendas ficam ao redor de 2.500 carros por mês (VW Golf uns 1.500 e Nissan Leaf, uns 1.000). Como pode? Assim, fiquei mais interessado ainda no Tesla S e na cidade de Oslo. Viajei até lá e tirei algumas fotos para vocês. A cidade não é cheia de carros elétricos mas tem bastante, cada minuto se vê um. Ver um elétrico é bem fácil lá.
HJ