• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Tecnologia

OSLO, PARAÍSO PARA ELÉTRICOS

identicon por Hans Jartoft
18/08/2015
em Tecnologia, Viagens
Capital da Noruega, estacionamento para elétricos
Capital da Noruega, estacionamento para elétricos

Política e economia estão sempre juntas, em qualquer lugar. Na área de automóveis os modelos que compramos mostram bem isso. Se não tem carros novos para vender, fica como em Cuba. Se a gasolina fica bastante barata, vamos comprar carros enormes e gastadores, como suves e picapes nos EUA. Se o carro a diesel fica com imposto mais barato de que os a gasolina, compramos muitos carros a diesel como numa grande parte da Europa. No caso de carros elétricos poderem ter energia de graça do Estado, vamos comprar carros elétricos.

Cada parte do mundo tem suas prioridades, e ali cada político tem as dele e as dos lobistas “ajudando” para as decisões chegarem para o lado bom para eles.

Num pais muito rico (renda  per capita é o dobro dos Estados Unidos) exportando muito petróleo, pode-se pensar que a gasolina deve ser bem barata e que rodam por lá muitas picapes grandes com cabine dupla e motor V-8, que fazem uns 5 km/l de gasolina. Aqui  perto da Suécia há um país assim, a Noruega. Um país pequeno, com uns 5 milhões de habitantes, que exporta muito petróleo e que no caixa do governo agora tem 1,5 trilhões de reais sobrando.

 

BMW i3
Tudo do bom e do melhor: um BMW i3 em primeiro plano, Testa Model S ao lado

 

El park 1
Nem parece que são tantos elétricos

 

El park 2
Placa com regulamento e o tempo máximo grátis, 16 horas

 

El park 4
Um belo carro, andei em um desses

 

Mitsh i Miev
Mitsubishi iMiev

 

Nissan Leaf 2
Nissan Leaf 2 passando ao lado de um Tesla

 

Nissan Leaf
Nissan Leaf

Com certeza na Noruega poderiam fazer como na Venezuela, colocar um preço bem baixo e todo mundo poderia  andar de carro quase de graça. Só que na Noruega não pensam assim. Por causa das preocupações com o meio ambiente, o imposto da gasolina é alto, um litro custa uns R$ 5,50. Os impostos de carros importados — só tem carro importado —  é ainda maior do que no Brasil, uns 100% mais ou menos. Na capital, Oslo, há pedágio urbano, que  custa uns R$ 12,00 para entrar na cidade e outros tantos para sair.

Só que tem uma diferença, uma diferença muito grande, na Noruega. Se por acaso você for comprar um carro elétrico é uma outra história, totalmente diferente. Imposto para importar um, não tem. Pedágio para carro elétrico também não. Com carro elétrico pode-se trafegar nas faixas de ônibus e passar ao lado de todos os carros normais parados.

 

Circulando na faixa de ônibus e táxis, sem restrições

A cidade de Oslo também tem estacionamentos só para carro elétrico e neles há energia de graça durante 16 horas, sem pagar nada. O fabricante de carros elétricos Tesla tam também uns 10 “superchargers”, onde os seus clientes podem recarregar suas baterias de graça. Diz a Tesla:

“Os supercarregadores da Tesla permitem que os proprietários do modelo S rodem gratuitamente entre cidades da América do Norte, Europa e Ásia. Os carregadores provêm metade da carga em 20 minutos e são estrategicamente localizados para permitir que os donos dirijam de estação a estação com um mínimo de paradas. Os supercarregadores estão localizados em pontos como restaurantes, cafés e shopping centers. Os viajantes podem parar para uma refeição e ter o seu Tesla Model S carregado quando tiverem terminado a atividade.”

Abaixo, cada ponto é um lugar com supercarregador da Tesla:

 

Carregadores da Tesla hoje

Previsto para 2015:

 

Daqui a um ano será assim

Mas, quem quer ter um carro elétrico? Carrocerias pequenas, carros que só rodam uns 100 km por carga… Só que um Tesla S não tem nada a ver com uma “latinha” e anda uns 400 quilômetros com uma carga.  Eu tive a oportunidade de dirigir dois Tesla S P85+ nos últimos meses e daqui a algumas semanas vai um post para vocês aí no Ae.

O Tesla S é um carro elétrico quase como um carro “normal”. É mesmo. Então, vou dizer para vocês quais são os três carros mais vendidos na Noruega atualmente.

Em terceiro lugar:
Nissan Leaf. Um carro elétrico do tamanho de um VW Polo, com autonomia de uns  cento e  poucos quilômetros por “tanque”.

Em segundo lugar:
VW Golf. Sim, um carro todo normal, motor a combustão,  e assim vamos para o

Primeiro lugar:
Tesla S

Não estou brincando, o carro americano elétrico Tesla S é o carro mais vendido na Noruega! A primeira vez que ouvi isso foi em novembro do ano passado e pensei: será? Deve ser vendas acumuladas, pois o começo das vendas foi muito bom na Noruega. Mas seis meses depois ouvi isso de novo, e o  fato é que o Tesla S é mesmo o carro mais vendido no país. As vendas ficam ao redor de 2.500 carros por mês (VW Golf uns 1.500 e Nissan Leaf, uns 1.000). Como pode? Assim, fiquei mais interessado ainda no Tesla S e na cidade de Oslo. Viajei até lá e tirei algumas fotos para vocês. A cidade não é cheia de carros elétricos mas tem bastante, cada minuto se vê um. Ver um elétrico é bem fácil lá.

 

Citroën C Zero

 

O carro mais vendido na Noruega: Tesla

 

Para onde se olha, mais um Tesla, incrível

 

Testa rack
Tesla circulando na faixa de ônibus

 

E-Golf
Golf, o segundo mais vendido,ao lado de um Leaf, o terceiro

 

HJ

Fotos: autor





Tags: C Zerocarro elétricoCitroënGolfhans jartoftiMievLeafMitsubishiNissanTeslaVolkswagen
Anterior

VW APRESENTA SAVEIRO CABINE DUPLA E NOVO FOX

Próximo

TORMENTA EM ALTO ASFALTO

identicon

Hans Jartoft

Hans é engenheiro automotivo e nosso editor escandinavo, residente na Suécia, onde trabalhou por muitos anos na Saab.

Próximo
Revista Isto É desta semana traz reportagem sobre a CBA (Foto site www.istoe.com.br)

TORMENTA EM ALTO ASFALTO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In