Às vezes vezes essa história de “novo” alguma-coisa complica quando muda o ano-modelo. Caso do Uno, surgiu um totalmente diferente em maio de 2010 e agora chega o mesmo modelo. só que como 2015. Os marqueteiros — de todas as fábricas — precisam dar um jeito nisso. Lá atrás, em 2010, deveria ter sido anunciado simplesmente o Uno daquele ano-modelo, que óbvia e visivelmente diferia do anterior. Agora poderia ser simplesmente Uno 2015, com todo o elenco de novidades, e que são muitas.
A maior delas, no terreno da inovação na produção brasileira, é a adoção do desliga-liga (motor) nas paradas, recurso cada vez mais adotado mundialmente em nome da economia de combustível e, na esteira, da redução de emissão do “letal” dióxido de carbono que atende pelo nome mais comum de CO2. Outra novidade do Uno 2015 é poder vir agora com o câmbio Dualogic Plus, porém com a alavanca seletora suprimida e no seu lugar, quatro botões (N, D, A/M e R), solução adotada pela matriz no 500 Abarth, bem como em Ferrari e Maserati, marcas do Grupo Fiat (mais precisamente, Fiat Chrysler Automobiles). Até a Land Rover, nos Range Rover Evoque e Range Rover Vogue, eliminou a alavanca e , pelo jeito, a moda vai se espalhar.
Importante também a revisão completa do painel e quadro de instrumentos, proporcionando tanto maior funcionalidade quanto um visual mais em linha com o padrão de carros de segmento superior.
No terreno técnico, o câmbio robotizado Dualogic Plus recebeu melhorias importantes no controle, ajudado agora por um acelerômetro para ampliar o leque de informações à central de processamento que comanda as trocas de marchas. Foram mantidas as funções avanço lento (creeping) e aborto de troca ascendente automática quando o sistema interpretar que o veículo está sob aceleração forte, para o qual o acelerômetro ajuda.
O câmbio Dualogic Plus está mesmo num nível excelente, com as interrupções de força praticamente inexistentes. Motorista, motor e câmbio se entendem muito bem, constatei isso nas ruas e avenidas de Buenos Aires, onde não existe o “exército” de detectores de velocidade que infestam a cidades brasileiras, notadamente São Paulo.
No estilo, a extremidade frontal foi retrabalhada, inclusive o pára-choque, resultando num visual mais robusto mas sem alterar a identidade. As lanternas traseiras também passaram por mudança no visual interno pela adição de fractais (pequenos blocos geométricos).
O quadro de instrumentos foi redesenhado e ganhou mostrador de cristal líquido de 3,5 pol. que exibe as mais diversas informações, entre elas a útil velocidade em formato digital.
O Uno 2015 é oferecido em sete versões, porém nove contando o câmbio Dualogic opcional em duas delas, a Way e a Sporting :
FIAT UNO 2015 | |
Versão | R$ |
Vivace 1,0 2 portas | 26.370 a 33.171 |
Vivace 1,0 4 portas | 28.500 a 35.301 |
Attractive 1,0 | 30.990 a 39.443 |
Evolution 1,4 | 34.990 a 44.766 |
Way 1,0 | 31.490 a 41.383 |
Way 1,4 | 34.990 a 44.586 |
Way 1,4 com Dualogic | 37.970 a 46.321 |
Sporting 1,4 | 36.650 a 45.200 |
Sporting 1,4 com Dualogic | 39.630 a 46.410 |
Todas as versões exceto a Vivace são de 4 portas |
O sistema desliga-liga
O sistema, fornecido pela Bosch, já é conhecido nos carros que testamos ultimamente, mas cabe falar da estratégia de seu funcionamento. Por enquanto só vem na nova versão Evolution, cujo motor é 1,4-l. Por enquanto a Fiat não pensa em estendê-lo aos 1-litro. Utilizá-lo é bastante simples e não requer adaptação do motorista.
Quando o carro pára por qualquer motivo, como num semáforo, o motor desliga sozinho. Para movimentar o carro novamente basta pisar levemente no pedal de embreagem, praticamente tocá-lo com o pé. Isto significa, obviamente, que não dá para aguardar o sinal mudar para verde com o carro engrenado em primeira, pois o motor não desliga. Quando este pára conforme o previsto, um símbolo no painel informa que o sistema está ativo e funcionando.
Se a parada exceder 2 min e 45 s, o motor volta a funcionar automaticamente sem intervenção do motorista: é assim para evitar que a bateria perca carga além de determinado ponto. Outra volta automática ao funcionamento do motor é quando o vácuo do servofreio baixa de determinado valor e também se o carro correr solto numa descida e atingir 3 km/h.
Na condição desliga-liga o motor pega em no máximo 0,4 segundo, isso porque a estratégia inclui dar a centelha no cilindro que está na posição mais favorável para haver a combustão e isso contribui para que pouco se percebe a ação do motor de partida. É muito rápido, uma partida normal leva de 0,7 a 0,8 segundo.
Várias mudanças no carro acompanham o sistema, como o motor de partida especial que suporta um ciclo de funcionamento de 340.000 partidas, seis vezes maior que o de um motor de partida comum. A bateria especial de 60 ampères·hora (A·h) de capacidade, traz o que se chama de Mix Acid Element, ou misturador de eletrólito, além de células reforçadas, para garantia de partidas e recargas mais rápidas.
O alternador é mais potente, 120 ampères, e conta com um estabilizador de tensão para manter constante a corrente elétrica para todo o veículo mesma numa sucessão de partidas.
Há algumas condições para que o sistema possa funcionar. A temperatura do liquido de arrefecimento tem de estar acima de 40 ºC; o motorista tem de estar com cinto de segurança atado, porta do motorista e capô fechados; o carro ter atingido mais de 7 km/h por 2 segundos; carga da bateria ser superior a 75%; a ré não ser a última marca engatada; freio de estacionamento solto; de pois de o ar-condicionado ter sido ligado manualmente. Todas essas condições são verificadas pelo gerenciamento eletrônico em alguns milésimos de segundo, que para isso exigiu modificação na arquitetura eletrônica do veículo e nova rede CANbus de 29 bits, que era 11 bits.
O sistema sempre é ativado automaticamente ao ligar o motor, mas o motorista pode desligá-lo por um interruptor se quiser, e assim fica até a próxima partida manual.
A economia de combustível do desliga-liga nos ciclos de medição de consumo padronizados é de 3% na cidade e 2% na estrada, porém pode chegar a 20%, dependendo das condições de tráfego, especialmente em caso de grandes congestionamentos, como foi possível ver numa simulação.
O desliga-liga começou em 2004/2005 na Europa e hoje é amplamente empregado no mundo inteiro.
Sem alavanca
Eu já havia dirigido carros sem alavanca, como o Ferrari 458 e o Range Rover Vogue, mas fazê-lo num carro nacional foi um choque. Não que traga algum tipo de problema, pelo contrário, mas no começo estranha-se bastante. Câmbio “a botão” não é novidade. Mais para o final de década de 1950 Mercury e Plymouth saíram com a novidade. O fato é que a adaptação é bem rápida e se continua a poder fazer trocas manuais seqüenciais pelas borboletas atrás do volante.
O espaço interno do Uno é bom de maneira geral e bom no banco traseiro considerando as dimensões do Uno, dentro do meu padrão de avaliação desse ponto;o o porta-malas acomoda 280 litros e ganha 10 L se o encosto do banco for colocado mais para vertical, uma característica do primeiro Uno desde o lançamento.
Foras as mudanças funcionais e estéticas, a estrutura dianteira do Uno foi reforçada e a rigidez torcional aumentou, percebe-se agora um carro mais sólido ao dirigi-lo, uma boa medida. Alterações também nas coxins do motor e do transeixo, deixando o rodar mais confortável e silencioso.
A gasolina dos carros que rodaram em Buenos Aires na apresentação à imprensa era de especificação brasileira, tendo sido foi preparada lá mesmo com os 22% regulamentares de álcool, a que é a gasolina usada pela fábricas para a calibração dos motores.
O Uno, como um todo, está mesmo melhor. Sozinho já vendeu 540.000 unidades em 52 meses, o que dá uma média de 10.300 carros por mês. Deverá elevar essa marca daqui para frente, pois atributos ele tem.
BS
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE DO NOVO UNO 2015 | |||||
Vivace 1,0 | Attractive 1,0 | Evolution 1,4 | Way 1,0/1,4 | Sportimg 1,4 | |
Acionamento elétrico vidros dianteiros 1-toque | – | – | • | –/• | • |
Ajuste de altura do volante de direção | – | – | • | – | • |
Ajuste interno dos espelho externos | – | • | • | • | • |
Alça de teto dianteira lado passageiro | – | – | • | • | • |
Alças de teto traseiras retráteis | – | – | • | • | • |
Alerta de lim. veloc. e manutenção programada | – | – | • | • | • |
Alerta de manutenção programada (luz-espia) | • | • | – | – | – |
Ambiente interno na cor preta | – | – | – | – | • |
Apoio de pé esquerdo do motorista | – | – | • | • | • |
Banco tras. rebatível c/ posições do encosto | • | • | • | • | • |
Bancos diant. c/ mecanismo de acesso ao traseiro com memória mecânica | • | • | • | • | • |
Bancos dianteiros reclinávieis | • | • | • | • | • |
Bancos revestidos em tecido | • | • | • | • | • |
Barras longitudinais no teto | – | – | – | • | – |
Bolsa porta-objetos nas portas | • | • | • | • | • |
Bolsa porta-revistas encosto bancos dianteiros | – | – | • | • | • |
Calota integrais | • | • | • | • | • |
Chave-canivete | – | • | • | • | • |
Checagem de instrum. (varrida dos ponteiros) | – | • | • | • | • |
Cintos 3-pontos atrás (2), central subadominal | • | • | – | • | • |
Cintos 3-pontos atrás (3) | – | – | • | – | – |
Comando int. portinhola combust. e porta-malas | – | – | • | • | • |
Computador de bordo (distância percorrida, consumo médio/instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) | – | – | • | • | • |
Computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B) | – | – | • | • | • |
Console central parcial com porta-copos | • | • | • | • | • |
Console porta-objetos no teto | – | – | – | – | • |
Conta-giros | – | – | • | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | – | • | • | • | • |
Detalhe estético inferior cinza nos pára-choques | – | – | – | • | • |
Detalhes internos na cor prata | – | – | • | • | • |
Detalhes internos na cor vermelho Royal | – | – | – | – | • |
Direção assisistida hidráulica | – | • | • | • | • |
Econômetro | • | • | • | • | • |
Embreagem com acionamento mecânico | • | • | • | • | • |
Espelho em ambos os pára-sóis | – | – | • | – | • |
Espelho no pára-sol direito | • | • | – | • | • |
Faixa horiz. painel c/ tecn. Soft Coat tema Linio | – | – | – | • | • |
Faixa horizontal no painel na cor azul | – | • | – | – | – |
Faixa horizontal no painel na cor grafite | – | – | • | • | • |
Faróis com máscara negra | – | – | – | • | • |
Frisos laterais das portas c/ inscrição Way | – | – | – | • | – |
Ganchos p/ fixação de carga no porta-malas | • | • | • | • | • |
Grade diant. cor preto brilhante c/ anéis prata | – | – | • | • | • |
Grade dianteira texturizada | – | • | • | • | • |
Iluminaão no porta-luvas | – | – | • | • | • |
Imobilizador de motor | • | • | • | • | • |
Indicador de troca de marcha subir/reduzir | – | • | • | • | • |
Indicador digital do nível de combustível | • | • | • | • | • |
Interruptor da luz de leitura na porta do mot. | • | • | • | • | • |
Limpador e lavador do vidro traseiro | – | • | • | • | • |
Luz de acompanhamento à porta de casa | – | • | • | • | • |
Luz de leitura dianteira | • | • | – | – | – |
Luzes leitura dianteira com reostato | – | – | • | • | • |
Maçanetas e carcaças espelhos cor carroceria | – | – | • | • | • |
Molduras cinza nos arcos dos pára-lamas | – | – | – | • | • |
Mostrador LCD no quadro de instrumentos | – | • | • | • | • |
Motor Fire 1,4 EVO | – | – | • | –/• | • |
Palhetas do limpador planas | – | • | • | • | • |
Pára-choques na cor do veículo | • | • | • | • | • |
Pisca-5 | – | • | • | • | • |
Porta-óculos | – | – | • | • | • |
Pré-disp. p/ rádio (2 AF painel, 2 AF portas) | – | – | • | • | • |
Quadro de instrum. com iluminaçào branca | • | • | • | • | • |
Quadro de instrum. com mostrador LCD c/ computador de bordo comandado por teclas no volante | – | – | • | • | • |
Rádio/USB/MP3/WMA com RDS | – | – | • | • | • |
Relógio digital | • | • | • | • | • |
Repetidoras de setas nos espelhos | – | – | • | • | • |
Revestimento do porta-malas completo | – | • | • | • | • |
Rodas de aço 5,5Jx14 com pneus 175/65R14 de baixa resistência ao rolamento | – | – | • | • | • |
Rodas de aço 5Jx13 com pneus 165/70R13 de baixa resistência ao rolamento | • | • | – | – | – |
Sinalização de frenagem de emergência | – | • | • | • | • |
Sistema desliga-liga motor | – | – | • | • | • |
Suspensão elevada em 20 mm | – | – | – | • | – |
Termômetro do líquido de arrefecimento | • | • | • | • | • |
Travamento automático das portas em 20 km/h | – | – | • | • | • |
Vdro traseiro térmico temporizado | – | • | • | • | • |
Vidros esverdeados | • | • | • | • | • |
Volante com detalhe na cor grafite | – | • | • | • | • |
Volante espumado | • | • | • | • | • |