Minha “história de leitor” é, basicamente, sobre a minha próxima compra. Hoje dirijo um Kia Soul 1.6 manual. Meu carros anteriores foram: Xsara Picasso 2.0 automático, Tempra 16v, Stilo 1.8, Tempra 16v, Saveiro 1.8 GNV, Tipo 1.6 Turbo, Chevy 1.6, Kombi (dispenso informar o motor), Lancer GTi 1.8 e assim vai até onde consigo lembrar, mas começa com uma Ipanema 2.0 Sl/E 4 portas 1993. O Tempra 16v é o mesmo carro e está comigo até hoje; o Tipo pegou fogo mas apenas depois de ser turbinado, os demais foram sempre 100% originais.
Bom, mas o passado não importa (mas serviram para formar meu caráter em relação a gosto), o que realmente quero é expor a minha enorme dúvida para aquisição do próximo carro. Me considero um relativo conhecedor de automóveis e isso dificulta demais a situação.
Meu penúltimo carro demorei três meses para comprar (o Xsara), e como hoje não tenho pressa, espero uma procura próxima de seis meses (já estou há dois).
Dentro do que procuro, basicamente é: tem que ter um bom motor (o mais forte que o dinheiro puder comprar), ser bonito e caber no bolso. Minha irmã riu demais quando falei estes fatores. Dentro das questões técnicas, o que eu gosto é: câmbio automático epicíclico ou robotizado, motor turbo, rodas 16, suspensão independente, faróis duplos, luzes de neblina dianteira e traseira. O que não gosto: CVT, rodas gigantes e pneus de fita isolante, carros feios, posição de dirigir ruim e freio a tambor na traseira (apesar de que meus dois últimos carros têm este item).
Valor?! Entre 45 mil e 55 mil reais. Carroceria preferida hatch médio. Modelo almejado: Golf Highline — obviamente esta fora da faixa de valores, mas este seria o modelo ideal.
Assim comecei a procura, comecei olhando os sedãss, afinal eles são maioria e você acha modelos 2012 (sim podem ser usados mas não muito) na faixa de valores. Então separei alguns: Fluence 2012 CVT, 408 2012 automático, Civic 2.0 2012 automático, Corolla 2.0 2012 automático, Lancer 2012 CVT, Cruze 2012 automático, Focus 2012 automático, Linea 2013 robotizado, Sentra 2012 CVT.
Os valores que encontrei foram:
Carro | Valor |
Fluence | R$ 43.000,00 |
408 | R$ 43.000,00 |
Cruze | R$ 54.000,00 |
Civic | R$ 56.000,00 |
Corolla | R$ 55.000,00 |
Sentra | R$ 41.000,00 |
Linea | R$ 45.000,00 |
Lancer | R$ 58.000,00 |
Obviamente, quanto menor o valor do carro, maior será o dinheiro no meu bolso. Assim, quanto mais barato, melhor. Depois disso comecei outra pesquisa, a manutenção. Fiz uma tabela com o custo das revisões até 120.000 km em concessionárias, os valores são surpreendentes, e as diferenças também. Tabela abaixo:
Revisão/Carro | Fluence | 408 | Cruze | Civic |
10.000 | R$ 235,00 | R$ 327,00 | R$ 240,00 | R$ 241,05 |
20.000 | R$ 659,00 | R$ 649,00 | R$ 552,00 | R$ 393,00 |
30.000 | R$ 465,00 | R$ 327,00 | R$ 448,00 | R$ 363,55 |
40.000 | R$ 659,00 | R$ 708,00 | R$ 612,00 | R$ 946,80 |
50.000 | R$ 465,00 | R$ 609,00 | R$ 500,00 | R$ 363,55 |
60.000 | R$ 810,00 | R$ 649,00 | R$ 624,00 | R$ 1.017,70 |
70.000 | R$ 465,00 | R$ 1.029,00 | R$ 392,00 | R$ 363,55 |
80.000 | R$ 1.805,00 | R$ 708,00 | R$ 996,00 | R$ 1.940,47 |
90.000 | R$ 465,00 | R$ 327,00 | R$ 1.832,00 | R$ 363,55 |
100.000 | R$ 1.095,00 | R$ 780,00 | R$ 1.044,00 | R$ 685,50 |
110.000 | R$ 465,00 | R$ 327,00 | – | R$ 363,55 |
120.000 | R$ 810,00 | R$ 708,00 | – | R$ 946,80 |
total 60k | R$ 3.293,00 | R$ 3.269,00 | R$ 2.976,00 | R$ 3.325,65 |
total 80k | R$ 5.563,00 | R$ 5.006,00 | R$ 4.364,00 | R$ 5.629,67 |
total 100k | R$ 7.123,00 | R$ 6.113,00 | R$ 7.240,00 | R$ 6.678,72 |
Total 120k | R$ 8.398,00 | R$ 7.148,00 | R$ 7.989,07 | |
Valor médio | R$ 699,83 | R$ 595,67 | R$ 724,00 | R$ 665,76 |
Valor por km | R$ 0,06998 | R$ 0,05957 | R$ 0,07240 | R$ 0,06658 |
Revisão/Carro | Corolla | Sentra | Lancer | Focus | Linea |
10.000 | R$ 175,59 | R$ 309,00 | R$ 374,00 | R$ 248,00 | R$ 256,00 |
20.000 | R$ 452,59 | R$ 559,00 | R$ 374,00 | R$ 388,00 | R$ 568,00 |
30.000 | R$ 311,59 | R$ 309,00 | R$ 374,00 | R$ 492,00 | R$ 612,00 |
40.000 | R$ 653,78 | R$ 759,00 | R$ 497,00 | R$ 1.160,00 | R$ 776,00 |
50.000 | R$ 311,59 | R$ 309,00 | R$ 374,00 | R$ 548,00 | R$ 468,00 |
60.000 | R$ 473,00 | R$ 559,00 | R$ 374,00 | R$ 748,00 | R$ 839,00 |
70.000 | R$ 311,59 | R$ 408,00 | R$ 374,00 | – | R$ 632,00 |
80.000 | R$ 653,78 | R$ 1.634,00 | R$ 960,00 | – | R$ 952,00 |
90.000 | R$ 350,00 | R$ 408,00 | R$ 374,00 | – | – |
100.000 | R$ 870,00 | R$ 757,00 | R$ 566,00 | – | – |
110.000 | R$ 350,00 | R$ 408,00 | R$ 374,00 | – | – |
120.000 | R$ 670,00 | R$ 757,00 | R$ 374,00 | – | – |
total 60k | R$ 2.378,14 | R$ 2.804,00 | R$ 2.367,00 | R$ 3.584,00 | R$ 2.212,00 |
total 80k | R$ 3.343,51 | R$ 4.846,00 | R$ 3.701,00 | ||
total 100k | R$ 4.563,51 | R$ 6.011,00 | R$ 4.641,00 | ||
Total 120k | R$ 5.583,51 | R$ 7.176,00 | R$ 5.389,00 | R$ 5.103,00 | |
Valor médio | R$ 465,29 | R$ 598,00 | R$ 449,08 | R$ 597,33 | R$ 637,88 |
Valor por km | R$ 0,04653 | R$ 0,05980 | R$ 0,04491 | R$ 0,05973 | R$ 0,04253 |
O Linea tem revisões a cada 15.000 km, assim, considerar: 15 mil, 30 mil, 45 mil, 60 mil, 75 mil, 90 mil, 105 mil e 120 mil quilômetros.
Algumas considerações: a GM não tem revisão com valor tabelado para o Cruze após 100.000 km; a Ford não tem revisão com valor tabelado para o Focus após 60.000 km.
Dias de pesquisa e muita paciência, analisei a tabela a fundo, pensei em diversos fatores, cheguei à conclusão de que ela não me serve de nada, afinal vou comprar um carro usado, e não faço revisão em concessionária. Assim, fiz a segunda tabela, agora das peças. Veja:
Peças/Carro | Fluence | 408 | Cruze | Civic | Corolla |
Farol direito | R$ 1.210,15 | R$ 970,00 | R$ 395,00 | R$ 1.086,00 | R$ 660,66 |
Pastilha freio | R$ 270,00 | R$ 333,90 | R$ 265,00 | R$ 255,00 | R$ 171,10 |
Pára-choque traseiro | R$ 1.436,00 | R$ 1.350,00 | R$ 440,00 | R$ 578,00 | R$ 686,37 |
Bomba d’água | R$ 358,70 | R$ 309,00 | R$ 550,00 | R$ 634,00 | R$ 560,00 |
Filtro de óleo | R$ 39,30 | R$ 37,00 | R$ 42,00 | R$ 35,00 | R$ 34,76 |
4 amorteced. | R$ 1.450,00 | R$ 1.972,00 | R$ 1.300,00 | R$ 1.286,00 | R$ 898,00 |
Total | R$ 4.764,15 | R$ 4.971,90 | R$ 2.992,00 | R$ 3.874,00 | R$ 3.010,89 |
Peças/Carro | Sentra | Lancer | Focus | Linea | Jetta |
Farol direito | R$ 851,00 | R$ 922,00 | R$ 853,70 | R$ 1.278,00 | R$ 1.101,00 |
Pastilha freio | R$ 352,00 | R$ 236,00 | R$ 253,00 | R$ 367,40 | R$ 381,00 |
Pára-choque traseiro | R$ 870,00 | R$ 605,00 | R$ 1.314,30 | R$ 1.121,00 | R$ 1.188,00 |
Bomba d’água | R$ 485,00 | R$ 1.400,00 | R$ 320,40 | R$ 2.205,00 | R$ 1.048,00 |
Filtro de óleo | R$ 37,90 | R$ 20,00 | R$ 36,50 | R$ 38,00 | R$ 57,00 |
4 amorteced. | R$ 2.308,00 | R$ 1.104,00 | R$ 1.460,00 | R$ 872,00 | R$ 1.880,00 |
Total | R$ 4.903,90 | R$ 4.287,00 | R$ 4.237,90 | R$ 5.881,40 | R$ 5.655,00 |
Algumas observações: Fluence tem todas peças assim como o 408, Cruze, Corolla e Linea. Sentra não tem nenhuma peça (somente tem o filtro de óleo), Focus não tem o farol e nem a bomba d´água, Lancer não tem nenhuma peça (somente o filtro de óleo), Jetta tem somente o filtro de óleo, Civic não tinha a bomba d´água. Segunda observação: a bomba d´água do Linea é acoplada à bomba da direção hidráulica (deve ser este o motivo do valor).
Analisando friamente a tabela, o melhor das duas é o Corolla. E o por quê de termos um Jetta na tabela? Bom, o modelo 2010 está por R$ 49.000,00 é mais velho que os demais, mas possui suspensão independente, câmbio de seis marchas e o melhor motor do grupo todo. A grande desvantagem é que ele é mais antigo, mas nem por isso tem as peças mais caras. Não cotei as manutenções, pois, com certeza o modelo 2010 já está fora de garantia.
No meu mecânico todos os modelos possuem o mesmo valor para mão de obra. De acordo com ele, em nível de dificuldade para manutenção (na ordem de mais difícil para mais fácil): Fluence, Linea, Sentra, 408, Jetta, Focus, Lancer, Cruze, Civic e Corolla. O mesmo me recomendou o Corolla.
Após a tabela e a análise fui dirigir os carros, tirando o Corolla, Jetta e o Focus, todos os demais foram zero-km (é mais fácil fazer um test drive em um zero de depois comparar com o usado). O primeiro foi o Fluence, não gostei do carro, achei bem “banheira”, lento, e o câmbio quando não está em modo manual é ruim de agüentar; 408, testei o 6-marchas, gostei bastante, muito bom em todos os sentidos, o problema é que o usado é de quatro marchas; Cruze, talvez o que eu tenha menos gostado, parece um Opala 4-cilindros: lento e gastador (quem gosta de Opala pode comprar que é gosto certo); Linea, depois um tempo acostuma-se com o câmbio; bom carro, menor que os demais, mas muito bom de dirigir; Civic, é o queridinho, bonito anda bem, bom de curva, mas não me empolga. Corolla, considero ele perfeito, câmbio bom, motor bom, suspensão boa, bonito, mas é sem graça; Sentra, quase o Corolla mas o câmbio é terrível, nem opção para manual tem: você sai no semáforo a 4.000 rpm com menos de meio acelerador; Lancer, o melhor CVT de todos, sobe pouco giro, rápido, carro gostoso; Focus, não gosto de Ford, todos que eu tive me deram problemas, achei o carro mais ou menos, sem sal e sem açúcar; Jetta, este é bom, motor ronca igual ao Marea 5-cilindros, anda bem, câmbio bom, suspensão idem e eu considero ele bonito (até mais que o novo).
Nos testes tive a oportunidade de dirigir um Fluence GT Turbo, este sim é bom, o controle de tração poderia atuar um pouco menos, mas é bom demais o carro (por 90 mil reais tem que ser bom mesmo).
Após duas semanas juntando tudo e pensando em tudo, cheguei à seguinte conclusão: Fluence GT usado a R$ 58 mil é bom negócio, Jetta 2010 é bom negócio, Linea é bom negócio. O que eu não compraria: Corolla, Cruze e Focus. Os demais seguem em banho-maria.
Mas há outra questão, não gosto de sedãs médios (mas gosto de carros grandes como Fusion e Passat) e nenhum deles é turbo. Então agora estou na dúvida entre um Golf GTI 2009 e um Passat 2010. Assim temos: Fluence GT, Jetta, Passat, Golf e Linea no páreo. A lista vai diminuindo e eu continuo a busca e a pesquisa.
ooooo