Depois três anos no mercado brasileiro e 55 mil unidade vendidas, o Renault Fluence ano-modelo 2015 ganha novo visual dianteiro, realizado pelo Renault Design América Latina (RDAL), inaugurado em 2008 em São Paulo, novo motor 2-litros e câmbio CVT, além itens de conforto com o ar-condicionado bi-zona e conjunto multimídia. O estilo frontal segue a linguagem mundial atual da marca, já conhecidas no Logan e Sandero.
São quatro versões: Dynamique manual 6-marchas (R$ 66.890), Dynamique CVT (R$ 71.890, Dynamique CVT Plus (74.890) e Privilège (R$ 82,890).
Mesmo no primeiro degrau da escala o Fluence conta com painel digital, o ar-condicionado bi-zona, a chave-cartão introduzida ainda no Mégane em março de 2006, porém presencial agora, inclusive com fechamento do veículo ao se afastar dele, bolsas infláveis frontais e laterais, engates Isofix para bancos infantis, luzes de uso diurno em LEDs e novas rodas de 16 polegadas. Os pneus são 205/60R16V.
O Dynamique CVT traz o câmbio X-Tronic de seis marchas com operação manual pela alavanca à disposição.
O Dynamique CVT Plus, versão nova, se diferencia pelo conjunto multimídia R-Link e bancos revestidos de couro.
O Privilège reúne todos os itens de versões anteriores mais teto solar, controle de estabilidade e tração, faróis de xenônio, repetidoras nos espelhos externos, conjunto ótico traseiro com lâmpadas de LED, bolsas infláveis de cortina, câmera de ré com imagem na tela tátil de 7 polegadas do R-Link e rodas de 17 polegadas com pneus 205/55R17V, com estepe de aço e pneu 205/65R15H.
Como anda
Pesando 1.372 kg e com o motor de 140/143 cv (gas./álc.) a 6.000 rpm e 19,9/20,3 m·kgf a 3.750 rpm, o Privilège acelera de 0 a 100 km/h em 10,1/9,9 s e chega a 195 km/h independente do combustível. O câmbio CVT X-Tronic funciona dentro do esperado, embora com um pouco mais de sensação — só sensação — de patinagem que o observado no Sentra com o mesmo câmbio. Num próximo “no uso” vamos pedir o Dynamique manual, um jeito de andar bem diferente é esperado.
Na relação mais longa do câmbio CVT, 0,394:1, a combinação com o diferencial 6,47:1 resulta na v/1000 de 45 km/h, resultando em 120 km/h a 2.700 rpm, rotação adequada e confortável.
Em autoestrada a 120 km/h reais, ar-condicionado ligado, eu e o amigo Paulo Araújo, do Best Cars, a bordo, o computador de bordo mostrou 11 km/l de gasolina com consistência. O dado oficial Inmetro/PBEV informa 9,1 e 12 km/h cidade/estrada e 6/8,1 km/l com álcool.
As boas qualidades dinâmicas conhecidas continuam, como o rodar confortável e com ótimo comportamento em curva. O controlador de velocidade operado no volante funciona com precisão e há também limitador de velocidade, ambos úteis, como venho dizendo, em tempo de busca de faturamento pelos três níveis de administração com multas ao “loucos” que andam em velocidade acima da lesmeira oficial imposta, inclusive, e principalmente, na cidade.
Como um todo, o Fluence continua muito agradável da andar, banco do motorista e volante (370 mm de diâmetro) são ajustáveis, este nos dois planos, só faltando mesmo a útil faixa degradê no pára-brisa, que não custaria nada. E alterar o comando do limpador de pára-brisa para ter a útil função uma-varrida.
O estilo do Fluence ficou mesmo mais atual, embora eu não tivesse nada contra o anterior, mas deverá agradar ao consumidor. É um verdadeiro sedã médio, dotado de cavernoso porta-malas de 530 litros, sempre um sossego mesmo que não seja usado sempre no limite de capacidade. O tanque de 60 litros é de tamanho adequado.
O conjunto multimídia atende ao que necessita hoje, de Bluetooth ao essencial GPS — embora o Waze venha substituindo com vantagem o útil equipamento —, sendo de fácil utilização. As medidas externas são as mesmas do modelo anterior, o bom entreeixos de 2.700 mm garante espaço traseiro adequado e todos os ocupantes desse banco contam com apoio de cabeça e cinto de três pontos e saída de ar-condicionado.
Entre seus concorrentes Corolla, Civic, Sentra, Cruze, o Fluence está muito bem situado em nível de equipamentos e constitui uma opção interessante para quem está pensando em sair do mundo dos utilitários ou entrar nos médios.
Sua produção é “Mercosul”, ou seja, na fábrica do bairro Santa Isabel, em Córdoba, Argentina. Duas versões existentes antes, o GT, turbo de 180 cv com câmbio manual, lançado há dois anos, e o GT Line CVT, de maio de 2014,este o de “turbo look” mas sem o sistema de superalimentação — tal como nos Porsche 911 Turbo e Carrera 4S — deixaram de ser oferecidas, lamentavelmente. Seria ótimo que voltassem, principalmente o primeiro, uma versão verdadeiramente brilhante.
BS
FICHA TÉCNICA FLUENCE PRIVILÈGE 2015 | |
MOTOR | 4-cil. em linha, bloco e cabeçote de alumínio, transversal, 16V, duplo comando no cabeçote acionado por corrente, flex |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Diâmetro e curso | 84 x 94,1 mm |
Taxa de compressão | 10:1 |
Potência máxima | 140 cv (G), 143 cv (A) a 6.000 rpm |
Torque máximo | 19,9 m·kgf (G), 20,3 m·kgf (A) a 3.750 rpm |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro CVT com seis marchas virtuais |
Relações da marchas – automático | De 2,349:1 a 0,394:1 |
Relações da marchas – virtuais | 1ª 2,50:1; 2ª 1,38:1; 3ª 0,99:1; 4ª 0,75:1; 5ª 0,58:1; 6ª 0,44:1. |
Relação de diferencial | 6,47:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 3,3 |
Diâmetro mínimo de curva | 11,1 m |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 280 mm |
Traseiros | A disco de Ø 260 mm |
Controle | ABS, EBD e auxilio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5J x 17 |
Pneus | 205/55R17V |
CARROCERIA | Monobloco em aço, sedã 3-volumes, quatro portas, subchassi dianteiro, cinco lugares |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 530 litros |
Tanque de combustível | 60 litros |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.341 kg |
Carga útil | 413 kg |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.620 mm |
Largura sem espelhos | 1.810 mm |
Altura | 1.470 mm |
Distância entre eixos | 2.700 mm |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 10,1 s (G)/9,9 s (A) |
Velocidade máxima | 195 km/h (G e A) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade | 9,1 km/l (G), 6 km/l (A) |
Estrada | 12 km/l (G) e 8,1 km/l (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 máxima | 45 km/h |
Rotação a 120 km/h correspondente | 2.700 rpm |
Rotação à vel. máxima em 5ª virtual | 6.385 rpm |
GARANTIA | 3 anos ou 100.000 km |
MANUTENÇÃO | Revisões e troca de óleo a cada 10.000 km |
EQUIPAMENTOS NOVO FLUENCE 2015 | ||||
DYNAM. | DYNAM. CVT | DYNAM CVT PLUS | PRIVILÈGE | |
ESTILO | ||||
Acabamento cromado no painel de instrumentos | • | • | • | • |
Acabamento cromado no porta-malas | – | – | – | • |
Acabamento cromado nos faróis de neblina | – | – | – | • |
Acabamento cromado nos vidros laterais | – | – | – | • |
Faixas de proteção laterais na cor da carroceria | • | • | • | • |
Grade dianteira com detalhes cromados | • | • | • | • |
Interior na cor cinza claro e detalhes cromados | – | – | – | • |
Interior na cor preta e detalhes cromados | • | • | • | – |
Maçanetas exteriores na cor cromado fosco | • | • | • | • |
Moldura entre os vidros laterais dianteiros e traseiros na cor preto brilhante | – | – | – | • |
Moldura entre os vidros laterais dianteiros e traseiros na cor preto fosco | • | • | • | – |
Ponteira de escapamento oval cromada | • | • | • | • |
Volante de três raios com revestimento em couro | • | • | • | • |
CONFORTO E COMODIDADE | ||||
Abertura elétrica independente para tampa do tanque de combustível e do porta–malas | • | • | • | • |
Apoio de braço traseiro com porta-latas | • | • | • | • |
Ar–condicionado digital bi-zona, com saída de ar traseira | • | • | • | • |
Banco do motorista com regulagem de altura | • | • | • | • |
Bancos com revestimento em couro, cinza claro | – | – | – | • |
Bancos com revestimento em couro, cinza escuro | O | O | • | – |
Bancos traseiros com encosto e assento rebatível 1/3-2/3 | – | – | – | • |
Bancos traseiros com encosto rebatível 1/3-2/3 | • | • | • | – |
Câmera de ré | – | – | – | • |
Chave-cartão com comando de fechamento ao se afastar do veículo | • | • | • | • |
Chave-cartão com fechamento das portas e partida do motor por botão pelo reconhecimento do cartão | • | • | • | • |
Computador de bordo multi-funções* | • | • | • | • |
Console central dianteiro com apoio de braço, porta–objetos e porta-latas | • | • | • | • |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade | • | • | • | • |
Direção com assistência elétrica indexada à velocididade | • | • | • | • |
Fechamento automático dos vidros e teto solar (se disponível) através do comando de travamento das portas na chave-cartão ou no botão da maçaneta exterior da porta do motorista. | • | • | • | • |
Iluminação externa de localização do veículo com acionamento pela chave-cartão | • | • | • | • |
Indicador de temperatura exterior | • | • | • | • |
Indicador de troca de marcha (câmbio manual somente) | • | • | • | • |
Limpador de pára-brisa com temporizador e cadência variável de controle inteligente | • | • | • | • |
Painel digital | • | • | • | • |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | • | • | • | – |
Retrovisores externos com regulagem elétrica e rebatimento | – | – | – | • |
Retrovisores externos na mesma cor da carroceria com repetidoras de setas | • | • | • | • |
Sensor de chuva e acendimento automático dos faróis | • | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro | – | – | – | • |
Teto solar elétrico com anti-esmagamento | – | – | – | • |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos um-toque e anti-esmagamento | • | • | • | • |
Volante com regulagem de altura e distância | • | • | • | • |
SEGURANÇA | ||||
Alarme perimétrico | • | • | • | • |
Alerta sonoro de luzes acessas, não afivelamento do cinto de segurança do motorista e de combustível na reserva | • | • | • | • |
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiro (3) com ajuste de altura | • | • | • | • |
Bloqueio de ignição por transponder | • | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais e laterais | • | • | • | – |
Bolsas infláveis laterais e de cortina | – | – | – | • |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de esforço integrado, pré–tensionador e reguláveis em altura | • | • | • | • |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3) | • | • | • | • |
Controles de estabilidade e tração | – | – | – | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • | • | • |
Faróis com duplo refletor | • | • | • | • |
Faróis de xenônio com regulagem autom. de altura e lavador | – | – | – | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • | • | • |
Freios ABS com auxílio à frenagem de emergência e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • | • | • |
Luzes de uso diurno a LED | – | – | – | • |
Sistema CAR ( travamento automático das portas e do porta–malas a partir de 6 km/h) | • | • | • | • |
ÁUDIO E MULTIMÍDIA | ||||
Bluetooth para áudio e telefone | • | • | • | • |
Comando satélite de áudio e celular na coluna de direção | • | • | • | • |
Rádio CD MP3 com conexão USB / iPod e AUX com 4 alto-falantes | • | • | – | – |
R-Link: sistema multimidia com tela tátil, GPS Integrado, Rádio MP3 “3D Sound by ARKAMYS” com conexão USB / iPod e AUX , 4 alto-falantes e 4 tweeters | – | – | • | • |
TRANSMISSÃO | ||||
Câmbio manual de 6 marchas | • | – | – | – |
Câmbio CVT X-Tronic de 6 marchas com trocas seqüenciais | – | • | • | • |
PNEUS E RODAS | ||||
Rodas de alumínio aro 16 poegadas – pneus 205/60R16V | • | • | • | – |
Rodas de alumínio aro 17 polegadas – pneus 205/55R17V | – | – | – | • |
*(hodômetro total e parcial, parâmetros de viagem com consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média e autonomia até a próxima revisão) | ||||