• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

GP da Coréia pode ser moeda de troca com equipes

identicon por Wagner Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Conversa de Pista
Vettel, GP da Coreia (Foto Getty Images)

Vettel, GP da Coreia (Foto Getty Images)

Inclusão do GP da Coréia eleva a 21 o número de eventos em 2015 e aumenta para cinco o número de motores para o ano que vem. Em outra manobra política, Caterham é autorizada a carro de 2014 na próxima temporada. No Brasil provas de longa duração marcam o final do calendário de pista.

 

Vettel, GP da Coreia (Foto Getty Images)
Sebastian Vettel  durante o GP da Coréia (Foto Getty Images)

A inclusão do GP no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 pode ser interpretada, seguramente, como importante moeda de troca entre Bernie Ecclestone — ou como é moda dizer na Europa, o “detentor dos direitos comerciais” da categoria —, e as equipes que sobreviverem ao inverno do hemisfério norte. As duas faces dessa moeda podem ser resumidas em um aumento no faturamento de prêmios e lucros, que aumentará em aproximadamente 5%, e a possibilidade de continuar usando cinco “unidades de potência”, expressão usada para descrever o conjunto formado pelo motor V-6 de combustão interna e os dois sistemas de recuperação de energia.

A manobra permite gerar recursos — esporte que políticos brasileiros praticam com desempenho olímpico na modalidade “alocação de recursos” junto a empresas com interesses em obras públicas — que atenuam a grita por uma distribuição de lucros mais justa, algo que a sociedade brasileira também deseja, mas o faz em níveis próximos ao outrora popular futebol de várzea. Neste quadro, Force India, Lotus e Sauber poderão receber alguns trocados extras sem que Ecclestone & Co. tenha cedido às pressões para abrir o cofre, sem falar no efeito colateral de aplacar a fúria dessas equipes.

No território técnico, o aumento do calendário afeta diretamente a regra que estipula para 2015 que uma unidade potência seria autorizada a cada cinco provas. Como é impossível instalar 20% de um motor, arredonda-se para cinco o número de conjuntos autorizados para as 21 corridas do ano que vem. Não se surpreenda se mesmo com a supressão de uma prova, ou duas…, não se modifique a quantidade de motores autorizada à utilização.

 

Nikolas Tombazis (Ferrari Media)
Nikolas Tombazis encerrou segundo ciclo na Ferrari (Foto Ferrari Media)

No terreno das equipes, segue a onda de contratações e a agonia dos pilotos que disputam a última grande vaga da entressafra. A Ferrari anunciou o desligamento de Nikolas Tombazis, que será substituído por Simone Resta, e a chegada de Bob Bell. Filho de um dos mais famosos arquitetos gregos (Alexandros Tombazis), Nikolas formou-se em engenharia aeronáutica no Imperial College, uma das escolas que mais contribuiu para o desenvolvimento aerodinâmico da F-1; ele iniciou sua carreira na Benetton (1992-1995) e McLaren (2004-2005) e passou duas vezes pela Scuderia (1997-2003 e desde 2006). Certamente em muito breve deverá ser anunciado por uma nova equipe; seu desligamento abre espaço para a promoção do seu assistente direto, Simone Resta.

 

Bob Bell (Foto Mercedes media Center)
Bob Bell deixará de usar o cinza (Foto Mercedes Media Center)

O irlandês Bob Bell já colaborou com as equipes Benetton, Jordan, Renault e Mercedes, onde estava cumprindo aviso prévio desde novembro do ano passado, algo previsto no código de ética entre as equipes de F-1 para a contratação e liberação de profissionais de alto escalão. Especializado em aerodinâmica e formado pelo Queen´s College, em Belfast, Bell ainda deverá ter seu cargo anunciado; entre outras ocupações, ele já desempenhou funções de diretor administrativo na Renault e na Mercedes.

 

McLaren segue na indecisão

Enquanto Ron Dennis segue impoluto na busca incessante por investidores que garantam a ele o controle acionário da tradicional equipe, voltaram a circular nas redes sociais fotos do carro que poderia acabar com a angústia de Jenson Button e Kevin Magnussen. Com a indecisão de Dennis em definir quem continua na ativa, um modelo de dois lugares usado para fins promocionais é apresentado como a solução para o problema…

 

McLaren biposto
Button e Magnussen: seus problemas acabaram…(Foto McLaren Media Centre)

 

Red Bull com mais espaço

Ladrões usando dois automóveis invadiram a sede da equipe Red Bull, em Milton Keynes, e levaram cerca de 60 troféus que decoravam a entrada do local, deixando um imenso espaço vazio. A polícia inglesa ainda não tem pistas sobre quem teria praticado o delito e as imagens gravadas pelo circuito interno de TV apenas indicaram que os veículos usados tinham placas de outros países.

Ainda no cenário da equipe do touro vermelho circularam rumores que o projetista Adrian Newey teria rompido um acordo para se transferir à Ferrari quando o acerto feito entre ele e Luca Di Montezemolo vazou à imprensa italiana horas depois de ambos terem conversado e definido as bases da possível transferência. Uma repetição mais rápida e belicosa da passagem de John Barnard pela Scuderia nos anos 1990…

 

Vanir Ghilardi, o “Alemão da Pole”, nos deixa

 

Vanir Ghilardi (Foto Niltão Amaral)
Vanir Ghilardi (Foto Niltão Amaral)

O automobilismo gaúcho, e por tabela o brasileiro, perdeu no fim de semana uma de suas figuras mais populares e caristmáticas: Vanir Ghilardi sucumbiu a complicações de saúde causadas por uma úlcera gástrica. Vencedor em várias categorias regionais, Ghilardi dirigia a equipe Pole Motorsport e nos últimos tempos concentrava suas atividades nos carros da F-Júnior, onde conquistou títulos com Rodrigo Elger e Pedro Cardoso.

 

Endurance

Duas provas de longa duração, a 12 Horas de Tarumã e a 500 Milhas de Londrina, marcam neste final de semana o encerramento da temporada de corridas de 2014. Destinadas a públicos diferentes, as duas competições conseguem reunir grids importantes em contextos voltados a equipes profissionais e a entusiastas.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

DEZ MELHORES BRASILEIROS - CARROS DE CORRIDA

Próximo

O KART DA FORD

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

O KART DA FORD

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In