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Home Colunas

Luz no fim da reta

identicon por Wagner Gonzalez
23/12/2014
em Colunas, Conversa de Pista
Interlagos poderá ser tomabdo (Foto Getty Images)

Interlagos poderá ser tomabdo (Foto Getty Images)

 

Interlagos poderá ser tomabdo (Foto Getty Images)
Interlagos poderá ser tombado (Foto Getty Images)

Movimento para tombar Interlagos ilumina a possibilidade real de tombar o autódromo paulistano para sua atividade-fim. Proposta liderada por Floriano Pesaro será votada no início do ano e pode trazer conseqüências positivas para outras praças desportivas e culturais de São Paulo. Jan Balder homenageou Francisco Lameirão no encerramento da temporada paulistana.

Um trabalho de base, que envolveu a nata dos verdadeiros autoentusiastas do automobilismo paulistano, parece próximo de atingir sua meta: o tombamento do autódromo de Interlagos para sua atividade-fim, uma proposta relativamente nova que protege praças desportivas culturais da especulação imobiliária e permite realizar as reformas necessárias para sua adequação a melhoramentos d segurança e funcionalidade. O vereador paulistano Floriano Pesaro certamente garantiu boa parte dos votos que o elegeram a um mandato de deputado federal a partir de 2015 ao liderar esse movimento, em que Mário Covas Neto (ex-piloto e campeão brasileiro em categorias de kart e automóveis) e Andrea Matarazzo, seus pares na Câmara Municipal paulistana, e seu assessor direto Sandro Kuschnir tiveram participação importante. Segundo Pesaro, a idéia é mais abrangente do que um simples tombamento:
“Ao tombar Interlagos para sua atividade-fim estamos indo além de garantir sua existência permanente. Explorando o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial queremos garantir que Interlagos seja usado para o automobilismo.”

O trabalho iniciado há mais de um ano envolveu pesquisas do crescimento econômico e social do entorno do autódromo, a cultura de esportes a motor que se desenvolveu na região e as conseqüências econômicas e trabalhistas na região. A reabertura da Escola Básica de Mecânica Interlagos (que já formou cerca de 1.900 alunos) e a criação do Museu Paulistano de Automobilismo e Kartismo estão incluídas no pedido de tombamento, documento protocolado em 9 de dezembro. O projeto será ser analisado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), durante o primeiro trimestre de 2015.

Lameirão homenageado

 

Lameirão, ladeado por Wagner Gonzalez e Antonio Ferreirinha (Foto Irineu Desgualdo)
Lameirão, ladeado por Wagner Gonzalez e Antônio Ferreirinha (Foto Irineu Desgualdo)

Poucos eventos poderiam ser mais adequados à homenagem prestada a Francisco Lameirão do que a prova de encerramento do Torneio de Regularidade 2014, evento organizado e promovido pelo ex-piloto Jan Balder. Competição disputada no autódromo de Interlagos, o evento é focado no público que aprecia e pratica o automobilismo em moldes tradicionais: proprietários de veículos de desempenho esportivo, sejam eles originais ou, como de dizia nos anos 1960, envenenados. Nessa época surgiu uma geração de pilotos que consolidou a presença brasileira no automobilismo internacional e o desenvolvimento de preparadores e construtores voltados ao esporte. Vários desses corredores foram além e se destacaram também ao formar equipes que elevaram os padrões profissionais e técnicos dentro e fora das pistas.
Um dos nomes mais significativos dessa época é o Francisco Dias de Souza Lameirão, nascido no Brasil e educado em Portugal, onde voltou a morar quando disputou a temporada europeia de F-Ford de 1970. Mais conhecido como Chiquinho Lameirão — ou simplesmente “Português” nas conversas de pista —, ele pilotou para várias equipes oficiais e, mais tarde, em diversas categorias defendendo a equipe Motoradio, pela qual venceu os campeonatos brasileiro e paulista de Fórmula Super-Vê em 1975, categoria que tinha ares e nível técnico similares à F-3 europeia da época.

Foi esse piloto que Jan Balder, outro ícone e apaixonado do automobilismo, homenageou no encerramento da temporada paulista de automobilismo no último fim de semana. A coluna Conversa de Pista participou desta homenagem ao entregar, através deste jornalista, o troféu comemorativo.

Na F-1, o futuro está no passado

A volta a motores mais barulhentos e de especificações mais tradicionais pode ocorrer a partir de 2016. Proposta neste sentido será votada em reunião envolvendo construtores, Bernie Ecclestone e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) no dia 6 de janeiro. Igualmente, o encontro vai definir o padrão de modificações que as fábricas deverão adotar para aperfeiçoar as atuais unidades de potência (o conjunto formado pelo motor V-6 e dois sistemas de recuperação de energia) durante a próxima temporada.

2014 segue aprontando

A morte de Joe Cocker (1944—2014), vítima de câncer nos pulmões, não foi a única notícia ruim dos últimos dias. Os apaixonados pela F-1 assistiram a mais capítulo na saga “Ecclestone, Poder e Disputas” após o banco Bayern LG anunciar que abriu um novo processo na justiça alemã contra o bam-bam-bam da F-1, ainda com referência à venda de ações da holding que explora os direitos comerciais da categoria. Desta vez o valor da indenização solicitada é de € 345 milhões, valor que supera tranquilamente R$ 1,2 bilhão. Consta que Ecclestone reagiu ao ataque abrindo processo contra a instituição financeira na justiça britânica. 2015 promete.

Hartstein acusa Todt e Saillant

 

Gary Hartstein (Foto FIA)
Gary Hartstein (Foto FIA)

O cirurgião americano Gary Hartstein, que até 2012 ocupou o cargo de responsável médico da FIA para a F-1, acusou o presidente da entidade, Jean Todt, e Gerard Saillant, renomado profissional de medicina que atua no Instituto FIA e acompanha de perto a categoria, de prejudicá-lo profissionalmente. Recentemente, Saillant visitou o reitor do Hospital Universitário de Liège (Bélgica), onde Hartstein trabalha e leciona há 25 anos, em busca de afastar o colega desses cargos. Posto que o desligamento do americano da FIA deu-se por e-mail e em um contexto de amplo desgaste com Todt, o fato de Gary criticar o tratamento adotado para a recuperação de Michael Schumacher e a análise e procedimentos adotados no acidente com Jules Bianchi teriam sido as causas da atitude de Saillant. O assunto tem potencial para terminar em um desgastante processo.

 

Gerard Saillant (Foto FIA)
Gerard Saillant (Foto FIA)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusistas.
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