• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Tecnologia, ma non troppo

identicon por Nora Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Visão Feminina

 

Woman driv huffingtonpost.com

Vida de copiloto não é fácil. Claro que as engenhocas como GPS e smartphone com Waze ligado ajudam muito, mas não resolvem todos os problemas. Nunca participei de um rali de verdade, mas sempre quis ir — como navegadora. Sei que é raro, pois a maioria das pessoas quer ficar atrás do volante. Não que eu não queira, mas é que minhas qualidades de copiloto superam as de muita gente. Sei que deve ser um desvio de comportamento, e certamente os americanos já identificaram alguma síndrome para isso e têm até estatísticas que provam quem pode desenvolver essa doença, mas sou feliz lendo um mapa. Me entendo bem com GPS (até o do BlackBerry), mas mesmo mapa de papel é um deleite para mim. E ninguém me supera em senso de orientação. Bem, menos Nora, menos…

Mas é verdade que tenho facilidade para a navegação — ao contrário da maioria das mulheres que depois de duas horas de compras não acham o carro no estacionamento do shopping. Já ensinei muita amiga minha a tirar foto com o celular da coluna onde parou o carro, pegando claramente andar e fileira. O problema é que algumas não apagam as imagens e quando tem 6 fotos já não sabem onde pararam o carro.

Acho fácil me orientar. Não faço a menor idéia do que faria com um sextante, mas com uma bússola, um mapa de papel ou na tela do celular sou praticamente imbatível. Herdei isso dos meus pais, especialmente minha mãe. Numa viagem de carro pela Patagônia argentina minha avó ficou encarregada de olhar o mapa enquanto minha mãe dirigia e quase nos manda de volta para Buenos Aires. Essa sim dava duas voltas no quarteirão e não voltava mais para casa. Uma pessoa adorável em tudo e da qual sinto muita saudade, mas totalmente desorientada geograficamente. Bem, lembro-me que minha mãe discutiu com minha avó que teimava que tínhamos que ir para um lado e que segundo minha mãe isso não era possível pois íamos para o Sul e o sol da tarde teria de estar à nossa esquerda e não à direita, como estava. Simples assim. Mas, claro, ela fez Ciências Exatas e até hoje raciocina cartesianamente.

Durante algum tempo não deixei que meu marido alugasse carro com GPS quando viajávamos juntos, pois achava que perderia parte da minha utilidade. Mas um dia desencanei pois sou eu quem tira fotos, faz as reservas, pesquisa os lugares bacanas a conhecer, ou seja, ele não me leva junto apenas porque sei me orientar. Também sou eu quem desço e pergunto quando ele, como a maioria dos homens, se recusa a pedir ajuda. Uma vez estávamos discutindo há quilômetros sobre parar e pedir informações e quando ele já não tinha mais argumentos válidos e eu dizia pela enésima vez que tínhamos de parar e pedir ajuda, pois estávamos perdidos, me disse: “Eu não estou perdido. É só uma questão de tempo até eu saber onde estou.” Grrrr!

 

Mil PGPS
Isso é que é medo de se perder (fonte: Guanabara.info)

Pessoalmente se não há opção de GPS em português do Brasil prefiro em inglês, pois nem sempre entendo as versões lusitanas a tempo de fazer uma conversão. E me divirto escutando o “recalculating” quando erro alguma coisa. Também gosto de descer do carro para perguntar e já aprendi muita coisa, pois, claro, aproveito para puxar uma prosinha já que sou tão tímida.

Certa vez, em Amsterdã num carro sem GPS e já confusa com tantos canais e nomes de ruas cheios de vogais e poucas consoantes, me ocorreu telefonar para o hotel para saber como chegar. Algo como “estamos na esquina de tal com tal. Como fazemos para chegar aí?”. O atendente falava um inglês pouco compreensível e gastei vários minutos na ligação. Ele nos deu algumas explicações e, ao chegarmos ao ponto indicado, liguei de novo para mais um bloco de explicações. Depois de umas três paradas e três telefonemas, chegamos sãos e salvos ao hotel. E aí veio a parte engraçada. O rapaz da recepção era o mesmo do telefone e gentilmente nos pediu os passaportes, com aquele inglês esquisito que ele falava. Ao entregarmos os documentos, a surpresa, em português perfeito. “Ah, vocês também são brasileiros?”. Ele era de Campinas e estava há três anos na Holanda. Foi ótimo, pois nos deu um monte de dicas excelentes durante os dias que lá ficamos, mas se soubesse disso teria poupado vários minutos ao telefone…

Por isso gosto da tecnologia, mas não de depender exclusivamente dela. Já fiquei sem sinal de celular e o raio do Waze mudo. E, pior, ele tinha me mandado para um lugar nada, nada, recomendável. E eu sem saber como sair de lá. Lembro também que os primeiros Ford Fusion V-6 vinham do México com GPS incluído com a versão mais atualizada das ruas de…Cidade do México. E esse pesadelo durou uns três anos. Por isso não dispenso alguma ajuda até da posição do Sol. Mas não é só isso. Descobri que é melhor para meus neurônios não depender dos sistemas de navegação. Como gosto de pesquisar, encontrei um estudo da universidade canadense McGill, divulgado em 2010 na publicação Phys.org. e que justifica minha escolha pelo pontos de referência em detrimento das engenhocas. Os cientistas analisaram duas formas de as pessoas se localizarem, basicamente com sistemas tipo GPS e sem ele, usando pontos de referência. O resultado? Quem usa sistemas de navegação espacial, sem GPS, teve aumento de atividade na região do hipocampo e tinha mais massa cinzenta nesta região. Esta área do cérebro é a que está relacionada com memória e localização. E concluíram que quem usa navegação “automática”, tipo GPS pode atrofiar o hipocampo e afetar a memória com o tempo. De quebra, os participantes que usaram o sistema espacial (ou seja, não GPS) apresentaram melhores resultados em testes cognitivos usados para diagnosticar Alzheimer. Ou seja, se você usa GPS talvez já não se lembre porque o faz.

Mudando de assunto: Nos primeiros treinos da Fórmula 1 deste ano, o psicodélico carro da Red Bull sofreu um acidente quando era dirigido por Daniil Kvyat. Azar maior do que a batida, que nem foi tão forte, foi a do Marketing da equipe. Ironia pouca é bobagem e Daniil quebrou a ÚNICA asa dianteira disponível para o RB11, o que o obrigou a continuar correndo sem nenhuma estabilidade, muito mais lento do que os outros carros. E depois dizem que “Red Bull te dá asas”… Pelo visto, não deram para o russo.

NG

Atenção, leitor e leitora: na próxima 4ª feira (18/2) não haverá coluna, por conta dos folguedos de Momo.

A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Foto da abertura: huffingtonpost.com





Anterior

DEFEITOS?

Próximo

PARA GOSTAR DE MANTER

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Alfa Romeo 145 (foto do autor)

PARA GOSTAR DE MANTER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In