Coluna 1115 11.março.2015 rnasser@autoentusiastas.com.br
Honda ganhou a surda corrida travada com Fiat, Renault, Ford e Peugeot para apresentar novidade no segmento dos sport activity vehicles — estes erroneamente chamados jipinhos. É o tipo da moda, com vendas crescentes e concorrentes em erupção. O solitário EcoSport encontrou o Renault Duster para dividir vendas. Isto motivou outras marcas a criar produtos para entrar na disputa. A Jeep fez o Renegade, com maior aptidão de valentia, motor Diesel, câmbio de nove marchas nas versões de topo. Ford mudará motorização do EcoSport; Na Renault pequenos ajustes estéticos frontais, trato interno em qualidade e melhor ajuste dos painéis de plástico no Duster. Peugeot criou conceito misto de monovolume com crossover chamando-o 2008. Maio.
Na frente
O HR-V, significando Hi-rider Revolutionary Vehicle chamar-se-ia Tsuya ou Vezel, seu nome europeu. A sigla retorna de produto assemelhado, vendido apenas no Japão e na Europa entre 1999 e 2006. Não tem a pretensão de parecer jipinho — nome a exibir o desconhecimento de quem o emprega —, como alguns dos freqüentadores do mercado intentam sugerir disposição e capacidades inexistentes. Muito pelo contrário, assume ser cruzamento de utilitário esportivo com habitáculo, comportamento e linhas traseiras fluidas de cupê. A Honda escapou da pretensão e fez um quatro-portas, com jeito e andadura de cupê, optando por refiná-lo, por incluir equipamentos ora inexistentes nos concorrentes, como o freio de mão eletrônico acionado quando o HR-V pára, o mecanismo para detê-lo em subida, dando tempo ao motorista de acelerar sem trancos. É formula de agrado ao uso e ao visual.
A base é a plataforma do Honda City com intervenções de reforço, colocação de nova suspensão traseira específica e, como a Coluna informou em antecipação, o motor 1,8 do Civic produzindo 140 cv. Câmbio manual de seis marchas — apenas na versão de entrada — e outra CVT, de polias variáveis. Freio a disco nas quatro rodas.
A idéia dos estilistas foi dar atmosfera de qualidade, perceptível na decoração, no padrão dos materiais, na harmonia de linhas. O console central, presente em todas as versões bem pontua a pretensão de oferecer sensação de habitabilidade. O isolamento termoacústico dá sensação de automóvel de categoria superior, e a Honda conseguiu levar ao HR-V as mágicas dos arranjos internos do Fit. O revestimento do porta-malas será argumento de vendas contra o EcoSport, atual líder, descompromissado nesta área, e a incrível capacidade de nivelar todos os bancos, transformando-se em carregador de 1 metro cúbico de bagagem será argumento de sensibilização feminina. Um bom foco. Mulheres hoje consomem ou definem a compra em 70% dos casos.
No uso é agradável. Direção precisa, estável, motor perdeu as vibrações e a aspereza encontrada no Civic, é disposto e vai a 6.500 rpm sem questionamento. Freios ótimos.
Mulheres e homens dissociados da operação motora gostarão muito. O restante, os trocadores de marcha, os usuários de freio-motor em carros de câmbio automático, nem tanto. Motores tocando o câmbio CVT não sobem de giro a cada marcha. Ao contrário, têm lá suas rotações e comandam o câmbio, trocando marchas sucessivas, como se fosse uma usina independente. A ausência das alavanquinhas de trocar marchas — pedantemente chamadas paddle shifters … — acentua a carência. Não se reduz pela alavanca da caixa CVT, exceto para a marcha L, equivalente e reduzida como uma primeira de câmbio manual. Só a versão de topo tem tais aletas.
Entretanto, estes consumidores são poucos e cada vez mais raros neste universo de consumo e pela nova óptica sobre os automóveis. Carro de hoje está sendo induzido a ser tablet sobre rodas.
Preços
LX Manual R$ 69.900; LX CVT R$ 75.400; EX CVT R$ 80.400; EXL
EXL CVT R$ 88.700.
E?
Venderá bem. Sérgio Bessa, diretor comercial, crê em 50 mil unidades em 2015. Número grande. Exercício passado o EcoSport vendeu 53 mil contra 47 mil Duster. Vender mesmo número em nove meses de ano mostrando retração de mercado. Honda projeta versão de entrada apenas 1% do total; mesma LX e transmissão CVT, 11%; EX, 42%: e EXL, líder, 46%. Após primeiros meses haverá freada de arrumação e a versão EX deve assumir a liderança.
Conversei com ágil revendedor. Estava feliz com os preços, sorridente como um gato de desenho animado. Permiti-me interpretar sobre preços nos primeiros meses.
Mini com 5 portas
BMW dispõe à venda o novo Mini 5-portas, conformação nunca vista nas quase seis décadas de existência deste produto. Diz a fabricante, o ganho 7,2 cm na distância entre eixos e 16,1 cm em comprimento deu espaço aos passageiros do banco posterior, sem perder a característica de comportamento reativo como a de um kart. Versão implementou a segurança e a conectividade.
Maior novidade desta opção é ser uma espécie de avant première, pois será montada no Brasil, quando a grande oficina de montagem implantada pela BMW em Araquari, SC, se transformar em fábrica. Mesmo critério de antecipação vale para o motor de três cilindros, 1,5 litro, turbo, 136 cv de potência. Versão Cooper S emprega o conhecido quatro cilindros, 2 litros, turbo, gerando 192 cv — é a evolução do motor E.torQ 1,6 produzido pela Fiat no Paraná. Ambos 4 válvulas por cilindro, injeção direta, comando de válvulas variável. Câmbio robotizado com seis marchas, e o sistema Auto Start/Stop, cortando o motor nas paradas para deter consumo e emissões.
Em segurança, além das obrigatórias bolsas de ar frontais, também as há nas laterais e de cortina, cintos de três pontos e Isofix para cadeirinha infantil no banco traseiro.
Na atual moda de conectividade, sistema apto ao acesso a redes sociais e recursos de entretenimento. A versão superior Cooper S porta head up display — em língua pátria, a projeção de informações no pára-brisa à frente do motorista.
Preços
Cooper S R$ 105.950; Cooper S Exclusive R$ 112.500; Cooper S Top R$ 139.950
Promotor de vendas
O Mini chega à festa na quinzena das novidades em SUV e SAV, para disputar o mesmo público dos carros-griffe. Não cumprem apenas a função de transporte, mas a de oferecer um carimbo de charme a seus usuários. São carros de nicho, charme sobre rodas. Nesta beirada dividirá mercado com outras novidades, as versões de preço superior de Honda HR-V, apresentado nesta semana, e Jeep Renegade, a ser mostrado em 15 dias, ambos com as versões superiores a preço menor ao da versão de entrada do Mini 5-portas.
RODA-A-RODA
Proteção – Um dos maiores mercados mundiais para automóveis blindados, Brasil inicia vender o Mercedes 250 turbo Avantgarde VR4, blindado de fábrica. Projeto desenvolvido especialmente, a blindagem é agregada ao 250 na linha de montagem, e suspensão, direção e freios são dimensionados ao veículo, mais pesado pelas adições do material de proteção.
Conjunto – Motor 2-L, 16 válvulas, injeção direta, turbo, faz 211 cv, torque de 35,7 m·kgf, vai de 0 a 100 k/h em 8,9s, final de 240 km/h, cortada eletronicamente. VR4 indica nível de blindagem, resistente a armas portáteis como Magnum 44. Pesa 2.610 kg, quase 1 t superior ao não blindado. Venda pela rede Mercedes, garantia de 2 anos, R$ 339.900.
Negócio – DPCA, joint venture entre francesa PSA Peugeot Citroën, e chinesa Donfeng, iniciou fazer o sedã médio Fengshen L60, desenvolvido com apoio técnico da PSA. China é aposta francesa para internacionalizar, recuperar fluxo de caixa e lucros.
Questão – Chery encomenda montagem parcial de alguns de seus produtos no Uruguai, entre eles Tiggo e Face. Vende-os no pequeno mercado interno, à Argentina e ao Brasil. Travas baixadas pelo governo argentino para não gastar dólares impõem dificuldades — como carros barrados na fronteira desde dezembro — e, por isto, a montadora Oferol parou a linha de produção dos Chery.
Furca – Questão posta é: se mantiver a produção a Chery pagará pelos carros não vendidos e estocados? A Chery bancará os estoques? Ou mudará o projeto industrial no Brasil, aumentando o índice de nacionalização para fazê-los aqui?
Dúvida deve ser incômoda. Consultada, a Chery manteve-se muda.
De novo – Volkswagen apresentará versão Dark Edition do picape Amarok. Pedindo reformulação, tal edição é apelo às vendas. Primeiro do tipo foi apresentado no Salão de Frankfurt, 2013, e bisado no de Genebra, dias passados. Marca-se por arco de proteção, para choques traseiros, poleiros laterais, espelhos e maçanetas em cor preta escura. Usualmente o faz em contadas 300 unidades. Não deve ser o caso.
Caminho – Listadas as vendas de fevereiro e do primeiro bimestre, houve contração de 2,8%, comparados os números de janeiro. Em relação a 2014, encolheu 28,9% — quase um terço. Mês curto, Carnaval, inflação, e receio quanto ao desgoverno do Governo atrapalharam.
Difícil – Se o mercado para produtos domésticos caiu 2,8% entre janeiro e fevereiro, no caso dos importados o quadro econômico é cinza escuro. No mesmo período vendas decresceram 22,9%. No comparativo de bimestre com o ano passado, quedas em 32,5%.
Resultado – Barrar os importados pelo simplório levar o imposto alfandegário ao teto e pelo acrescentar 30 pontos percentuais ao elevado IPI, tem sido a fórmula de dificultar presença no mercado brasileiro, evitando a construtiva comparação com os nacionais. Bom para fabricantes locais, péssimo para o país. A acomodação deixa os nacionais não competitivos e não exportáveis.
Decolagem – Audi comemora crescimento no bimestre e 10% em relação ao mesmo período em 2014. Crê no crescimento do bloco Premium, onde quer liderar.
Bom senso – México foi generoso com o Brasil firmando novo acordo comercial a vigir por quatro anos. Nele cada país poderá importar até US$ 1,56B/ano sem imposto de importação. O montante se elevará em 3% em 2016, e prevê livre comércio em 2019.
Gatilho – Volkswagen foi rápida. Sacramentado o acordo anunciou investir no México para fazer o Tiguan 7-lugares — sobre plataforma MQB do novo Golf. Quer baixar preço para vender mais no Brasil. Hoje traz da Alemanha.
Mão inversa – Mais de 20 anos de operação morna no Brasil, representante da ótima japonesa Subaru percebeu o quanto a marca é querida e admirada por seus proprietários. Daí mudou a linha publicitária para absorver opiniões, histórias, através de Conselho Consultivo formado por 15 clientes. Quer reunir e ouvir as sugestões de quem está na lida com a marca.
Novidade – Uruguai já licencia veículos com a nova placa Mercosul, padrão aos veículos entre os países membros, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Brasileira terá quatro dígitos numerais e três letras, vigindo a partir de 2016 para emplacamentos novos, opcional aos usados.
Sinergia – Shell e BMW acordaram sobre os carros da Série M, de maior performance, e os de competição de sua divisão Motorsport na temporada DTM e USCC. Série M utilizará óleos lubrificantes Shell Ultra, e os de competição a gasolina V?Power — diferente da fornecida no Brasil pela ausência do álcool e pela maior octanagem, 98 contra 95 octanas RON.
Beleza – Fiat aproveitou a descoberta nacional da bem recortada plástica da atriz Paolla de Oliveira, sagrada pela minissérie Felizes Para Sempre, recém-exibida pela Rede Globo, e contratou a moça. Apresentará campanha de vendas baseada nos 13 anos de liderança da marca. Fará graça oferecendo parcelas reduzidas a R$ 13 nos meses de maior aperto do financiado.
Corrida – Rede Jeep, em implantação, corre para operar no dia 4 de abril, o 4×4, início da comercialização do Renegade, volta da Jeep ao Brasil. Algumas estão perdendo a corrida para o prazo.
Mais – PPG amplia recente planta industrial em Sumaré, SP, para produzir resinas a ser aplicadas em tintas industriais e automobilísticas.
Luz – Alemã Osram incrementou suas lâmpadas Super Branca, em até 20% mais luz ante as anteriores. Chama-as Cool Blue Intense. Entre R$ 55 e R$ 210.
Costura – Passo de cuidado social, fábrica VW em São José dos Pinhais, PR, mantém projeto Costurando o Futuro, de reaproveitamento de tecidos utilizados na produção. Noventa moradoras de comunidades vizinhas aprenderam corte e costura e aulas de empreendedorismo para criar negócio próprio. Em cinco anos aproveitaram e transformaram 72 toneladas de tecidos.
Memória – High Speed TV iniciou o programa Old Races, com corridas clássicas do passado, seus veículos e pilotos. À frente Pedro Rodrigo, João Vasconcelos e Alexandre Röschel. No ar às segundas feiras: https://www.youtube.com/watch?v=zIpAc32afRs
Moto – Austríaca agora montada pela Dafra, a 1190 KTM Adventure tem motor V-2 produzindo 148 cv e apenas 217 kg. Chassi tubular, acelerador eletrônico, suspensões de alto curso, freios Brembo a disco nas duas rodas. R$ 79.900.
RN