(Genebra, Suíça) Pela segunda vez — a primeira foi por ocasião do Salão de Detroit, em janeiro — a Honda organizou um evento na véspera do primeiro dia de imprensa do Salão de Genebra (abre para o público no dia 5 agora) para mostrar suas novidades. Para isso montou uma mostra festiva chamada Honda Preview Night num espaço para shows (foto acima) na cidade suíça, ocasião em que foram mostrados o novo cupê esporte NSX, agora híbrido sem carregar pela tomada, o McLaren MP4/30-Honda que marca a volta da marca à F-1, como fornecedora de motor, depois de ter saído em 2011 (reflexo da crise financeira mundial de 2008/2009), e o Civic Type R , um hatchback de alto desempenho com motor 2-litros turbo de 310 cv.
O novo NSX, versâo atualizada do primeiro, de 1990, terá motor V-6 traseiro-central acoplado a motor elétrico montado entre o V-6 e o transeixo com câmbio robotizado dupla-embreagem de nove marchas, e dois motores elétricos na dianteira, totalizando 550 cv. Os dois motores dianteiros são controlados individualmente para produzir vetoração por torque e a tração é integral.
O novo NSX tem nacionalidade americana por ter sido desenvolvido no centro técnico da Honda em Raymond, no estado de Ohio, e ser produzido em nova fábrica Honda em Marysville, no mesmo estado. Pedidos começam a ser aceitos a partir do verão do hemisfério norte e as entregas estão previstas para começar mais para o final do ano. O preço anunciado é US$ 150.000. Ainda não foram divulgado dados de desempenho e nem de autonomia em modo elétrico, mas foi adiantado que está será pequena. Foi passado também à imprensa que a produção será limitada, sem continuidade, embora o número não tivesse sido informado.
Presente para falar do novo McLaren com motor Honda estava o campeão mundial de 2009, o afável Jenson Button, que falou da grande expectativa da equipe para o campeonato de 2015 e da satisfação de ter novamente um motor Honda às costas, que era o que propulsionava o Brawn GP que ele pilotava.
O motor 2-L VTEC do Civic Type R desenvolve 310 cv a 6.500 rpm com torque de 40,8 m·kgf a 2.500 rpm. Já foi cronometrado nos testes a 270 km/h. O transeixo dianteiro é de seis marchas manuais e o carro foi bastante testado — só podia ser — no Nordschleife de Nürburgring. Pneus são 235/35R19. Os freios são Brembo com discos dianteiros de 350 mm de diâmetro combinados com pinças de quatro pistões.
A Honda está mesmo partindo para o caráter esportivo com força total. Nada mais normal de uma fabricante cujo fundador era apaixonado por carros de corrida: Soichiro Honda.
BS