• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Tem cada uma…

identicon por Nora Gonzalez
25/08/2015
em Colunas, Visão Feminina

 

Woman driv huffingtonpost.com

Como jornalista no batente há tantos anos já vivi e ouvi todo tipo de história. Mas sempre tem alguma que acaba nos fazendo sorrir quando lembramos dela, mesmo que tenha acontecido há muito tempo. Esta é uma delas, pois embora trate de um item que faz parte dos papiros da indústria automobilística, todo autoentusiasta já ouviu falar deste componente. E ainda tem muito carro assim.

Mas vamos lá. Era a Volkswagen, e nos Estados Unidos na década de 1950, que recebeu uma carta de uma consumidora furiosa com seu Beetle zero-quilômetro. A mulher reclamava que o veículo bebia muito combustível, mais do dobro do que deveria. Ela já havia contatado a concessionária onde havia feito a compra e o carro havia sido revisado diversas vezes sem que os mecânicos encontrassem o menor indício de que o consumo era elevado.

E ele realmente havia sido checado e praticamente desmontado em várias oportunidades e nada de se encontrar o defeito. Toda vez o carro era devolvido à cliente em perfeitas condições para logo em seguida voltar à oficina com a mesma queixa. Os mecânicos já não sabiam o que fazer e os nervos de ambas as partes já estava à flor da pele. Na verdade, a situação havia ultrapassado o limite do deus-me-livre. Ao que parece, a senhora já havia esgotado toda sua paciência reclamando com a concessionária e como não se sentiu atendida enviou uma carta a um jornal expondo seu problema. Ela queria realmente “escalar” a questão, como se diz no ambiente corporativo. Como sempre, o jornal enviou a carta à assessoria de imprensa da fabricante para pedir uma solução para o problema.

Mesmo que um pouco desacreditada hoje, a mídia impunha respeito naquela época e a maioria das empresas não queria ver seu nome envolvido em reclamações. Naquele tempo pré Facebook, Reclame Aqui e outros, menos ainda.

Os jornalistas da assessoria então contataram a oficina que disse que já havia feito absolutamente de tudo, mas não encontrava nenhum defeito que fizesse com que se elevasse o consumo de combustível. Eles haviam circulado inclusive pelo bairro para simular as condições de condução, o volume de trânsito, tudo. Aí alguém teve a idéia de convidar a senhora para que ela mesma dirigisse o veículo, acompanhada de um mecânico. Pura falta de idéia sobre o que mais fazer. Quem sabe ela acelerava exageradamente? Ou tinha algum vício de direção? Mesmo assim, o que poderia elevar tanto o consumo?

No dia marcado, entra o mecânico no banco do carona e a senhora no do motorista. Ato seguido, puxa o afogador (sim, aquela peça que ajudava a dar partida no motor em épocas pré-injeção eletrônica) e… pendura a bolsa! Pronto, nem precisaram continuar quebrando a cabeça. Mataram a charada. A motorista rodava o tempo todo com o afogador puxado. Curioso, o mecânico perguntou educadamente por que ela fazia isso. Resposta? “Ué, não é para isso que serve este pininho?”

 

Choke
O botão do afogador – ou “pininho”

Sim, já sei, alguém vai achar que é puro preconceito machista, mas como várias fontes seguras já me contaram essa história, não tenho por que duvidar. E tenho uma amiga que com mais de 20 anos de carteira acaba de descobrir que não se deve dirigir com o pé apoiado na embreagem. Ela só soube disso quando o marido reclamou pelas constantes idas à oficina para consertar justamente a embreagem. A explicação era algo como ser mais cômodo andar assim e que como não diminuía nem aumentava a velocidade, ela achou que não fazia mal nenhum… Maus motoristas sempre me surpreendem não apenas com suas bobagens mas principalmente com suas desculpas. Tem cada uma!

Mudando de assunto: Relendo os textos do Audi Day do AUTOentusiastas fica clara minha paixão não somente pelos carros mas pelo som deles. Nos nossos testes, até o PK se divertiu me vendo trocar constantemente as marchas para ouvir as reduções do motor V-8 do Audi RS 5. A estrada sinuosa, com subidas e descidas, pedia reduções constantes e eu, prontamente, atendia. E ainda fui premiada com uma distância maior de rodagem, pois não voltei para São Paulo. Devo dizer que os editores do AUTOentusiastas são verdadeiros cavalheiros e mais de um se prontificou a rodar mais 100 quilômetros para me levar até Sorocaba, mas desconfio que não foi apenas pela minha companhia…

NG

Fotos: abertura, huffingtonpost.com; Fusca, diymobileaudio.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 





Anterior

FIAT 500 ABARTH, NO USO (COM VÍDEO)

Próximo

DEZ MELHORES CARROS PARA QUANDO DINHEIRO É PROBLEMA

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

DEZ MELHORES CARROS PARA QUANDO DINHEIRO É PROBLEMA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In