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Home Colunas

Tião ilumina o fim do túnel

identicon por Wagner Gonzalez
31/03/2015
em Colunas, Conversa de Pista
Vettel, o mais italiano dos alemães (foto Ferrari)

Vettel, o mais italiano dos alemães (foto Ferrari)

 

Vettel, o mais italiano dos alemães (foto Ferrari)
Vettel, o mais italiano dos alemães (foto Ferrari)

Na Malásia, Alemanha brilha novamente na F-1, mas desta vez com o piloto dos vizinhos italianos. Disputa entre Massa e Bottas acabou mal para o brasileiro, que teve paradas no boxe atrapalhadas; Nasr foi décimo segundo. Campeonato ganha ares de disputa entre Mercedes e Ferrari e prossegue dia 12 na China.

 

Hamilton liderou as primeiras voltas até que a escolha dos pneus... (Foto Ferrari)
Hamilton liderou as primeiras voltas até que a escolha dos pneus… (Foto Ferrari)

A indecisão dos céus, que ora mandava chuva, ora um calor escaldante e o tempo todo deixavam todos a produzir cântaros de suor tropical, deu uma boa forcinha, mas a realidade e que ninguém encaçapou tantas bolas quanto a Ferrari na mesa de bilhar de Sepang, autódromo que tem lá seus desníveis, mas tem um dos pisos mais planos da temporada. Num país de maioria muçulmana — e portanto oficialmente nada chegado ao álcool —, foi exatamente o coquetel de bom aproveitamento dos pneus e ótima estratégia de box que garantiu ao bar tender de plantão servir o melhor aperitivo desta fase inicial do campeonato.

Sebastian Vettel, o herói mais celebrado de um grupo que parece mais motivado do que nunca, não escondeu que iria celebrar sua primeira vitória pela Ferrari em grande estilo, leia-se com um porre homérico. Ele nem se preocupou com a ressaca, que certamente ainda faz sinos soarem na cabeça do staff de Ecclestone & Co., grupo ainda sem saber direito o que fazer para transformar o cenário de crise que assola a F-1 em um palco de musicais dignos da Broadway. A última idéia lançada foi criar um campeonato para mulheres, ideia que — com todo respeito às meninas em atividade no desporto motor — não tem como dar certo a curto ou médio prazo.

 

Massa não conseguiu segurar Bottas (foto Williams)
Massa não conseguiu segurar Bottas (foto Williams)

Menos mal que Ecclestone tem com quem dividir suas hangover mornings: a estratégia adotada pela Mercedes não foi das mais felizes; melhor dizer que a estratégia da Ferrari para Vettel foi a mais eficiente: parou apenas duas vezes e dos seus três stints completou os dois primeiros (17 e 20 voltas) fez com pneus médios e só usou compostos duros nas 19 voltas finais. Hamilton, que largou na pole, fez três paradas (nas voltas 4, 20 e 38) e completou 38 giros com pneus duros, o dobro que seu rival alemão. Nem mesmo seus companheiros de equipe conseguiram rendimento semelhante: Rosberg parou a primeira vez junto com com Hamilton na quarta volta e Räikkönnen ainda mais cedo, logo na segunda. Não adiantou nada, muito pelo contrário.

 

Nasr não contou com um carro competitivo em Sepang (foto Sauber)
Nasr não contou com um carro competitivo em Sepang (foto Sauber)

Os pneus também influenciaram o desempenho dos Felipes brasileiros: Massa foi prejudicado na sua segunda troca de pneus – o traseiro esquerdo fez a parada se alongar para semi-eternos cinco segundos e alguns décimos – e no final sucumbiu aos ataques de Valteri Bottas. Apesar da boa disputa entre ambos, os fãs do Felipe veterano certamente não gostaram de vê-lo perder a batalha. Por seu lado, Nasr fez a segunda melhor volta da prova com pneus médios (1.43:902) atrás não tão apenas de Rosberg, o melhor nessa condição: a diferença para o alemão foi de bons nove décimos de segundo: 1.42:062. Curiosamente, os três melhores tempos com pneus duros foram 1.43:125 (Hamilton), 1.43:648 (Vettel) e 1.43:990 (Massa).

 

Conseguirá a Ferrari manter o mesmo rendimento na China? (foto Ferrari)
Conseguirá a Ferrari manter o mesmo rendimento na China? (foto Ferrari)

Passada a euforia pela volta da Ferrari ao topo do pódio, a pergunta que fica é se no clima mais frio de Xangai os carros italianos conseguirão extrair a mesma aderência dos pneus. Em outras palavras, antes de apontar favoritos ao título é preciso analisar o comportamento dos modelos 2015 em diferentes circunstâncias de piso e clima, isso para não falar na mais enigmática das equações de um esporte de equipe: o entrosamento do time. Neste aspecto a Ferrari 2015 parece viver um período de filé à parmegiana enquanto a Mercedes viveu, em Sepang, um domingo de roer o joelho de porco.

O resultado completo e todas as informações sobre o GP da Malásia você encontra neste link.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 

 

 

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