• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO

identicon por Carlos Meccia
19/08/2015
em História
propaganda ferrari (g1.globo.com)
Beldades sul-coreanas apresentando o supercarro Ferrari 599 GTB Fiorano em Seul (g1.globo.com)

De nada adianta você ser um bom profissional e ninguém saber disso. Conheci vários casos de engenheiros medíocres que souberam “vender o peixe” e hoje ocupam os altos escalões das empresas e vice-versa, ótimos engenheiros que ficaram estagnados em suas carreiras, por falta de habilidade em auto-promoção.

Propaganda é um modo de apresentar informação sobre um produto, marca ou empresa de maneira a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação específica.

O difícil é diferenciar a propaganda legítima de uma propaganda enganosa, que induz o consumidor a um erro, mostrando características e vantagens que o produto não tem, portanto é falso.

Informar preços anunciados mais baixos do que a realidade  exibida na imagem em letras miúdas, quase invisíveis, é um exemplo de propaganda enganosa que deixa o leitor passar batido, se deixando enganar.

 

propaganda enganosa
Propaganda enganosa: letrinhas miúdas (economia.uol.com.br)

O Código de Defesa do Consumidor determina que “a informação deve ser clara,  imediata, de fácil compreensão”

Publicidade é o ramo de atividade (que engloba a propaganda) para a divulgação de produtos, serviços e idéias junto ao público, de maneira a honestamente induzi-lo a uma atitude favorável. É a parte técnica da arte da comunicação.

A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informações claras sobre marcas, companhias e organizações.

A publicidade bem feita ajuda a vender um produto e a construir  a reputação de uma marca e/ou empresa, funcionando através de três mecanismos: atenção, memorização e persuasão.

Já dizia o velho patrão  Henry Ford, valorizando os gastos com a publicidade – “Sei que metade da publicidade que faço é inútil, porém não sei discernir qual é a metade útil”

 

237797
“Presente duradouro para a família” diz tudo em uma simples frase

 

sedan68_01
Eficiente anúncio da VW mostrando como o leitor é induzido a ler o texto que mostra as qualidades do Fusca

A propaganda às vezes pode causar mais mal do que bem. Um bom exemplo foi a propaganda que tinha como objetivo salientar a boa capacidade volumétrica do Ford Figo na Índia e que virou uma polêmica interminável que ao invés de atuar a favor, atuou contra a empresa.

A unidade da Ford na Índia publicou nota pedindo desculpas pelo vazamento de propaganda na internet antes de sua aprovação. “Nós lamentamos profundamente e concordamos com os nossos parceiros de publicidade que isto não deveria ter acontecido. O anúncio em questão é contrário aos padrões de profissionalismo e decência da Ford e de seus parceiros”.

A agência JWT de Nova Deli criou a campanha que vazou para a web sem conhecimento oficial da Ford. Mesmo que o anúncio não tenha sido publicado na mídia paga, o seu vazamento na internet foi suficiente para causar um grande dano.

 

publicidade ford figo
Vazamento de propaganda polêmica que causou mais mal do que bem (carplace.uol.com.br)

Interessante como a propaganda do Ford Galaxie abordando o mesmo tema de promover o tamanho do porta-malas foi bem aceita, mesmo mostrando uma moça amarrada no enorme espaço interno… Outros tempos!

 

1229426497873_f
Propaganda do Galaxie vinculada  na mídia, mostrando uma mocinha sendo seqûestrada dentro do enorme porta-malas

Outra ferramenta poderosa para valorização do produto é o slogan, que nada mais é que uma frase de efeito de fácil memorização e que resume as características de um produto, serviço ou pessoas e cumprem papel importante para a fixação da imagem da marca

Os slogans geralmente refletem o conceito de uma marca, mas muitas vezes, deixam marcas em um conceito.

Temos vários bons exemplos de slogans que marcaram nossa indústria automobilística.

– Volkswagen, a marca que conhece o nosso chão
– Volkswagen, o bom senso sobre rodas
– Volkswagen, o bom senso em automóveis
– Volkswagen, qualidade e tecnologia do líder
– Volkswagen Gol, use sem dó
– Volkswagen, você conhece, você confia
– Volkswagen Passat, muito prazer!
– Ford, um passo à frente
– Pense forte, pense Ford
– Ford, fazendo o seu caminho melhor
– Deixe um Ford surpreender você
– Ford, viva o novo
– Chevrolet, conte comigo
– Opala, leve tudo na esportiva
– Fiat, movidos pela paixão

Eu tenho um carinho especial pelo slogan “Pense Forte, Pense Ford” , criado por mim nos idos de 1977 através de uma pesquisa interna de que eu participei. Que felicidade e orgulho ver o meu slogan estampado em todos os pára-choques dos caminhões Ford na época.

 

pense forte pense ford
Belíssima propaganda do caminhão Ford onde a imagem vale mais que mil palavras

 

As fabricas estão cada vez mais adotando slogans mundiais, prática que eu particularmente não gosto

– Das Auto (VW)
– Go Further (Ford)
– Power, Beauty & Soul (Aston Martin)
– Citroën, creative technologie
– Hyundai, new thinking, new possibilities
– Honda the power of dreams
– Land Rover, above & beyond
– Peugeot, motion & emotion
– Nissan, inovation that excites
– Chevrolet, find new roads

As propagandas devem ser facilmente entendidas sem que o leitor e/ou o ouvinte tenha que ficar pensando no significado da mesma, tentando interpretá-la. A mensagem deve ser facilmente absorvida para que o seu resultado seja imediato e o melhor possível.

Propagandas elitizadas e que parecem direcionadas especialmente aos membros da Academia Brasileira de Letras devem ser evitadas.

Seguem alguns exemplos de boa propaganda:

 

vw1

vw2

 

vw3

f4

 

f3

 

porsche_macan_world_premiere_134_big
Imagem que vale mais que 1.000.000 de palavras, como a da tenista russa Maria Sharapova, 27 anos, 1,88 m de altura, embaixadora da Porsche, por ocasião do lançamento do Macan em novembro de 2013 no Salão de Los Angeles, com outro, simultâneo, no Salão de Tóquio

Importante ressaltar que o departamento de propaganda e marketing tem fundamental importância em gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos consumidores, cuidar da imagem da marca, garantir boa reputação e evitar perder novos clientes. Marketing tem muita força em suas atribuições para definição de novos produtos para um determinado mercado.

Muitos empreendedores se preocupam com o gerenciamento burocrático da empresa, esquecendo de reservar parte de seus orçamentos para gerar novos negócios. Cuidar de Marketing é prover o oxigênio da empresa na visão a longo prazo, sem somente criar um comercial e/ou vender um produto.

Eu brincava falando sério que a engenharia era o primo pobre da empresa e marketing o seu primo rico

Falando de marketing, tenho aqui com os meus botões que o Ford Ka MK1 foi o veiculo mais parecido com o Fusca que eu já conheci. Seu tamanho e formato arredondado/aerodinâmico lembram o Beetle e muito.

Tenho comigo que se  o Ford Ka tivesse sido projeto VW com seu forte marketing, estaria vendendo ainda hoje como o substituto do Fusca.

Como sempre, termino esta matéria com uma homenagem

Hoje destaco a força da marca Mercedes-Benz sempre associada a veículos de qualidade

 

mercedes benz
Welcome to the world of Mercedes-Benz. You will be well cared for

 

CM

Créditos: arquivo pessoal do autor – g1.globo.com- economia.uol.com.br – exame.abril.com – carplace.uol.com.br

 

 

 

Anterior

MAIS DO MESMO, EM VÁRIAS CORES E MEDIDAS

Próximo

Sobre grilos e outros barulhos do carro

identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

Próximo

Sobre grilos e outros barulhos do carro

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022
Foto: acervo do autor

BONS TEMPOS QUANDO CRIANÇAS PODIAM TRABALHAR HONESTAMENTE. NA GM E EM OUTROS LOCAIS

30/06/2022
Foto: redebrasilatual.com.br

REDUÇÃO DO ICMS ALIVIA PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, MAS AINDA É PRECISO ECONOMIZAR

30/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022
Foto: acervo do autor

BONS TEMPOS QUANDO CRIANÇAS PODIAM TRABALHAR HONESTAMENTE. NA GM E EM OUTROS LOCAIS

30/06/2022
Foto: redebrasilatual.com.br

REDUÇÃO DO ICMS ALIVIA PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, MAS AINDA É PRECISO ECONOMIZAR

30/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In