• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Do Leitor Histórias dos Leitores

BRINQUEDOS E “BRINQUEDOS” DE AUTOENTUSIASTA – POR DANIEL S. DE ARAÚJO – 16/04/15

identicon por Autoentusiastas
19/08/2015
em Histórias dos Leitores
Nene car
Nenê Car – o original! As rodas de plástico se quebraram e meu pai, muito habilidoso, torneou um conjunto novo em madeira

Com o conceito de autoentusiasta que tenho hoje, posso dizer que nasci com esse traço!

Nasci em 1978, ano que surgiram os primeiros carros a álcool, ainda existia Chevrolet D-60 com motor Detroit 4.53, o Passat ganhava a frente do Audi 80 B2, a Variant II era recém-lançada…

Meu brinquedo predileto quando muito pequeno era o Nenê Car, um carrinho da Brinquedos Bandeirantes que usei de 1 até os 5 anos de idade. E está conservado até hoje, atualmente “propriedade” do meu filho mais novo de 1 ano e 2 meses…

Com três anos de idade, meus pais me levaram ao Simba Safari e eu, em vez de me impressionar com o leão ou com os macaquinhos que vinham no vidro do UW-8102 (um Passat LS 1981 que meu pai tinha), gostava mesmo era da roda do trator que arrastava uma carretinha com crianças que ia ao nosso lado.

Já maiorzinho, ia ao depósito da empresa da qual meu pai era sócio e a alegria do autoentusiasta-mirim era completa ao ver os grandes caminhões da firma (que hoje com olhos adultos vejo que não eram tão grandes assim…). Lembro-me do 608D preto, dos Ford F-11000 — eram três, dois azuis e um cinza, sendo que um deles tinha um pequeno guindauto chamado pelo pessoal de “muquinho” em alusão à marca Munck), do F-14000 branco (enorme, entreeixos de 5,38 m), que carregava a retroescavadeira Ford 6600. Havia os dois Mercedes LB-2213 betoneira, um LK-2213 caçamba, o “Muque” (um L-1113 com guindauto Munck maiorzinho), o 1313 com terceiro eixo e chassis curto (estranhíssimo) e o 2014, na época zero-km.

Tinha também o Fietão, o caminhão mais feio e mal-conservado que eu me lembro de ter visto: um cavalo-mecânico Fiat 210 com um enorme guindauto Munck (o apelido do caminhão era “Mucão”) agregado com uma prancha de três eixos, usado para carregar pré-moldados. Nunca vi caminhão mais feio que aquele.

 

F14000
O F-14000 era idêntico a esse (http://sp.quebarato.com.br/sertaozinho/ford-f14000-ano-90-toco__409E20.html)

Também gostava muito dos carros da empresa. Quatro Kombis (bege Vime, exceto uma picape, que era branca), os Fuscas…Lembro-me de quatro — dois brancos 1980 (as lanternas “Fafá” vermelhas em referência à cor das luzes do pisca), um 1983 amarelo e um 1985 cinza. Tinha os Gols, acho que eram seis. Eu me lembro de um BX 85, um S 1985, dois 1988 e dois 1990. Esse Gol S 1985, inclusive, tinha uma peculiaridade: alguém ao longo da vida dele colocou um virabrequim e pistões de AP1800 — os blocos eram os mesmos — mantendo o câmbio de quatro marchas cuja 2ª, 3ª e 4ª  são mais curtas do que quando o motor é 1,8-L. Ninguém alcançava esse carro numa arrancada!

Nessa época, com meus 6 ou 7 anos, era comum minha mãe me procurar pela casa e me achar, ou apreciando o motor do Fusca, ou brincando de dirigir o Passat LS 1981 que ficou bastante tempo parado na garagem enquanto meu pai não o vendia.

O tempo passou, cresci e o autoentusiasmo também. Posso dizer que cada carro que tive foi um brinquedo que eu comprei. Carro para mim, muito mais do que um artigo de consumo, também é um brinquedo. Um brinquedo de adulto, claro, mas um brinquedo.

E assim tive minhas Saveiros (a CLi 1997 verdinha e a prata “de boy”, a Supersurf 2003/2004); o surradíssimo (e um grande companheiro de andanças) Gol CL 1992 AE e seus mais de 250 mil qilômetros; a Ranger, companheira de aventuras e viagens; o Golf, a F-1000 4×4 (meu “off-road” de cidade,  nunca viu terra), o Fusca 1983 branco que meu avô me presenteou em 1995, que mantenho a pão de ló.

 

Ranger em 2012
A Ranger em 2012, em Alto Paraíso (GO)

 

Saveiro Super Surf
A Saveiro Supersurf “de boy” e seus pneus “bolachões” 195/65R15 em vez dos 195/50R15 originais

Também pude “brincar” com outras máquinas na propriedade rural que tivemos, como tratores (sempre gostei da linha Ford — gradear terra com o 6600 era ótimo!) e os caminhões, como um basculante Mercedes LK-2213 1980 6×4 e o saudoso Ford F-11000 (cheguei a viajar certa vez, até Maringá para buscar implementos agrícolas — o motorista adoeceu e precisava de alguém para viajar, e logo me dispus).

Tratores também foram máquinas que aprendi a admirar e me entusiasmar (sim, tratorentusiasmo!). Conhecer seu funcionamento, a motorização (sou um apaixonado por Diesel por causa dessas máquinas) me fez, além de conhecer de maneira mais profunda um assunto que curto, me fez um motorista melhor na medida que uma troca de marcha bem feita é a condição básica para….trocar de marcha! Meus modelos prediletos sempre foram os Ford (4630/6600/7630) e os Massey, embora tivesse uma paixão recolhida (porque nunca tivemos um, infelizmente) pelo CBT.

 

Trator
O “Fordão” 6600 num primeiro impacto é feio, mas o quanto ele trabalha e resiste mau tratos…deixa ele uma máquina admirável (e até bonita). Tivemos um desse na fazenda e aprendi a operar trator em um modelo idêntico a esse

 

Chave
Essa era a chave do Ford 6600 que tivemos na fazenda. Quando vendemos a propriedade, levei a chave do trator comigo. Anexei essa foto em homenagem ao Carlos Meccia

E assim, a frase “o que diferencia os homens dos meninos é o tamanho de seus brinquedos”, mais do que nunca faz todo o sentido.

E quando eu acho que carro nenhum mais me despertará interesse, eis que me pego imaginando reformar mais algum carro velho (Gol/Saveiro a arrefecida a ar?), namorando alguma picape nova (essa Saveiro Cross com motor EA211 ficou bonita, mas, e a F-250 com motor Cummins MaxPower? E a Ranger reestilizada que deverá sair em 2016 com motor 2,2-L de 160 cv prometida para o ano que vem?  Deve ser um espetáculo de desempenho e consumo!

O fato é que o autoentusiasmo não morre nunca, apenas vai se transformando ao longo do tempo. Vai da alegria de simplesmente olhar e apreciar os veículos quando criança, até o momento de poder comandá-lo, dirigi-lo e sentir a felicidade quando simplesmente aceleramos e o ruído do motor entra em nossos ouvidos.

DSA

ooooo





Anterior

GOODYEAR: NOVIDADES PARA FROTISTAS E CONSUMIDOR FINAL

Próximo

T6, MISTO QUENTE DA JAC

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

T6, MISTO QUENTE DA JAC

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In