• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Outros

FRANÇA ELEVA PARTICIPAÇÃO NA RENAULT PARA MANTER INFLUÊNCIA

identicon por Autoentusiastas
09/04/2015
em Outros

Renault hq

Da Automotive News Europe e Reuters:

O governo francês aumentou sua participação na Renault, fortalecendo sua influência de maior acionista da fabricante, num desafio ao presidente executivo Carlos Ghosn que põe em risco a aliança Renault-Nissan.

A França irá temporariamente aumentar sua posição de 15% para 19,7% e já reuniu a maior parte das ações adicionais, disse nesta quarta-feira o ministro das Finanças.

O governo disse que o ato destinou-se a assegurar o direito a voto dobrado para os investidores de longo prazo — o próprio incluído — após um voto na assembléia de acionistas da Renault em 30 de abril

A legislação introduzida durante o governo do presidente socialista François Hollande dobra os direitos a voto dos possuidores de ações das empresas francesas a menos que optem por ficar fora da chamada lei Florange por maioria de dois terços.

Ao aumentar sua participação na Renault, o governo quer impedir a proposta “uma-ação, um-voto” da fabricante de sair da lei Florange na assembléia marcada para 30 de abril. A medida significa uma derrota pública para Ghosn, que dirigiu a Renault e a Nissan nos últimos dois anos.

George Gallliers, um analista automobilístico da Evercore ISI, disse: “Parece que a Renault está sendo usada como um futebol político.”A intervenção é claramente contrária à vontade da companhia,” disse.

O anúncio do governo foi uma surpresa tanto para a Renault quanto para a Nissan, sua parceira numa aliança de 16 anos. “Foi completamente inesperado,” disse uma fonte sênior da Renault. “Nenhum aviso foi dado à Nissan.”

As empresas não quiseram comentar.

O ministro da Economia da França Emmanuel Macron disse que a compra de ações da Renault reflete a determinação do governo de usar todas as ferramentas possíveis “para promover um tipo de capitalismo progressivo, de longo prazo, que apoie os trabalhadores e ajude as empresas a crescer.”

O governo disse que iria reduzir sua participação na Renault de volta aos 15% após a reunião com os acionistas, falando num sistema de colocação de ações que forem adquiridas para garantir preço mínimo quando 14 milhões de ações forem revendidas.

Estrutura futura da aliança

A compra das ações poderia também complicar qualquer tentativa de garantir o futuro da aliança Renault-Nissan ao substituir as participações recíprocas por uma estrutura de holding melhor definida ou mesmo uma fusão total antes do contrato de Ghosn terminar em 2018.

A Renault tem 43,4% de ações com direito a voto pleno na Nissan e esta possui 15% de ações sem direito a voto na Renault. Enquanto a Nissan não pode votar com a sua participação de 15% na Renault, o peso votante da holding equivalente do governo será um fato sob a nova lei.

“A Nissan já não se sente bem por não poder exercer o direito a voto na Renault,’ disse a fonte da Renault. “Isso demonstra uma determinação bem clara do estado em ponderar sobre qualquer decisão futura da Renault e da aliança.”

Ghosn já havia planejado uma fusão entre a Renault e a Nissan, mas disse que a estrutura de capital da parceria poderia ser revista antes de 2016.

As ações da Renault pouco mudaram após o anúncio do governo antes de eventualmente subirem 0,8% para 85,92 euros às 13h25 de ontem, hora de Paris. As ações da Nissan fecharam em baixa de 1,2% em Tóquio.

Ae/BS

Próximo
Como era (Foto: Divulgação)

Tríplice aliança em picape de três caras

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17