Quando mostrado no Salão do Automóvel no ano passado, o JAC T6, primeiro suve da fabricante chinesa (bem) representada no Brasil pelo Grupo SHC, chamou a atenção pelo visual elegante e pelo acabamento que em nada denunciava ser um produto chinês. Por isso, quando vi e andei no veículo esta semana, a constatação de a marca vir se impondo no mercado há quatro anos não é por acaso. Nota-se claramente o empenho da JAC e do seu importador oficial, a JAC Motors Brasil em melhorar os produtos a passos largos.
Como o segmento dos suves cresce na preferência dos brasileiros, haja vista a torrente de lançamentos recentes como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, complementados pelo EcoSport e Duster, aqueles que estão pensando em aderir à onda têm agora uma acessível opção, pois o T6 custa R$ 70.000, podendo vir com dois pacotes de opcionais, por R$ 72.000 e R$ 75.670.
Uma das novidades bem-vindas é o sistema multimídia do segundo pacote incluir o Mirror Link, que é pareamento do smarphone na tela de 7 polegadas integrada ao painel, significando dizer que o Waze passa a ser visto nesta tela tátil e que o T6 não tem navegador GPS. Ovo de Colombo? Sem dúvida, dado que o famoso aplicativo criado por um israelense e comprado pela Google é muito superior a um GPS normal, além de nunca ficar desatualizado.
O T6 traz dados interessantes como a suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Seu câmbio á manual de cinco marchas (virá opção de automático no ano que vem) e é o único que exibe no painel a marcha em uso, além da conhecida em outros carros sugestão de subir ou reduzir. O motor, flex, conta com aquecimento do álcool, não tendo sistema auxiliar por injeção de gasolina. Como em outros modelos da marca, é desenvolvimento com a especialista austríaca de motores, a AVL.
A dotação de equipamentos é farta, como pode ser visto na lista ao final e inclui itens bem-vindos como cintos de três pontos retráteis para os três ocupantes do banco traseiro e ajuste elétrico dos fachos dos faróis, além dos indispensáveis faróis e luz traseira de neblina — ou para uso sob fumaça, algo relativamente comum nas estradas brasileiras. O espaço atrás é muito bom e o porta-malas é excepcional com seus 610 litros.
Como anda
Os dados oficiais indicam 0-100 km/h em 12,2 segundos e velocidade máxima de 186 km/h, resultado do motor de 160 cv a 6.000 rpm e 20,4 m·kgf a 3.500 rpm, mas para empurrar os 1.505 kg não é tarefa fácil. Apesar da elasticidade proporcionada pelo comando de admissão variável em fase, as retomadas na mesma marcha são algo penosas. Nada que não impeça sua utilização normal, apenas exige mais atenção nas baixas rotações requerendo uso do câmbio (o que num automático seria mascarado).
O comportamento em curva é excelente dada as boas características da suspensão e dos pneus escolhidos, 225/60R17. O rodar tem viés para duro, mas, como conversamos com o pessoal técnico no lançamento, basta reduzir um pouco a carga dos amortecedores na compressão que isso se resolve.
A assistência elétrica da direção é indexada à velocidade em dois degraus, até 80 km/h e acima. Em velocidade é perfeita, tem a carga que se espera, mas no degrau inferior é mais leve do que o necessário. Uma pequena recalibração corrigirá o efeito.
O câmbio tem v/a000 em quinta de 35,8 km/h, o que dá 3.350 rpm a 120 km/h que, se por esse lado é bom, por outro significa longo demais tanto para retomadas nessa marcha quanto para velocidade máxima. Nesta o motor está a 5.200 rpm, 800 rpm abaixo do pico de potência, que é 6.000 rpm. Seria o caso de a JAC pensar num seis-marchas. E outro detalhe que precisa ser revisto é o corte de rotação, exatamente quando o motor está entregando a potência máxima. Mas não há nada a fazer no comando de câmbio: é “Wolfsburg”, perfeito. A carga do pedal de embreagem é das mais baixas.
A JAC não informou consumo, mas na rodovia dos Bandeirantes o computador de bordo indicou 9 km/l, com álcool, rodando a 100 km/h. Está dentro da média.
Mas o melhor do teste proporcionado foi o roteiro escolhido pela JAC: a “nossa” (que pretensão…) Estrada dos Romeiros. Só não passou pelo Vickers Viscount em seu repouso eterno em Araçariguama…
BS
Fotos: autor, exceto no sentado no banco traseiro, que é de Caio Moraes
FICHA TÉCNICA JAC T6 | |
MOTOR | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador da fase na admissão, 16V, flex |
Diâmetro x curso | 85 x 88 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência | 155 cv (G), 160 cv (A); a 6.000 rpm |
Torque | 20 m·kgf (G), 20,4 m·kgf (A); a 3.500 rpm |
Corte de rotação | 6.000 rpm (sujo) |
Taxa de compressão | 10:1 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo manual de cinco marchas, tração dianteira |
Relações das marchas | 1ª 3,615:1; 2ª 2,053:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,031:1; 5ª 0,837:1; Ré 3.250:1 |
Relação do diferencial | 4,294:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, em subchassi |
Traseira | Independente, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tpo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | 11 metros |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado |
Traseiros | A disco |
Controle | ABS e EBD |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5Jx17 |
Pneus | 225/60R17 (estepe temporário T155/90R16M) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,45 m² (calculada) |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.475 mm |
Largura | 1.840 mm |
Altura | 1.670 mm |
Distância entre eixos | 2.645 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.590/1.590 mm |
Balanço dianeiro/traseiro | 925/905 mm |
Distância mínima do solo | 150 mm com carga máxima |
Ângulo de entrada | 26° |
Ângulo de saída | 22° |
PESO | |
Em ordem de marcha | 1.505 kg |
Carga útil | 375 kg |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 186 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 12,2 s |
CAPACIDADES | |
Tanque de combustível | 60 litros |
Porta-malas | 610 litros |
CALCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª | 35,8 km/h |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 3.350 rpm |
Rotação à vel. máx. em 5ª | 5.200 rpm |
EQUIPAMENTOS JAC T6 | |
Acendedor de cigarros | S |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiroa e traseiros | S |
Acionamento uma-varrida do limpador da pára-brisa | S |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | S |
Alarme antifurto | S |
Alças de teto (4) | S |
Antena de rádio impressa no pára-brisa | S |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | S |
Banco traseiro rebatível | S |
Barras de teto longitudinais | O |
Cãmera de ré | O |
Cintos de 3 pontos retráteis p/ os passageiros do banco traseiro | S |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | S |
Computador de bordo | S |
Desembaçador traseiro | S |
Espelho retrovisor interno prismático | S |
Faróis de neblina | S |
Iluminação do porta-malas | S |
Indicador da marcha em uso e de sugestão de troca subir/descer | S |
Lavador e limpador traseiro, com temprizador | S |
Luz traseira de neblina | S |
Luzes de leitura dianteiras | S |
Luzes de segurança nas portas | S |
Pára-sóis com espelho e iluminação | S |
Pisca-3 | S |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | S |
Protetor de cárter | O |
Rebatimento elétrico dos espelhos externos | O |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | S |
Repettidoras das setas nos espelhos | S |
Sensor de estacionamento traseiro | S |
Sistema multmídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link em tela tátil de 7 pol. | O |
Terceira luz de freio | S |
Tomada 12 V | S |
Travas elétricas com conrole remoto, travamento a 15 km/h | S |
Volante com comandos multifunção | S |
Volante revestido em couro | S |
S – de série O – opcional |