Uma saída de pista nos treinos e um ataque genérico na corrida não atrapalharam o fim de semana de Lewis Hamilton, que conseguiu sua quarta vitória na temporada. Vettel e Massa brilharam ao alinhar no fundo do grid e terminar em quinto e sexto lugares, respectivamente. Na F-E, Nélson Piquet Jr. e Lucas Di Grassi fizeram dobradinha em Moscou, cuja temporada termina com rodada dupla, em Londres.
Sol e chuva na ilha de Quebec
A chuva que marcou parte dos treinos para o GP do Canadá ameaçou diluir o favoritismo da equipe Mercedes, mas, terminado o fim de semana a equipe alemã pode comemorar a quarta dobradinha da temporada em um pódio que, apesar disso, teve novidade. Este detalhe ficou por conta de Valteri Bottas, o finlandês cada vez mais valorizado no mercado de pilotos, onde conquista pacientemente seu visto para emigrar aos Estados Unidos de Maranello. A turma de Baden-Württemberg andou lá tomando seus sustinhos: Lewis Hamilton bateu durante um treino livre sob chuva e Nico Rosberg resmungou ao final da Q3 que sua classificação “foi um lixo”. No domingo, porém, tudo voltou ao normal e o alemão não demonstrou mais que um leve ímpeto para tentar a liderança, onde o inglês seguiu supremo.
Já nos boxes ao lado e um pouco mais para baixo, a tranqüilidade e a calma saíram de mãos dadas para um passeio de domingo no parque. Além de ser o primeiro intruso em um reino nesta temporada exclusivo de Mercedes e Ferrari, Valtteri Bottas pôs carvão na churrasqueira com uma involuntária ajuda de seu conterrâneo Kimi Räikkönen: na busca pelo terceiro lugar o Iceman rodou na curva mais fechada do traçado e acabou escutando da direção da Ferrari poucas e nada boas.
O erro repercutiu ainda mais: Sergio Marcchione, atual chefe e homem forte da Fiat Chrysler Automobiles (FCA, fabricante dos veículos Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep, RAM, Alfa Romeo… e Ferrari) estava presente em Montreal e não gostou de ver um possível terceiro lugar escapar quando Räikkönen deixou a aceleração passar do ponto, ainda mais que Sebastian Vettel mostrou que tem a mão para fazer limonada de um limão. O tedesco largou no chamado pelotão do SUS e terminou em quinto. Na hora dos 10% da conta desse almoço fico claro que está cada vez mais próximo o dia que os finlandeses terão um novo representante na comuna de Modena.
Tal qual Vettel, Felipe Massa também amargou um problema de motor na prova de classificação, algo grave o suficiente para sequer permitir que ele chegasse à Q2, onde são definidas as 15 primeiras posições de largada. Com uma atuação superior à sua média, Massa mostrou um espírito combativo, aguerrido e praticamente impecável para o que possa ter sido sua melhor apresentação da temporada.
No paddock, indiferente a tudo isso, as equipes praticamente afastaram a possibilidade de que as paradas para reabastecimento voltem a fazer parte das corridas de F-1 e, não muito tempo depois disso, levaram bronca de Bernie Ecclestone. Para o octogenário mandatário as equipes se reúnem para discutir muito e resolver pouco ou nada, e por isso deveria ser extinto o grupo estratégico supostamente criado para definir novas regras e caminhos.
Como que a comprovar tal raciocínio, a Ferrari, ainda longe de oferecer resistência à Mercedes, muito menos disputar vitórias, já expressou que o reabastecimento seria inútil, e Helmut Marko, em nova demonstração de visão de desconjunto, acusou o domínio da Mercedes pelas fracas vendas de ingressos para o GP da Áustria, próxima etapa do Mundial de F-1.
Cenário nada mau para uma categoria que vive uma crise econômica de grandes proporções, envereda por regulamentos cada vez mais restritivos e produz espetáculos mais e mais distantes de um público que pouco se renova por causa das dificuldades em acompanhar mais de perto o que já foi considerado a maior atração do esporte automobilístico. Cerise (glaçage, peut être…) sur le gateau, a Renault continua em cima do muro que divide o presente do seu futuro na categoria: não sabe se continua fornecendo motores, compra uma equipe ou dá adeus e vai embora.
Veja o resultado completo do GP do Canadá.
Piquet Jr vence na F-E e estréia na Indy Lights
Com a vitória no E-Prix de Moscou, sábado passado (6), Nélson Piquet Jr. ampliou sua liderança no campeonato mundial da categoria, que termina no final do mês com uma rodada dupla em Londres. Sébastien Buemi terminou a prova em segundo, mas foi penalizado e caiu para nono, o que permitiu a Lucas Di Grassi se manter mais próximo do rival compatriota. Caso um deles conquiste o título, será a primeira conquista brasileira de um título da FIA desde que a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin venceu a Copa do Mundo de Rally Cross Country, em 2012.
No próximo fim de semana Piquet Jr. estréia na categoria Indy Lights ao substituir Max Chilton.
Resultados de Moscou:
1) Nelson Piquet Jr; 2) Lucas di Grassi; 3) Nick Heidfeld; 4) Jean-Eric Vergne; 5) Daniel Abt. Campeonato:?1) Piquet Jr, 128 pontos; 2) Di Grassi, 111; 3) Buemi, 105; 4) Prost, 82; 5) D’ Ambrosio, 77.
Calendário elétrico
México deve entrar na temporada 2015/16, Brasil pode ser incluído
A primeira temporada da F-E, a categoria dedicada a carros elétricos, ainda tem uma rodada dupla pela frente e o calendário da safra 2015/2016 já está prestes a ser anunciado. A maior novidade é o aumento de 12 para 14 etapas, talvez 15, sendo que México e um país árabe são os candidatos mais fortes para preencher essas datas. Paris também tem chances, mas a negociação ainda não está nos finalmentes. O Brasil corre por fora e tenta recuperar a data que já foi dada ao Rio de Janeiro e cancelada posteriormente. Florianópolis e Salvador seriam as cidades que negociam com o espanhol Alejandro Agag, o bam-bam-bam da novidade. No lado técnico, serão permitidas alterações no desenvolvimento do trem de força, sendo que para a saison 2016/2017 as mudanças seriam as baterias com mais quilowatts·hora de capacidade para aumentar a autonomia dos carros.
Átila e Valdeno conquistam pódio em Zolder
A dupla formada por Átila Abreu e Valdeno Brito conquistou o terceiro lugar na corrida principal da etapa de Zolder (Bélgica), válida pelo Blancpain Sprint Series. Os dois dividiram o BMW Z4 da equipe BMW Team Brasil, mantida pelo empresário Antônio Hermann e chefiada por Washington Bezerra. Seus companheiros Cacá Bueno e Sérgio Jimenez terminaram em quarto lugar. Três marcas ocuparam as três primeiras posições: a Audi venceu com os belgas Robin Frijns e Launers Vanthoor e a Bentley ficou em segundo com o francês Vincent Abril e o alemão Maximilian Buhk. Além do pódio. o BMW Team Brasil também se destacou no Pit Stop Challenge, onde os mecânicos fizeram o a parada no boxe mais eficiente da prova. Com o terceiro lugar, Abreu e Brito ocupam o segundo lugar na classificação da classe Sprint Series, com 41 pontos, contra 68 dos líderes Frijns e Vanthoor e 34 de Stephane Richelmi e Stephane Ortelli (Audi).
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WG