• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

UM SÉRIO CASO DE AMOR

identicon por Wagner Gonzalez
05/11/2015
em Análises, Outros
Família que restaura unida, permance unida... (foto arquivo Rod Tempero)

Família que restaura unida, permance unida... (foto arquivo Rod Tempero)

Família que restaura unida, permance unida... (foto arquivo Rod Tempero)
Linhagem de restauradores: Alan (E), Rod e Errol Tempero… (foto arquivo Rod Tempero)

Galinhas ciscando aqui e patos ali, um galo que canta fora de hora, vacas pastando no jardim e, como ponto de referência de tamanha cena bucólica, um galpão repleto de brinquedos de gente grande. Ali dentro um neozelandês usa fresas e martelos para materializar o amor herdado do avô.

 

A réplica da Ferrari 330 P4 (foto arquivo Rod Tempero)
Habitantes locais pastam indiferentes à réplica do 330 P4 (foto arquivo Rod Tempero)

Agora imagine tudo isso numa cidadezinha bem longe, com pouco mais de 13 mil habitantes e que hoje tenta capitalizar em cima de uma urbanização consolidada no período 1880/1980. Esse lugar existe e tem dono: Maru.

 

O glorioso período entre 1880 e1980 começa a reviver a economia de Oamaru (foto stuff.co.nz)
O glorioso período entre 1880 e 1980 começa a reviver a economia de Oamaru (foto stuff.co.nz)

Na verdade falo de Oamaru — palavra da cultura maori que significa Lugar de Maru — que fica na costa sudeste da Nova Zelândia, terra que faz autoentusiastas lembrar de nomes como Bruce McLaren, Dennis Hulme e Chris Amon. É lá que um imigrante de origem supostamente italiana e que atende pelo nome de Rod honra a terceira geração da famiglia Tempero ao materializar sua arte restauração e construção de clássicos como Ferrari 330 P4, Jaguar D Type ou Maserati 250F.

 

Um dos projetos atuais é a construçnao desta réplica da Maserati 250F (foto arquivo Rod Tempero)
Um projeto atual é a construção desta réplica do Maserati 250F  de F-1 (foto arquivo Rod Tempero)

Rod representa a terceira geração dos Tempero no negócio de restauração de clássicos e construção de réplicas de alta qualidade: história iniciada pelo avô Alan, em 1946. Em 1979 foi a vez de Errol iniciar o filho no negócio que mais tarde seria vendido para terceiros. Não demorou muito e Rod decidiu continuar a tradição por conta própria e se consolidar no mercado.

 

A “linha de produção” vai do interior da oficina ao gramado… (foto arquivo Rod Tempero)

“Atualmente produzimos cerca de dois carros por ano, mas esse prazo varia de acordo com o projeto, assim como o preço. Um esportivo sem capota dos anos 1950, por exemplo, sai mais barato que um carro de corrida dos anos 1960.”

 

Projeto em andamento: Jaguar D-Type (foto arquivo Rod Tempero)
Projeto em andamento: Jaguar D-Type (foto arquivo Rod Tempero)

Entre as peças mais caras estão os motores e as caixas de câmbio e para conseguir itens fundamentais há soluções diversas. Segundo Rod, as três possibilidades mais comuns são comprar um carro da marca, as peças separadas ou aproveitar o que o cliente já possui.

 

Carros restaurados e, ao fundo, o company car" (foto arquivo Rod Tempero)
Carros restaurados e, ao fundo, o “company car” (foto arquivo Rod Tempero)

Uma empresa local, a Giltech, produz alguns itens como cabeçotes, coletores de admissão, cárteres e rodas. Projetos atuais incluem a construção de um Maserati 250F de F-1 e um Jaguar D-Type. Entre os carros já entregues destacam-se um Ferrari 330 P-4 e o 250 GTO, modelo que  você pode ver neste vídeo.

 

No Brasil

O país vive um momento interessante no mercado de restaurações: temos bons profissionais e a procura por aperfeiçoamento dos consolidados e formação de novos artesãos é grande. Recentemente a atividade ganhou uma nova tribo, dedicada aos karts clássicos. Embora existam restauradores espalhados por diferentes Estados, São Paulo é talvez o pólo mais importante dessa atividade que envolve customização, fabricação e restauração de automóveis nacionais e importados.

 

Alexandre Salzano (E) e Toni BIanco (foto arquivo Studio Salzano)
Alexandre Salzano (esq) e Toni BIanco (foto arquivo Studio Salzano)

Decano dessa arte, o italiano Toni Bianco é o nome mais importante desta mistura de entusiasmo, paixão e habilidade para dar a forma correta a um sonho ou a um renascimento. Alexandre Salzano é um dos discípulos de Bianco e, detalhe importante, dedica-se não apenas a recuperar carros em estado de decomposição, como a aperfeiçoar seu conhecimento e difundir a sua arte. Iniciado no assunto em 1978 como auxiliar de mecânica, atualmente Salzano exibe com orgulho passagens pela Contour Autocraft Academy, escola inglesa que foca na restauração mecânica e de arquitetura. A decisão o ajudou a trabalhar muito além do mercado de carrocerias em plástico reforçado com  fibra de vidro.

“Apesar de toda a experiência acumulada, incluindo a fabricação artesanal de itens de carroceria, percebi que, no exterior, mais especificamente na Europa, as técnicas de restauração eram muito mais avançadas. Em 2004, viajei à Inglaterra e lá aprendi como restaurar tais veículos, conhecimento que pretendo difundir no Brasil

Figura conhecida em autódromos e eventos, o engenheiro Ricardo Oppi admite que sua paixão pela restauração de antigos deve muito ao que aprendeu em seus tempos de preparador.

“A melhor escola que tive foram as pistas. Se não tem peça, vamos criar.”

 

Ricardo Oppi e o Aruanda, carro urbano projetado em 1965 (foto arquivo pessoal)
Ricardo Oppi e o Aruanda, carro urbano projetado em 1965 (foto arquivo pessoal)

Professor universitário com alunos espalhados por quatro faculdades de engenharia, Oppi dedicou boa parte de sua história para preparar carros de fórmula e hoje, a exemplo de Salzano, também ministra cursos e atua junto ao Clube do Carro Antigo. Entre seus trabalhos mais importantes destacam-se a recuperação do Fiat/NSU 1200 com carroceria Pininfarina e a restauração do Aruanda, projeto de carro urbano de Ari Antônio da Rocha premiado na Itália que este ano completa 50 anos.

 

A RE é focada em carros ingleses, como este belo Jaguar E-Type (foto R E Restaurações)
A RE é focada em carros ingleses, como este belo Jaguar E-Type (foto R E Restaurações)

Os amigos Richard Flynn e Eduardo Lambiasi formam uma dupla de perfil baixo e alta reputação, conseqüência da dedicação e qualidade do seu trabalho que é  focado em carros ingleses. Os dois tocam a RE Restaurações, que há vários anos funciona em galpões no bairro da Lapa, e sempre perto de onde funciona o MG Club do Brasil.

 

Fernando Batistinha se destaca na restauração de clássicos americanos (foto Batatinha)
Fernando Batistinha se destaca na restauração de clássicos americanos (foto Batatinha)

Para quem curte automóveis clássicos e não abre mão de uma mecânica mais apurada o contato mais indicado é o de Fernando Batista, da Batistinha Garage. Segunda geração da família a se envolver no negócio, Batistinha herdou a paixão pelo pai e pode ser encontrado na sua oficina no bairro da Barra Funda ou nas competições de Força Livre ou track days. Além do trabalho de restauração e customização, ele também comercializa uma linha de equipamentos esportivos.

 

Kart Mini de Maneco Combacau restaurado por Marcelo Afornali (foto Afornali)
Kart Mini de Maneco Combacau restaurado por Marcelo Afornali (foto Afornali)

Quem é fanático pelo kart também pode encontrar um novo caminho com a recente onda de restauração de karts clássicos. Além de associações e grupos voltados a essa vertente, dois nomes se destacam no trabalho de recuperar a memória do setor: Jayme Barbarisi, em São Paulo (SP) e Marcelo Afornali, em Morretes (PR).

 

Serviço:

Alexandre Salzano
Studio Salzano Funilaria Artesanal e Cursos
Rua Pedro de Godoi 137, S.Paulo (SP)
(11) 2341-6255
[email protected]

Ricardo Oppi
(11) 5011.9111
[email protected]
www.clubedocarroantigo.com.br

R&E Restaurações
Rua Dom João V, 435,  São Paulo – SP
(11) 3676-1425
[email protected]

Batistinha Garage
Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 304,  São Paulo- SP
(11) 3392-2233/3392-4648
www.batistinha.com.br

Marcelo Afornali
(41) 3532-7852
www.museudokart.com.br

 

WG





Tags: AfornaliantigosBarbarisiBatistinhaBiancoClássicosKart VintageNova ZelândiaOamaruOppiRestauraçãoRod TemperoSalzano
Anterior

Acidente? Só com os outros

Próximo

UM QUADRO VALE POR MIL PALAVRAS, UM VÍDEO VALE POR MIL QUADROS: A IDIOTICE EXPLÍCITA DO PREFEITO FERNANDO HADDAD

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

UM QUADRO VALE POR MIL PALAVRAS, UM VÍDEO VALE POR MIL QUADROS: A IDIOTICE EXPLÍCITA DO PREFEITO FERNANDO HADDAD

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In