Da Automotive News:
A divisão de motores da General Motors americana será a fornecedora do motor do sucessor do Humvee do Exército dos EUA, uma operação que deverá resultar na entrega de até 55.000 motores V-8 diesel.
O novo Veículo Tático Leve Conjunto (JLTV, a abreviação em inglês) será produzido pela Oshkosh Defence LLC, do estado de de Wisconsin e será dotado de uma versão de especificação militar do Duramax V-8 turbodiesel utilizado nas picapes de porte grande da GM. Terá câmbio automático da Allison Transmission LLC, fabricante que já pertenceu à GM.
Jennifer Christiansen, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Oskosh, disse que a empresa avaliou diversos motores antes de se decidir pelo Duramax V-8. O motor de 6,6 litros, desenvolvido e fabricado em conjunto com a Isuzu, vem sendo o cavalo de batalha da GM desde 2001, sendo o motor da maioria das versões de trabalho pesado das picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra. A versão civil desenvolve potência 402 cv e torque 105,8 m·kgf
Nenhum porta-voz da GM foi encontrado para comentar o assunto.
A GM aplicou melhorias ao motor várias vezes desde 2001, mas a configuração biturbo de duplo comando e 32 válvulas nunca foi alterada. Já foram produzidos mais de 1,5 milhão desses motores.
O Humvee que está sendo substituído tem motor GM diesel dos anos 1980.
A Oshkosh não informa nenhum especificação da versão militar do motor Duramax, mas disse que consumirá menos combustível tanto em marcha-lenta quanto em condução normal.
O contrato é para 17.000 unidades do utilitário militar, mas poderia subir para 35.000 ao custo de US$ 50 bilhões, segundo noticiou o jornal Washington Post. O JLTV será utilizado pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais.
A GM produzirá o motor Duramax na sua fábrica em Moraine, Ohio, e o veículo será fabricado em Oshkosh, Wisconsin.
A Oshkosh venceu a Lockheed Martin e a AM General na concorrência realizada.
Ae/BS